O que é e como fazer uma estratégia de marketing? Com exemplos!

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Neste post, vamos discutir o que é um plano de marketing e como algumas das melhores estratégias de marketing podem atender diferentes empresas. Desta maneira, você poderá direcionar seus esforços e de seus companheiros de trabalho para melhor aproveitar os recursos disponíveis.

O que é um plano estratégico de marketing?

Um plano de marketing é um roteiro estratégico que as empresas usam para organizar, executar e rastrear sua estratégia de marketing em um determinado período de tempo. Os planos de marketing podem incluir estratégias de marketing separadas para as várias equipes de marketing em toda a empresa, mas todas elas trabalham para os mesmos objetivos de negócios.

Leia também

O objetivo de um plano de marketing é anotar suas táticas e estratégias de forma organizada. Isso ajudará a mantê-lo no caminho certo e medir o sucesso de suas campanhas.

Escrever um plano de marketing ajudará você a pensar em missão de cada campanha, personas do comprador, orçamento, táticas e entregas. Com todas essas informações em um só lugar, você terá um tempo mais fácil ficar no caminho certo com uma campanha, percebendo o que funciona e o que não faz e medindo o sucesso de sua estratégia.

Tipos de planos de marketing estratégico

Dependendo da empresa em que você trabalha, você pode querer alavancar uma variedade de diferentes planos de marketing. Aqui estão apenas alguns:

Planos trimestrais ou anuais de marketing: esses planos destacam as estratégias ou campanhas que você assumirá em um determinado período de tempo.

Plano de Marketing pago: este plano poderia destacar estratégias pagas, como publicidade nativa, PPC ou promoções de mídia social paga.

Plano de Marketing de Mídia Social: este plano poderia destacar os canais, táticas e campanhas que você pretende realizar especificamente nas mídias sociais.

Plano de Marketing de Conteúdo: este plano pode destacar diferentes estratégias, táticas e campanhas em que você usará conteúdo para promover sua empresa ou produto.

Novo Plano de Marketing de Lançamento de Produtos: este plano será um roteiro para as estratégias e táticas que você implementará para promover um novo produto.

Tenha em mente que há uma diferença entre um plano de marketing e uma estratégia de marketing.

Estratégia de Marketing vs. Plano de Marketing

Uma estratégia de marketing descreve como uma empresa realizará uma missão ou objetivo específica. Isso inclui quais campanhas, conteúdo, canais e software de marketing que eles usarão para executar nessa missão e rastrear seu sucesso.

Por exemplo, enquanto um plano ou departamento maior pode lidar com o marketing de mídia social, você pode considerar o seu trabalho no Facebook como uma estratégia de marketing individual.

Um plano de marketing contém uma ou mais estratégias de marketing. É a estrutura da qual todas as suas estratégias de marketing são criadas e ajudam a conectar cada estratégia a uma operação de marketing maior e objetivo comercial.

Digamos, por exemplo, sua empresa está lançando um novo produto de software que deseja que os clientes se inscrevam. Isso exige que o departamento de marketing desenvolva um plano de marketing que ajudará a introduzir este produto ao setor e conduzir as inscrições desejadas.

O departamento decide lançar um blog dedicado a esta indústria, uma nova série de vídeo do YouTube para estabelecer experiência, e uma conta no Twitter para se juntar à conversa em torno desse assunto – todos os quais servem para atrair um público e converter esse público em usuários de software .

Você pode ver a distinção entre o plano de marketing do negócio versus as três estratégias de marketing?

No exemplo acima, o plano de marketing do negócio é dedicado a introduzir um novo produto de software ao mercado e dirigir inscrições para esse produto. O negócio será executado nesse plano com três estratégias de marketing: um novo blog da indústria, uma série de vídeos do YouTube e uma conta do Twitter.

Claro, o negócio também pode considerar essas três coisas uma estratégia de marketing gigante, cada uma com suas próprias estratégias específicas de conteúdo. Como granular você quer que seu plano de marketing seja feito é com você. No entanto, há um certo conjunto de passos que todo plano de marketing passa em sua criação.

