Agronomia, quantos anos demora? Como é o curso?

Em Direitos no emprego por André M. Coelho

Um engenheiro agrônomo trabalha no campo da agricultura e atua como intermediário entre agricultores e pesquisadores de culturas.

Os agrônomos têm uma ampla gama de trabalhos, mas seu papel é melhor resumido como “médico de plantão”. Eles estão preocupados com a saúde e o bem-estar das culturas usadas para produção de alimentos, combustível e recuperação de terras.

Isso é feito revisando a pesquisa e usando esse conhecimento para ajudar a recomendar soluções aos agricultores. Sugestões são feitas ao agricultor em relação a novos desenvolvimentos científicos, a fim de ajudar na operação de cultivo.

Leia também

O que faz um engenheiro agrônomo?

Os engenheiros agrônomos conduzem experimentos para desenvolver os melhores métodos para aumentar a qualidade e a produção das culturas. Com base em suas experiências, os agrônomos trabalham com os agricultores para ajudá-los a cultivar as melhores colheitas possíveis, como milho, algodão, soja e trigo. Eles têm um amplo conhecimento de química, biologia, economia, ciências da terra, ecologia e genética.

Um engenheiro agrônomo passa um tempo no laboratório examinando os dados das colheitas que foram coletados para descobrir como melhorar a próxima geração. Eles precisam pensar criticamente e resolver problemas relacionados ao plantio, colheita e cultivo de culturas.

Eles também desenvolvem métodos para proteger as plantações de ervas daninhas, pragas e climas severos. Se houver um problema com uma colheita, um engenheiro agrônomo passará várias horas examinando a colheita, procurando sinais de se há um sinal de doença, um problema com insetos, um problema de ervas daninhas ou mesmo um problema com o solo. O engenheiro agrônomo comparará e pesquisará revistas científicas e livros de referência, além de conversar com seus colegas, a fim de identificar a causa e encontrar uma solução para o agricultor.

Depois de redigirem suas pesquisas, um engenheiro agrônomo fará apresentações e discursos sobre suas descobertas e apresentará suas idéias aos agricultores que podem usar as informações para suas próprias colheitas. Um engenheiro agrônomo também passa muito tempo viajando e se encontrando com agricultores, trabalhando com eles para melhorar a eficiência da colheita e analisando quaisquer problemas que o agricultor possa estar enfrentando.

Trabalho na agronomia

Um agrônomo trabalhará em fazendas e ajudará na produção de alimentos para a população. (Foto: AGDAILY)

Áreas de atuação do agrônomo

Há uma variedade de papéis nos quais um engenheiro agrônomo pode se especializar:

Pesquisa

A pesquisa em agronomia inclui produtividade das culturas, engenharia genética e práticas de conservação. Os agrônomos de pesquisa geralmente trabalham em laboratórios, mas também realizam grandes quantidades de trabalho de campo. Quase todos os agrônomos de pesquisa têm mestrado ou doutorado em agronomia ou áreas afins.

Produção e Manejo de Culturas

Esses tipos de engenheiros agrônomos costumam trabalhar com culturas de campo. Eles gerenciam o plantio e a colheita e implementam práticas agrícolas mais eficientes. Esse papel também pode incluir o gerenciamento de áreas de lazer, como campos de golfe e campos esportivos. Esse trabalho geralmente envolve muito tempo trabalhando ao ar livre.

Desenvolvimento sustentável

Os engenheiros agrônomos neste campo trabalham com todos os tipos de projetos agrícolas, variando de grandes fazendas de alta tecnologia a fazendas individuais menores em países em desenvolvimento. Qualquer que seja o tamanho, esse tipo de engenheiro agrônomo está preocupado em ajudar os agricultores a desenvolver e implementar práticas que garantam que as operações continuem economicamente e ambientalmente viáveis ​​para o futuro.

Conservação de Solo e Água

Os engenheiros agrônomos envolvidos neste campo geralmente são cientistas e engenheiros. Eles podem implementar práticas para melhorar a qualidade da água, gerenciar o escoamento superficial e controlar a erosão. Dependendo do trabalho, os agrônomos da conservação podem passar o tempo ao ar livre, em um escritório ou em ambos.

O curso de agronomia é para mim?

Os agrônomos têm personalidades distintas. Eles tendem a ser indivíduos empreendedores, o que significa que são aventureiros, ambiciosos, assertivos, extrovertidos, enérgicos, entusiasmados, confiantes e otimistas. Eles são dominantes, persuasivos e motivacionais. Alguns deles também são investigativos, o que significa que são intelectuais, introspectivos e inquisitivos.

Como é o local de trabalho de um engenheiro agrônomo?

Dependendo do tipo de trabalho em que um engenheiro agrônomo é especializado, grande parte de seu trabalho é pesquisada em um laboratório ou no campo, verificando as colheitas e trabalhando com os agricultores.

O trabalho de campo é mais proeminente nos meses de primavera e verão, enquanto os meses de inverno envolvem muito mais trabalho de laboratório e desenvolvimento de negócios.

Como se tornar um Engenheiro Agrônomo?

Os alunos do ensino médio interessados ​​em uma carreira em agronomia podem começar focando em aulas de matemática, geografia e biologia. Podem também buscar cursos técnicos em agronomia. Na faculdade ou universidade, os estudantes podem se formar em agricultura e procurar cursos em agronomia.

Estágios em agronomia estão disponíveis através de agências governamentais, empresas privadas e pesquisadores de funcionários de universidades que procuram assistentes. Esta é uma maneira valiosa para os alunos adquirirem experiência prática após a formatura.

É possível se tornar um engenheiro agrônomo com apenas um diploma de bacharel em ciências e aprender enquanto trabalha, embora muitas pessoas considerem um mestrado se planejam trabalhar em pesquisa.

Certificações de agronomia, tanto nacionais quanto internacionais, são também desejáveis.

Para obter a certificação profissional, geralmente é necessário atender aos requisitos educacionais e ter algum tempo de experiência como engenheiro agrônomo. Um engenheiro agrônomo certificado deve acompanhar os avanços no campo para manter sua certificação. Isso é feito participando e concluindo quaisquer novos cursos oferecidos.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e te ajudaremos sobre esta carreira!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário