Quando é hora de registrar uma declaração de imposto de renda federal para seu MEI, existem apenas uma forma de fazer isso, que é através da declaração anual de MEI. Essa declaração deve ser feita pelo Portal do Empreendedor todos os anos. Essa declaração garante que seu MEI esteja de acordo com a legislação vigente e que você não fique devendo o Imposto de Renda. Mas como fazer essa declaração anual de MEI? Vejamos.

Declaração anual de MEI e os registros de entrada e saída

Reúna todos os registros de negócios. Antes de preencher qualquer formulário de imposto para relatar sua receita comercial, você deve ter todos os registros à sua frente que relatem os ganhos e despesas da sua empresa. Se você usar um programa de computador ou uma planilha para organizar e acompanhar todas as transações durante o ano, calcular suas receitas e deduções é muito mais fácil do que tentar lembrar de todas as vendas e despesas que ocorreram durante o ano. Você pode usar uma planilha para te ajudar a monitorar essas entradas e saídas todos os meses, pois fazer esse monitoramento só na hora de declarar vai ficar muito mais difícil.

Faça a declaração anual do Microempreendedor Individual

Pegue o formulário de imposto correto no site do Portal do Empreendedor. Você sempre precisa relatar os ganhos da sua empresa para a Receita e pagar impostos sobre eles, e o formulário é muito simples de preencher. Muitos proprietários de MEI esquecem de declarar corretamente suas receitas. Você precisa tomar muito cuidado com a declaração do MEI para evitar ter que pagar mais impostos do que deveria ou que os valores do MEI estejam acima do enquadramento.

Preenchimento da declaração anual do MEI

Preencha sua declaração anual do MEI para garantir que esteja tudo de acordo com o fisco, sem problemas. (Foto: Better World for All)

Preencha seu formulário na declaração anual do SIMEI

Preencha o seu formulário pelo Portal do Empreendedor. Se você estiver reportando os ganhos da sua empresa, é importante guardar o registro para depois anexar na sua declaração individual do Imposto de Renda para poder ficar de acordo com a Receita Federal e não acabar caindo na malha fina.

Gostamos de frisar a importância de manter seu MEI dentro dos limites da legislação vigente. Caso em algum mês você tenha receitas e despesas que estejam acima do que o MEI permite, contate um contador para fazer as alterações apropriadas para não ter problemas com o fisco, pois você poderá até ter de pagar uma multa por não estar dentro do enquadramento apropriado.

Preste atenção aos prazos ao fazer sua declaração anual do MEI

Esteja ciente dos prazos para fazer sua declaração anual do MEI. Quando você usa a declaração anual, os prazos são divulgados no site do Portal do Empreendedor, sendo sempre no primeiro semestre do ano. Declare o quanto antes pois mesmo o prazo sendo um pouco mais longo do que a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, você vai precisar das informações da declaração do MEI para poder fazer sua declaração de Imposto de Renda.

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre o assunto. Caso você ainda tenha alguma pergunta, deixe nos comentários e iremos te ajudar no preenchimento da sua declaração anual do MEI. Sua participação é muito bem vinda e sempre fazemos de tudo possível para ajudar.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)