Excesso de trabalho: como saber o limite?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Todos nós estivemos lá – as menores coisas nos irritam, nos sentimos estressados, ansiosos e nosso nível de frustração ameaça ferver tanto no trabalho e em casa. Nos encontramos em um estado declinante de saúde mental, emocional e até física à medida que nos aproximamos de algo chamado “Burnout”.

O que é burnout ou excesso de trabalho?

Burnout é um termo usado para descrever alguém que atingiu seu limite com uma situação em sua vida, e agora eles precisam de assistência para retornar a um estado normal de lidar mais uma vez. O burnout pode ocorrer devido a demandas colocadas no tempo, nas capacidades ou do corpo físico de uma pessoa. Burnout também pode ocorrer quando alguém estiver em situação por longos períodos de tempo e não receber compensação ou recompensas esperadas que justificam seus esforços.

Sintomas de cansaço por excesso de trabalho

Burnout é uma mistura de exaustão em sua vida profissional e possivelmente pessoal, irritabilidade e raiva que é explosivo e dirigido aos outros, e uma perda de interesse em realizar as funções da vida cotidiana. Os sintomas do burnout incluem baixa energia, uma perda de interesse em trabalho e assuntos pessoais, baixa produtividade e até problemas de saúde mental e física, se não forem desmarcados.

Burnout é uma condição séria e um grito de ajuda, e deve ser abordado para reduzir a possibilidade de conseqüências mais severas. Para saber mais sobre o que causa burnout no local de trabalho, leia mais aqui.

Qualquer que seja a razão, o burnout é uma condição mental e emocional que deve ser abordada para avançar na vida. Conhecer os sinais de burnout e o que procurar, bem como o que fazer quando você atingiu seu limite será essencial para facilitar o processo de cura.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para preservar sua sanidade e praticar técnicas de autocuidado para eliminar o excesso de trabalho:

Excesso de trabalho faz mal

Identifique o excesso de trabalho para evitar o burnout ou estafa, e conservar sua saúde por mais tempo. (Imagem: Glassdoor)

Trabalhe em sua auto-estima para evitar o excesso de trabalho

As pessoas com auto-estima saudável tendem a ter uma melhor capacidade de lidar com situações inesperadas e estressantes porque acreditam que podem lidar com os altos e baixos da vida. A maneira mais eficiente de trabalhar em sua auto-estima é dar-se uma série de pequenas tarefas que você pode dominar e, através do desempenho dessas metas, perceber que você pode trabalhar através de maiores problemas e tarefas, conforme eles surgirem. Elogie-se pelo autodesenvolvimento, e fique positivo enquanto olha para uma perspectiva mais saudável da vida.

Identifique o que você precisa do seu trabalho

Tome um inventário de como sua posição atual de trabalho faz você se sentir. É gratificante? Você trabalha em condições amigáveis? Você gosta da sua missão e às pessoas com quem você trabalha? Se a resposta a qualquer uma dessas perguntas for um não, então considere procurar algo que lhe traz alegria em todos os níveis. Embora isso possa parecer idealista, segure o pensamento e a visão do trabalho perfeito em sua mente, e pode

Se dê oportunidades criativas

O excesso de trabalho interfere com sua capacidade de pensar, sentir e executar. Se o seu trabalho não envolver a oportunidade de demonstrar seu lado criativo, pegue hobbies fora do trabalho que reduz o estresse e fomente sua criatividade natural. O equilíbrio que você ataca impedirá que o excesso de trabalho, e o burnout ocorram.

Pratique o autocuidado antes do burnout

Muitos de nós foram ensinados que “o trabalho nunca está verdadeiramente terminado”. A verdade é que, se você não tiver um equilíbrio de trabalho e descansar, dando aos outros e dando-se a si mesmo, então você não será uma adição eficaz a qualquer ambiente. Prática técnicas de autocuidado; Faça um sono adequado, exercite, cultive bons relacionamentos e coma comida nutritiva e deliciosa. A vida não é toda sobre o trabalho. Você deve brincar para aproveitar a riqueza que a vida tem a oferecer.

Encontre suporte quando você precisar reduzir o excesso de trabalho

Todos nós precisamos de uma pequena ajuda adicional de tempos em tempos; Peça ajuda e apoio de amigos, famílias e colegas de trabalho se você se sentir lutando. Você descobrirá quem verdadeiros amigos e familiares leais são através desse processo, e você descobrirá que, embora você possa se sentir sozinho às vezes em suas lutas, você não está sozinho em sua experiência.

Cultive relacionamentos reais e significativos

Há algo fundamentalmente superficial sobre a pessoa que parece ter tudo junto o tempo todo. Não existe tal coisa. Às vezes, apenas compartilhar sua história com os outros é uma maneira de se conectar com eles e liberar um fardo. Defina aqueles encargos contando suas histórias, liberando emoções tóxicas que não mais servem você e seguem em frente.

Seja real e encontre e desenvolva relacionamentos autênticos com os outros que não se importam que você não tenha tudo sempre 100% o tempo todo. Essas são aquelas pessoas experientes que valem a pena passar tempo com.

Aumentar técnicas de auto-fala positivas para melhorar sua saúde mental

Pensamentos são geradores poderosos de emoções. Guarde seus pensamentos cuidadosamente, e se você achar que ficou preso em uma rotina negativa, então talvez seja hora de criar uma nova groove. Observe quando você tem pensamentos e emoções negativas, e praticam conscientemente afirmando pensamentos positivos várias vezes por dia. Com o tempo, você estará criando novos hábitos de positividade e resolução de problemas, o que se sentirá muito melhor emocionalmente do que onde você estava antes.

Enquanto o pensamento de mudar de carreiras ou mesmo encontrar um local de trabalho mais afirmativo é esmagador, considere o pedágio emocional e físico que a colocação errada pode fazer ao longo de anos e anos de serviço de carreira. O trabalho da sua vida deve ser cumprido, inspirador e cheio de paixão enquanto você cria algo maior e melhor que você. Concentre-se nesses pensamentos à medida que você procura encontrar o ajuste certo para si mesmo em todos os níveis.

Se você está enfrentando sintomas de burnout, ou está em uma situação de excesso de trabalho, você definitivamente não está sozinho. Outros já estão lá também, e eles saíram do outro lado com uma atitude renovada e uma sensação de propósito mais uma vez.

Cuidar de si mesmo e tomar tempo para descansar e recuperar fisicamente e emocionalmente garantir que você tenha algo para devolver mais uma vez. Estenda a mão, peça ajuda e apoio e, em seguida, receba a bondade que os outros lhe dão à medida que você aprende a cuidar de si mesmo e restaurar seu bem estar mental e físico mais uma vez.

Se você precisar de ajuda ou quiser desabafar, deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário