A aposentadoria pela Previdência Social é garantida a todo cidadão brasileiro que contribuiu para o INSS. Mesmo com mudanças, a aposentadoria ainda pode ser acompanhada por ferramentas disponíveis online após a aplicação de um indivíduo.

Vamos entender melhor o sistema de aposentadoria e como saber se ela já foi liberada.

Como é o Regime Geral de Previdência Social?

O Regime Geral de Previdência Social é, na realidade, um seguro previdenciário. Todos os empregados que realizam atividades remuneradas devem estar cadastrados no Sistema, exceto quando for uma condição opcional. Ao pagar a contribuição previdenciária, a pessoa é classificada como ‘empregado coberto’ e tem garantia de cobertura previdenciária.

O sistema público de segurança social é um sistema de partilha baseado no princípio da solidariedade. Neste caso, trata-se de responsabilidade solidária entre gerações; aqueles que atualmente fazem contribuições não são aqueles que atualmente recebem benefícios da previdência social. A renda transferida pelo Regime Geral da Previdência Social é utilizada para repor a renda da empregada coberta quando esta deixa de poder trabalhar por motivo de doença, invalidez, velhice, morte ou desemprego involuntário, ou ainda, licença maternidade e reclusão .

Aprovação da aposentadoria

Acompanhe a aprovação da sua aposentadoria online pelo próprio site do INSS. (Foto: Jamaica Gleaner)

Como a aposentadoria do INSS é calculada?

Para os benefícios previdenciários concedidos por idade de aposentadoria e aposentadoria por tempo de serviço, quando o empregado atende aos requisitos relativos à idade e ao período de contribuição, os benefícios são calculados levando-se em consideração a média dos salários de contribuição durante o período de contribuições até a data do depósito do pedido. O cálculo em si vai depender de alguns fatores, como:

  • Idade
  • Tempo de contribuição
  • Valor da contribuição
  • Tipo de cálculo da aposentadoria (nova regra, fator previdenciário, etc)

Como saber se a aposentadoria foi aprovada pela internet?

Após atender os critérios para se aposentar, você pode dar entrada na aposentadoria pelo próprio site do INSS. O processo de aprovação pode demorar algum tempo para ser aprovado. Enquanto não for aprovada sua aposentadoria, você pode acompanhar a situação do seu benefício pelo site do INSS.

Nunca dependa apenas da sua aposentadoria

A aposentadoria é mais do que finanças. Tente imaginar como será sua vida de aposentadoria. Há decisões importantes a serem tomadas sobre o que você fará a cada dia. Talvez você esteja planejando se mudar para um novo local, comprar uma casa de campo na praia ou viajar extensivamente.

Talvez você vá praticar algum esporte, aprender uma língua estrangeira, começar uma segunda carreira ou cuidar de seus netos. Quando você se aposenta, tem liberdade para fazer o que quiser, o que significa que precisa identificar algo significativo que o manterá ativo e engajado na vida.

Se planeje antes de aposentar

Mesmo os melhores planos de aposentadoria podem falhar como resultado de eventos inesperados. Embora alguns riscos possam ser minimizados por meio de um planejamento cuidadoso, muitos riscos potenciais estão completamente fora de nosso controle. No entanto, compreender quais são os riscos potenciais de pós-aposentadoria e considerá-los no estágio de planejamento da aposentadoria pode ajudar a garantir que sejam mitigados e gerenciados de maneira adequada. Tente ter um Plano B – ou mesmo um Plano C – à disposição para cada um desses riscos, caso você precise.

Não use a incerteza sobre o futuro como desculpa para não fazer nada. O risco número um é a falta de um plano para o curso da aposentadoria. As coisas podem não correr conforme o planejado; você não pode prever todos os solavancos na estrada. No entanto, sem um plano, a jornada não terá a chance de ser o que você imagina.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)