Estratégias de marketing

Boas estratégias de marketing para seu negócio ajudará a conquistar resultados objetivos e práticos. (Imagem: Rock Content)

Como fazer um plano de marketing estratégico?

Se você quer criar um plano de marketing que tem mais chances de ser bem sucedido, os passos abaixo orientarão rumo a estratégias com mais chances de sucesso.

1. Indique a missão da sua empresa.

Seu primeiro passo para escrever um plano de marketing é declarar sua missão. Embora esta missão seja específica para o seu departamento de marketing, ela deve atender a principal declaração de missão do seu negócio. Ser específico, mas não muito específico. Você tem muito espaço neste plano de marketing para elaborar como você adquirirá novos clientes e realizar essa missão.

Por exemplo, se a missão da sua empresa é “fazer a reserva de viagem uma experiência deliciosa,” sua missão de marketing pode ser “atrair uma audiência de viajantes, educá-los na indústria do turismo e convertê-las em usuários de nossa plataforma de reservas”.

2. Determine os KPIs para esta missão.

Todo bom plano de marketing descreve como o departamento rastreará o progresso da missão. Para fazer isso, você precisará determinar seus principais indicadores de desempenho ou “kpis” por curtos. KPIs são métricas individuais que medem os vários elementos de uma campanha de marketing. Essas unidades ajudam você a estabelecer metas de curto prazo na sua missão e comunicar seu progresso para os líderes de negócios.

Vamos dar a nossa missão de marketing de exemplo do passo acima. Se parte da nossa missão é “atrair uma audiência de viajantes”, podemos rastrear visitas de sites usando exibições orgânicas de páginas. Neste caso, “visualizações de página orgânica” é um KPI, e podemos ver que nosso número de visualizações de página cresce ao longo do tempo.

Esses kpis entrarão na conversa novamente no passo 4, abaixo.

3. Identifique suas personas do comprador

Um personagem do comprador é uma descrição de quem você quer atrair. Isso pode incluir idade, sexo, localização, tamanho familiar, cargo e muito mais. Cada personagem do comprador deve ser um reflexo direto dos clientes e clientes em potencial do seu negócio. Portanto, é fundamental que todos os líderes de negócios concordem sobre o que são suas personas do comprador.

4. Descreva suas iniciativas e estratégias de conteúdo.

Aqui está onde você incluirá os principais pontos da sua estratégia de marketing e conteúdo. Como há uma lista de lavanderia de tipos de conteúdo e canais disponíveis para você hoje, é fundamental que você escolha sabiamente e explique como você usará seu conteúdo e canais nesta seção do seu plano de marketing.

Uma estratégia de conteúdo deve estipular:

Quais tipos de conteúdo você criará. Estes podem incluir posts no blog, vídeos do YouTube, infográficos, ebooks e muito mais.

Quanto você criará. Você pode descrever o volume de conteúdo em intervalos diários, semanais, mensais ou até trimestrais. Tudo depende do seu fluxo de trabalho e dos objetivos de curto prazo que você definiu para o seu conteúdo.

As metas (e kpis) você usará para rastrear cada tipo. O KPIs pode incluir tráfego orgânico, tráfego de mídia social, tráfego de e-mail e tráfego de referência. Suas metas também devem incluir quais páginas você deseja dirigir esse tráfego, como páginas de produtos, páginas do blog ou páginas de destino.

Os canais em que você distribuirá esse conteúdo. Alguns canais populares à sua disposição incluem Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, Pinterest e Instagram.

Qualquer publicidade paga que ocorrerá nesses canais.

5. Defina claramente as omissões do seu plano.

Um plano de marketing explica o que a equipe de marketing vai se concentrar. No entanto, também explica o que a equipe de marketing não vai se concentrar.

Se houver outros aspectos do seu negócio que você não está servindo neste plano específico, inclua-os nesta seção. Essas omissões ajudam a justificar sua missão, personas do comprador, KPIs e conteúdo. Você não pode agradar a todos em uma única campanha de marketing, e se sua equipe não estiver no gancho por algo, você precisa conhecê-lo.

6. Defina seu orçamento de marketing.

Sua estratégia de conteúdo pode aproveitar muitos canais e plataformas gratuitos, mas há uma série de despesas ocultas para uma equipe de marketing que precisa ser contabilizada.

Se suas taxas freelancers, patrocínios ou um novo aluguer de marketing em tempo integral, use esses custos para desenvolver um orçamento de marketing e delinear cada despesa nesta seção do seu plano de marketing.

7. Identifique sua concorrência.

Parte do marketing é saber quem você é marketing contra. Pesquise os principais participantes da sua indústria e considere o perfil de cada uma nesta seção.

Tenha em mente que todo concorrente representará os mesmos desafios para o seu negócio. Por exemplo, enquanto um concorrente pode estar classificando altamente nos mecanismos de pesquisa para palavras-chave que você quer que seu site seja classificado para, outro concorrente pode ter uma pegada pesada em uma rede social onde você planeja lançar uma conta.

8. Descreva os colaboradores do seu plano e suas responsabilidades.

Com o seu plano de marketing totalmente sacado, é hora de explicar quem está fazendo o que. Você não precisa mergulhar profundamente nos projetos do dia-a-dia de seus funcionários, mas deve ser conhecido quais equipes e líderes de equipe são responsáveis ​​por tipos específicos de conteúdo, canais, kpis e muito mais.

Exemplos de plano de marketing estratégico para ajudá-lo a escrever seus próprios

Vamos a alguns exemplos de estratégias e planos de marketing:

1. Plano de marketing de conteúdo

Existem diversas empresas que trazem grandes inovações no marketing. Grandes jogadores criaram o termo marketing inbound, essencial para quem faz o marketing de conteúdo Você provavelmente já ouviu falar disso, certo?

O processo dessa estratégia é simples:

Atrair

Converter

Fechar

Deliciar-se

Nessa ordem.

Para completar o objetivo, é preciso criar muito conteúdo valioso para ajudar as pessoas a progredirem seu marketing. Então, se compram da sua empresa ou não, as pessoas sempre pensam em você como um recurso importante.

Você precisará criar guias detalhados, feitos por autoridades e gratuitos: e-books, kits de marketing, guias de usuário, webinars e cursos de vídeo. Ah, e o blog ou dois ímpares. Existe alguma coisa que esta empresa não possa fazer?

Seu conteúdo é de alta qualidade, relevante e envolvente, que é fundamental para ótimos rankings de busca.

Crie conteúdo de alto nível. Isso pode parecer uma declaração óbvia, mas a quantidade e a relevância superam e muito a quantidade.

2. Plano de marketing de lançamento de produtos

Uma checklist é uma boa estratégia para o marketing do lançamento de um produto. Isso inclui verificar o seguinte:

Vídeo

Lançamento de postagem do blog (anúncio) e imagem destacada

Sequências de email

Anúncios teaser

Produto otimizado de SEO ou cópia da página de destino

Páginas (ou sites) que seguem as melhores práticas de otimização da taxa de conversão

Press Releases e Kits de Mídia

Testemunhos

Fotografia de produto ou gráficos

Mídia paga criativa (certifique-se de criar imagens nas dimensões apropriadas)

Embalagem do produto

Mídias sociais

3. Plano de marketing de crescimento

O plano de marketing de crescimento é uma alternativa conduzida por dados e liderada por experimentos para o plano de marketing mais tradicional. Seu modelo contém cinco etapas destinadas a serem refinadas a cada ciclo de aprendizado de medida de teste. As cinco etapas são:

Meta

Projeção

Experimentos.

Roteiro

Percepções

Esses planos de marketing servem como recursos iniciais para obter seu plano de marketing de conteúdo iniciado – mas para realmente entregar o que seu público quer e precisa, você provavelmente precisará testar algumas ideias diferentes, medir seu sucesso e, em seguida, refinar seus objetivos como você vai.

Se quiser alguma ajuda extra, deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário