Assiduidade no trabalho, o que é e como funciona?

Escrito na categoria "Comportamento profissional" por André M. Coelho.

A participação no local de trabalho, também chamado de assiduidade, está relacionado com as horas e dias que os funcionários aparecem para o trabalho e realmente executam suas tarefas. Para os empregadores, é importante saber se e quando seus funcionários estão aparecendo conforme programado. Mas o que é a assiduidade, afinal?

Assiduidade: o que significa?

Na sua forma mais conhecida no Brasil, é conhecida como um adicional dado aos trabalhadores por acordo coletivo de trabalho, por contrato, ou como adicional ao salário do funcionário por decisão do empregador. Mas há mais ao conceito da assiduidade do que este bônus financeiro é capaz de explicar.

Quando um empregador monitora a participação no local de trabalho, eles procuram ver se seus funcionários estão aparecendo a tempo e permanecendo por toda a sua mudança em seus dias agendados.

Para proteger contra ausências excessivas, os empregadores geralmente instituam as políticas de participação no local de trabalho, como os bônus de assiduidade. As políticas de participação definem claramente as expectativas em torno de presença. Eles também definem procedimentos para tirar licença (como doente ou dias de férias). Mais importante, essas políticas descrevem as ações disciplinares que seguirão uma violação da política.

Por exemplo, uma política de atendimento especificará que um funcionário deve estar presente e a tempo de trabalho para cada turno programado, a menos que tenham solicitado e recebido, por escrito, aprovação para o tempo desligado.

Além disso, a política poderia afirmar que qualquer funcionário, digamos, quatro ou mais ausências não justificadas nos riscos perdendo seu trabalho. Uma ausência de três dias sem notificar o empregador poderia ser considerado o abandono do trabalho, caso em que o empregado seria rescindido.

Prêmio por assiduidade pode ser retirado?

Como o prêmio por assiduidade não integra o salário, ele pode ser retirado. Note que em algumas situações, o empregador pode ser obrigado a pagar o prêmio por assiduidade, como questões de acordos trabalhistas, contratos, etc.

Agora que tiramos as principais dúvidas “legais” sobre a assiduidade, vamos mais à fundo para o conceito.

Definição da assiduidade no trabalho

A assiduidade no trabalho está relacionada à frequência com que a pessoa comparece e também ao cumprimento das tarefas determinadas para o funcionário. (Imagem: Open Access Government)

O que é assiduidade trabalhista?

A palavra “assiduidade” fez sua primeira aparição no século XVI. Descreve uma atitude de grande atenção, cuidado e esforço para o que se está fazendo.

Ao contrário das palavras como “diligência”, “concentração” ou “ambição”, inclui uma sensação de teimosia. Imagine um cachorro lutando para manter seu osso – ele é implacável. Ele simplesmente não desistirá.

A assiduidade está relacionada a decidir fazer o trabalho certo da maneira certa e depois se comprometer com isso até que esteja terminado. A assiduidade vem em dois sabores: há o tipo que faz você ver através do primeiro semestre quando já quer desistir após a primeira semana e o tipo que permite terminar cada livro, exercícios, aulas, tarefas, e projetos para terminar os projetos.

1. Macro-assiduidade

Paixão pelo seu trabalho não é uma rua de mão única. Qualquer trabalho se tornará mais divertido à medida que você fica melhor nisso. Sim, você pode ter que fazer uma grande mudança mais tarde, mas seja honesto consigo mesmo: até agora, você já tentou? Como, realmente tentou?

Os seres humanos são ruins em entender o conceito de tempo, mas somos ainda piores na estimação e gerenciamento, especialmente à medida que os números ficam maiores. Se você contar um milhão de segundos, você vai demorar 12 dias. Um bilhão é 1.000 vezes maior. Você sabe a diferença, certo?

Bem, se você virar o relógio um bilhão de segundos, você chegará em 30 anos. Da mesma forma, tendemos a superestimar o quanto podemos fazer em um ano, mas subestimar o quanto podemos retirar em dez. Como resultado de nossa visão curta, estamos superalimentando o presente roubando do futuro.

Não pare muito cedo. A macro-assiduidade te permite continuar ao longo do tempo tendo metas grandes e distantes em mente.

2. Micro-assiduidade

Tenha muita assiduidade. Essa palavra significa sentar a bunda na cadeira até terminar suas tarefas

Soa muito simples, não é? Você tem o trabalho. Você sabe o que fazer. Você se senta e faz o que tem que fazer. Mas você não apenas se senta até começar. Você também se senta até terminar.

Encontrar a capacidade de abraçar seu trabalho, não importa o quão difícil, como um desafio, em vez de uma ameaça, pode ser uma maneira de superar o desafio emocional de terminar o que começamos.

Ao lado de som, música e gerenciamento de seus gatilhos internos e externos, reformular problemas como projetos podem ajudá-lo a converter pelo menos um pouco do seu estresse em inspiração. Além disso, o mesmo pensamento de longo prazo que permitirá que você fique com um projeto de um ano também pode tomar a decisão de curto prazo para continuar trabalhando em uma tarefa extenuante mais fácil.

Na maior parte, nossas tarefas do dia-a-dia são bem definidas. Se você tiver um emprego, está conseguindo um diploma, ou terá freelancer por um tempo, é provável que sua lista de objetivos seja suficiente.

Para mais caminhos de carreira nebulosos e auto-orientados, uma boa regra é seguir o verbo que vai com o substantivo do que você gostaria de se ligar. Essa é a parte que não pode ser comprometida. Um escritor deve escrever. Um orador deve falar. Um corredor deve ser executado. E assim por diante.

Pontualidade e assiduidade: o que significam?

A vida não é uma linha reta. Às vezes, você tem que trabalhar até tarde para entregar em uma promessa que você fez a um cliente. Isto não quer dizer que você deve sacrificar sua saúde para o seu trabalho, mas se você está disposto a aparecer quando é mais necessário, especialmente se é desconfortável, você nunca será capaz de assumir a quantidade de responsabilidade Necessário para também obter os benefícios que vêm com ela: autodeterminação, vantagem financeira ilimitada e liberdade de tempo.

A pontualidade e a assiduidade trabalham lado a lado para poder te ajudar a executar suas tarefas. A pontualidade está em começar os trabalhos na hora certa, e executar elas dentro do prazo dado. A assiduidade está relacionada em fazer todas as tarefas necessárias, dentro do calendário e cronograma especificados dentro da questão de pontualidade.

Enquanto sua atitude para trabalhar afeta diretamente esses resultados tangíveis, também constrói um conjunto de benefícios fortes e indiretos ao longo do tempo. Sentar com suas tarefas até que elas sejam feitas vier com uma sensação de realização e confiança em sua capacidade de superar obstáculos.

Como você executa suas tarefas? Quais técnicas usa para executar as tarefas necessárias? Como faz para ser pontual e assíduo?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário