Como consultar o PIS pelo CPF?

Escrito na categoria "Direitos no emprego" por André M. Coelho.

O PIS é a sigla para Programa de Integração Social. Diversas empresas tem de fazer contribuições para o PIS. Este dinheiro é então usado para financiar pagamentos de seguro desemprego e abono salarial. Este abono funciona como uma forma de transferência de renda, para trabalhadores de baixa renda.

O PIS também pode aparecer em pesquisas com diferentes nomes: PIS/PASEP, NIT/PIS, ou abono salarial. O PIS é pago aos funcionários de baixa renda do setor privado. Já o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), é pago a funcionários públicos de baixa renda.

Como consultar o PIS pelo CPF?

A consulta do PIS pode ser feita pelo CPF através do site Meu INSS. Além da consulta do PIS, você pode conferir outros dados, como tempo de contribuição. Os passos para poder consultar seu PIS são os seguintes:

1. Acesse o Portal Meu INSS.

Acesse o Portal Meu INSS ou baixe o app para acesso.

2. Entrar e/ou cadastrar

Na página inicial, aparecerá um escrito “Entrar”. Clique ou toque nesta opção.

3. Cadastro

Preencha as informações solicitadas. Tenha em mãos para o preenchimento:

Clique ou toque para continuar e seguir para a próxima etapa.

4. Senha

Anote a senha que o sistema cria. Guarde ela com segurança para não ter problemas.

5. Login

Informe seu CPF e senha e troque a senha para uma mais segura. Guarde a senha com segurança.

6. Acesso

Faça o acesso com sua senha e login.

7. Número PIS

Na página principal, geralmente no canto superior direito, é possível encontrar os dados do usuário. Isto inclui seu nome, CPF, NIT e PIS. Use este número para poder consultar seu PIS.

8 Consultar PIS

No site da CAIXA ou pelo app da CAIXA Trabalhador, entre com as informações do seu PIS e verifique então seu saldo. Simples, não é?

Consulta PIS

Faça a consulta do PIS pelo seu CPF online, com os passos simples para encontrar o número. (Imagem: CAIXA)

Tem outra forma de pesquisar meu PIS?

Sim. A maneira mais simples de consultar seu PIS é utilizando sua carteira de trabalho. Na primeira página da carteira de trabalho, estarão suas informações pessoais, incluindo o NIT e o PIS/PASEP. Use estas informações no site da CAIXA ou no app CAIXA trabalhador para poder verificar seu saldo do PIS e ver se há valores para serem sacados.

Posso sacar o PIS?

O pagamento do PIS segue um calendário anual de pagamento. Quem tem algum parente que veio a óbito sem ter sacado o PIS pode também sacar o benefício, contanto que tenha comprovante da morte do titular (atestado de óbito) e a relação de parentesco do herdeiro.

Para ter direito ao saque do PIS, é preciso ter trabalhado com carteira assinada no ano anterior, e ter recebido até o máximo de 2 salários mínimos. O trabalhador também precisa ter pelo menos 5 anos de cadastro no PIS/PASEp e os dados na RAIS devem ter sido enviados ao Ministério do Trabalho dentro do prazo, o que é uma obrigação do patrão.

Esperamos não ter deixado dúvidas sobre o PIS e o seu saque. Caso ainda tenha ficado alguma pergunta ou questão sobre o assunto, deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar e esclarece tudo que podemos sobre a questão. Sua contribuição é sempre muito bem vinda para nossa melhora!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário