Síndrome de túnel do carpo aposenta?

Escrito na categoria "Aposentadoria e INSS" por André M. Coelho.

Se você sofre de síndrome do túnel do carpo e isso afeta significativamente sua capacidade de realizar suas tarefas diárias, bem como o impede de trabalhar, você pode se qualificar para receber benefícios por invalidez ou auxílio doença do INSS. Se você tiver túnel do carpo e precisa de auxílio, nosso artigo pode te encaminhar para as questões apropriadas.

Primeiro busque um advogado previdenciário

Uma das coisas que você pode fazer para aumentar suas chances de receber uma indenização é consultar um advogado especializado em reivindicações de invalidez da Previdência Social. Ele ou ela estará na melhor posição para ajudá-lo a obter os benefícios que você merece, inclusive recomendando os passos, exames, e necessidades para encontrar suas respostas.

O que é a síndrome do túnel do carpo?

A síndrome do túnel do carpo resulta de um inchaço que exerce forte pressão sobre um nervo do pulso. Seu nervo mediano, que fornece grande parte da sensação à mão, é afetado. Movimentos repetitivos da mão e do punho são as causas mais frequentes da síndrome do túnel do carpo, por isso é mais frequentemente considerada uma lesão por esforço repetitivo (LER).

Condições médicas como lúpus ou artrite também podem causar a síndrome do túnel do carpo. A dormência, formigamento, queimação, dor e fraqueza nas mãos podem afetar seriamente sua capacidade de funcionar.

Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo pode afetar sua atuação no trabalho. (Foto: Law Office of James Latimer)

Como a síndrome do túnel do carpo afeta sua capacidade de trabalho?

Devido à natureza da síndrome do túnel do carpo, você pode se sentir incapaz de agarrar, levantar ou carregar coisas, e sofrer tanta dor e mobilidade limitada que não pode realizar tarefas simples que normalmente não teria valor, como escovar o cabelo , assinando seu nome ou abrindo uma garrafa ou jarro. Fraqueza, dormência e formigamento na mão podem impedi-lo de realizar tarefas como arquivar documentos ou classificar registros.

Como a dor envolvida na síndrome do túnel do carpo é muito forte, pode ser necessário usar uma tala no pulso afetado. Mudanças ambientais, como mudanças em suas tarefas de trabalho, podem ser necessárias para ajudá-lo a recuperar o movimento do pulso e aliviar a dor.

Se você está sofrendo de um caso extremo da síndrome, pode ser necessário se submeter a uma cirurgia para cortar o ligamento e evitar que ele empurre o nervo e cause dor e desconforto.

Como o túnel do carpo cria limitações para trabalhos específicos?

A incapacidade de levantar, carregar, alcançar ou agarrar pode afetar sua capacidade de realizar o trabalho. Se você não pode tocar ou agarrar pequenas coisas, você não pode desempenhar as funções de inspetor de produtos, contador ou assistente administrativo. Sua incapacidade de levantar ou carregar coisas pode evitar que você seja empregado em um depósito, departamento de remessa, como motorista de entrega ou caixa.

Você também pode perceber que não é capaz de inserir dados, processamento de texto ou tarefas normais, como trabalhos em tecnologia da informação.

As dores no pulso e no braço podem impossibilitar a direção, portanto você não pode dirigir um caminhão trator, um bonde ou um ônibus de transporte público. Os problemas com os movimentos do pulso e das mãos podem impossibilitar o conserto, de modo que você pode se tornar incapaz de realizar as tarefas, como reparos mecânicos, em departamentos de manutenção e outros.

Síndrome de túnel do carpo aposenta?

Não são todos os casos de síndrome do túnel do carpo que resultam em aposentadoria por invalidez ou ao auxílio doença.

1. Aposentadoria por invalidez

Para uma aposentadoria por invalidez causada por síndrome do túnel do carpo, será necessária uma avaliação pela perícia médica do INSS. O profissional avaliará se a doença causa Incapacidade Laborativa. Este termo significa que o indivíduo não tem mais capacidade ou tem uma redução na capacidade de desempenhar as funções normais de trabalho, de sua ocupação profissional.

Não tem direito a esta aposentadoria quem já se filia à Previdência Social com a doença ou lesão que possa gerá-la.

2. Auxílio doença

Quando a síndrome do túnel do carpo está passando por tratamento ou quando o trabalhador está em uma crise que o incapacita temporariamente para o trabalho, ele poderá requerer um auxílio doença. Será necessária uma perícia médica, e este benefício será temporário, podendo ser prolongado pela perícia médica do INSS.

Como faço para solicitar aposentadoria ou auxílio doença para o túnel do carpo?

Se você não puder trabalhar e agora estiver pronto para solicitar um dos benefícios para o túnel do carpo, é necessário agendar uma perícia médica no INSS. Você precisa já ter sido diagnosticado com o problema por um profissional. É preciso reunir documentos como exames, atestados, e outras informações pertinentes para comprovar que a doença está impedindo que você trabalhe normalmente.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário