Informe de rendimentos do INSS, como emitir?

Escrito na categoria "Aposentadoria e INSS" por André M. Coelho.

O Informe de Rendimentos é um documento emitido anualmente por quem paga salários, ou para quem paga benefícios. Todos os que recebem os salários ou benefícios podem fazer a retirada do informe de rendimentos para que ele possa ser anexado à declaração do Imposto de Renda. Mas como retirar o informe de rendimentos do INSS?

Informe de rendimentos do INSS

Os informes de rendimento, reforçando, são documentos utilizados para a declaração do Imposto de Renda. O INSS emite o informe de rendimentos anualmente para beneficiários da Previdência Social, seja a pessoa aposentada, pensionista, ou outro tipo de beneficiário.

Então é bom começar a lembrar que mesmo os pensionistas do INSS precisam declarar Imposto de Renda. Não fazê-lo poderá te dar uma série de problemas legais.

Aposentados são isentos da tributação do Imposto de Renda?

Um erro muito comum é achar que os aposentados são isentos dos tributos do imposto de renda. Não é bem assim que funciona.

Quando alguém completa 65 anos, parte de seus rendimentos passa a ter isenção na cobrança de imposto de renda. O limite da isenção é alterado anualmente, tendo um valor mensal e um valor anual máximo, que devem ser consultados no site da Receita Federal.

O aposentado que ultrapassa os valores de isenção terá uma tributação dos valores restantes.

Informe de rendimentos do INSS

O INSS te dará o informe de rendimentos para poder ser colocado na declaração do Imposto de Renda. (Imagem: Meu INSS)

Como conseguir o informe de rendimentos do INSS?

A forma mais simples é através do próprio site do INSS, através do Portal Meu INSS. É possível também obter o informe de rendimentos agendando um horário em uma agência da Previdência Social pelo telefone 135.

Pelo Portal Meu INSS, os passos para a retirada do informe de rendimentos são descritos abaixo.

Passo 1: Cadastro ou login no Meu INSS

Acesso o portal Meu INSS ou baixe o aplicativo em seu smartphone ou tablet. Insira o login e senha ou faça seu cadastro. para o cadastro, você precisa ter dados em mãos, como seu CPF, endereço, etc.

Passo 2: Extrato para Imposto de Renda

No Portal ou no aplicativo, pesquise pela opção Extrato para Imposto de Renda. Acesse o documento.

Passo 3: Imprima ou salve

Você pode imprimir ou salvar o extrato para sua declaração do Imposto de Renda, pelo aplicativo da Receita Federal.

Caso queira fazer o informe de rendimentos na Agência da Previdência Social, ligue para o telefone 135, tendo em mãos seu CPF e suas informações pessoais.

Declaração do Imposto de Renda de idosos e pensionistas

Idosos e pensionistas do INSS precisam ter em mãos o Informe de Rendimentos do INSS e outros documentos informando o rendimento, incluindo:

Informe de rendimentos de investimentos: fornecidos por bancos e instituições financeiras.

Informe de outras fontes de rendimento: inclui outros rendimentos da pessoa, como aluguel de imóveis

Anualmente, todos estes fornecem os documentos para comprovação dos rendimentos ao Imposto de Renda, tendo um prazo para fornecerem este documento aos contribuintes do Brasil.

Tabela do Imposto de Renda

Idosos e pensionistas do INSS precisam consultar a tabela do Imposto de Renda para saber e se planejar para as alíquotas que vão dever para a Receita Federal. Assim, não serão pegos de surpresa quando precisarem pagar o Imposto de Renda após as declarações.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário