Autodeclaração de atividade rural, como preencher?

Escrito na categoria "Direitos no emprego" por André M. Coelho.

Se você quer ser um trabalhador rural, será contratado para trabalhar na agricultura, incluindo a colheita. Você manterá plantações como vegetais, grãos, frutas, oleaginosas, ou cuidará do gado e trabalhará sob a supervisão de um gerente e receberá treinamento no local de trabalho. Você pode trabalhar em fazendas de todos os tamanhos, desde pequenas propriedades familiares até grandes operações agrícolas industriais.

Você será responsável por manter dutos e bombas de valas, dirigir e monitorar as atividades das equipes de trabalho, operar e fazer a manutenção de máquinas agrícolas, pulverizar fertilizantes ou soluções de pesticidas para controlar pragas ambientais, alimentar o gado e limpar e desinfetar os pátios. Você precisa ser estável, persistente, genuíno, prático e econômico. Você precisa gostar de tarefas físicas, atléticas ou mecânicas. Você também deve ser comunicativo e capaz de seguir ordens.

Para garantir seus direitos como trabalhador rural, é preciso também lidar com algumas questões burocráticas, como a declaração de trabalhador rural. Mas o que é?

O que é a autodeclaração de atividade rural?

É um formulário que simplifica as questões de comprovação da execução da atividade rural no Brasil. Isto acabou com a dependência dos sindicatos para a assinatura da comprovação e substitui a justificação administrativa. Ela deve ser corretamente preenchida para que facilite o trabalho do técnico do INSS para garantir que o trabalhador rural tenha os benefícios do INSS garantidos.

Como preencher a autodeclaração do segurado especial rural?

Acesse primeiro o site do governo que tem o formulário para preenchimento. Baixe e preencha os dados pelo computador e imprima apenas para assinar. Tenha em mãos, as seguintes informações:

Trabalhadores rurais e autodeclaração

O trabalhador rural precisa fazer a autodeclaração para garantir seus direitos. (Imagem: iStock)

Cuidados ao preencher a declaração de atividade rural

Cada período de atividade rural deve ser colocado de acordo com cada contrato. Não deve ser colocado em um período só.

Quando o trabalhador rural estiver em regime de economia familiar, é preciso se basear no registro do imóvel para diferenciar os componentes e titulares. O componente é quando a pessoa não tem o nome na propriedade.

Em caso de cessão de terra, só pode ser cedido até 50% da área para exploração de terceiro.

Dados da terra e da atividade rural são interligadas e precisam ser preenchidos, ou o INSS vai requerer.

No caso de contratação de empregado ou prestador de serviços por até 120 dias, o segurado não deixa sua condição especial.

Onde entregar a declaração de atividade rural?

A declaração de atividade rural pode ser feita em qualquer agência da Previdência Social. Verifique no site da Previdência a mais próxima de sua residência ou ligue para o número 135 para saber onde você pode entregar sua autodeclaração.

O que um trabalhador rural faz?

Existem certas habilidades que muitos trabalhadores agrícolas possuem para cumprir suas responsabilidades. Analisando os currículos, fomos capazes de restringir as habilidades mais comuns de uma pessoa nesta posição. Descobrimos que muitos currículos listavam destreza, habilidade de escuta e força física. É necessário também saber usar pelo menos os equipamentos básicos para a atividade desejada.

Como se tornar um trabalhador rural?

Se você está interessado em se tornar um trabalhador rural, uma das primeiras coisas a considerar é o quanto você precisa de educação. E hoje, o trabalho rural não é mais como antes, onde a qualificação era baixa. Hoje os técnicos e universitários são cada vez mais requisitados no ambiente profissional.

Escolher o curso certo é sempre um passo importante ao pesquisar como se tornar um trabalhador rural. Quando pesquisamos os cursos mais comuns para um trabalhador rural, descobrimos que eles geralmente obtêm diplomas de segundo grau ou bacharelado. Outros diplomas que vemos frequentemente nos currículos dos trabalhadores agrícolas incluem graus de associado ou diplomas.

Você pode descobrir que a experiência em outros empregos o ajudará a se tornar um trabalhador rural. Na verdade, muitos empregos de trabalhador rural exigem experiência em uma função como caixa. Enquanto isso, muitos trabalhadores agrícolas também têm experiência anterior de carreira em funções como associado de vendas ou estágio.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário