O que é unidade orgânica no cadastro do INSS?

Escrito na categoria "Direitos no emprego" por André M. Coelho.

A Previdência Social  ou INSS – Instituto Nacional do Seguro Social é responsável pela arrecadação das contribuições para a manutenção do regime da Previdência Social brasileira: pagamento de aposentadorias, pensões por morte, doença, invalidez, auxílio, outros benefícios previstos em lei. Tanto os empregadores como os empregados pagam contribuições para a segurança social. Essas contribuições são usadas para financiar as pensões do governo pagas a cidadãos aposentados. Indivíduos que recebem remuneração de fonte brasileira estão sujeitos ao imposto de seguridade social, que é retido pelo empregador ou pela fonte de renda. E é importante entender algumas informações, como a unidade orgânica do INSS, para quando for necessário acionar algum serviço da Previdência Social.

Qual a taxa de contribuição para o INSS?

As taxas de contribuição variam de 8% a 11%, dependendo do valor da compensação. Há um teto de contribuição individual, que representa 11% incidente sobre a receita máxima de contribuição.

A contribuição patronal geralmente varia de 26,8 por cento a 28,8 por cento (20 por cento são alocados ao Instituto Nacional do Seguro Social, ou INSS, e até 8,8 por cento para outros impostos da previdência social), dependendo do tipo de atividade, calculada na mensalidade de cada empregado salário. Não há limite para a contribuição do empregador.

Unidade orgânica do INSS

A Unidade Orgânica do INSS é um termo diferente que precisa ser conhecido para alguns processos do INSS. (Imagem: Previdência Social)

O que é unidade orgânica no cadastro do INSS?

Unidade orgânica significa departamento ou repartição administrativa de uma organização. É como uma parte ou um braço do INSS ou da Previdência Social, sendo elas integradas mas não completamente independentes.

No caso do INSS e da Previdência Social, Unidade Orgânica é a agência do INSS/Previdência onde você recebe atendimento. Simples, não é?

Como saber ou consultar minha unidade orgânica do INSS?

Cada unidade orgânica tem um número de identificação, usado para cadastros, serviços, e mais. Para a Unidade Orgânica do INSS é cadastrada com um diferente conjunto de 8 números, que é o CEP da unidade. Para obter o código postal da agência onde você é atendido, vá até o site do Meu INSS e siga os passos abaixo:

Passo 1: CEP ou endereço

Digite o seu CEP ou seu endereço completo. Assim que digitar, clique em “pesquisar”

Passo 2: dados da agência

Você será encaminhado para uma tela com o nome da agência de atendimento, o código da APS, endereço, o titular, o horário de atendimento e a gerência de vinculação.

Com estes dados, você pode então visitar uma unidade da Previdência Social ou agendar seus atendimentos.

Informações gerais sobre o INSS

O INSS é um benefício que todo o trabalhador tem direito. Para que um contrato de trabalho seja válido e as devidas partes recebam os benefícios, são necessárias as seguintes condições:

Registro no INSS

Constituição do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS – Fundo de Previdência)

Lançamento no Relatório Social Anual (RAIS)

O período de experiênca é de 90 dias. O empregado deve possuir livro de registro pessoal (Carteira de Trabalho, ou CTPS), contendo a relação detalhada de experiência anterior de trabalho e informações previdenciárias. Este documento rastreia toda a carreira do empregado (relação de empregadores, cargos ocupados, datas de contratação e quebra de contrato, remuneração, etc.).

Esperamos não ter deixado quaisquer dúvidas sobre a Unidade orgânica do INSS. Caso ainda tenha alguma pergunta, deixe nos comentários e iremos responder. Sua participação é muito importante para nós!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário