Meu INSS: como recuperar a senha?

Em Direitos no emprego por André M. Coelho

Reconhecido como uma história de sucesso na política de transformação digital do Estado brasileiro, “Meu INSS”, desenvolvido pela DATAPREV – Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, é uma plataforma online, web e mobile em que os cidadãos têm a possibilidade de acessar mais de 90 serviços disponibilizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS do Brasil.

Para acessar o portal, você precisa criar seu cadastro e fazer uma senha, que pode ser perdida ou que precisa ser trocada. Vamos te ajudar nisso, além de explicar um pouco mais sobre o portal.

O que é o portal Meu INSS?

Criado em 2016 para trazer eficiência, reduzir a burocracia e tornar a vida mais fácil para os cidadãos, especialmente os vulneráveis ​​(idosos, deficientes, doentes), O Meu INSS foi redesenhado e modernizado em 2019 e atualmente é a principal plataforma para solicitar benefícios ou serviços do Instituto.

O Brasil, o segundo país mais populoso das Américas, com 211 milhões de habitantes, tem pouco mais de 90 milhões de segurados da Previdência Social. Uma parte significativa desse público já acessa os serviços da plataforma, operados pelo Dataprev, com segurança e transparência.

Meu INSS

Recupere sua senha no Meu INSS para poder acessar o sistema normalmente. (Imagem: gov.br)

Meu INSS: cadastro de senha

Acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo para iOS na App Store ou Android na Play Store.

Clique em Crie sua conta gov.br e insira seu CPF e as informações solicitadas na tela.

Tenha em mãos as seguintes informações:

Entrando com os dados da sua conta gov.br no site ou app do Meu INSS, você vai ser solicitado a criar uma senha. Crie uma senha com letras, números, e símbolos (como [email protected]#$%&* por exemplo).

Escolha a opção “Não sou um robô” e responda ao pedido do reCAPTCHA, geralmente clicar em fotos de um objeto específico que aparecem na tela.

Guarde a senha em um lugar seguro, como um gerenciador de senhas online, e pronto!

Como recuperar a senha do Meu INSS?

Acesse o Portal gov.br e digite o CPF do segurado. Clique ou toque em avançar.

Na próxima tela, clique ou toque em “Esqueci minha senha”. Preencha o reCAPTCHA e escolha a opção enviar código. Um código será enviado para o email que foi cadastrado na conta gov.br.

Acesse então seu email e insira o código para recuperar sua senha do Meu INSS. Basta então criar uma nova senha.

Se você informou um número de celular durante o cadastro, um código pode ser enviado diretamente para seu dispositivo, através de SMS.

Como trocar a senha do Meu INSS

Para realizar a troca da senha do Meu INSS, basta seguir os mesmos passos acima para recuperação de senha. Não se esqueça de criar uma senha forte e que use caracteres especiais, de forma a garantir que seus dados não vazarão e ninguém poderá usar sua conta com facilidade. Um gerenciador de senhas, como LastPass, pode ser útil para guardar suas informações.

Esperamos não ter deixado dúvidas sobre o cadastro de senhas no portal Meu INSS, a recuperação das senhas e a troca delas. Caso ainda tenha alguma pergunta, queira fazer um elogio, ou tenha alguma dúvida durante o processo, deixe nos comentários abaixo e iremos responder. Estamos aqui para ajudar em tudo que vocês precisarem.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário