Excesso de trabalho: como saber o limite?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Todos nós estivemos lá – as menores coisas nos irritam, nos sentimos estressados, ansiosos e nosso nível de frustração ameaça ferver tanto no trabalho e em casa. Nos encontramos em um estado declinante de saúde mental, emocional e até física à medida que nos aproximamos de algo chamado “Burnout”.

O que é burnout ou excesso de trabalho?

Burnout é um termo usado para descrever alguém que atingiu seu limite com uma situação em sua vida, e agora eles precisam de assistência para retornar a um estado normal de lidar mais uma vez. O burnout pode ocorrer devido a demandas colocadas no tempo, nas capacidades ou do corpo físico de uma pessoa. Burnout também pode ocorrer quando alguém estiver em situação por longos períodos de tempo e não receber compensação ou recompensas esperadas que justificam seus esforços.

Leia também

Sintomas de cansaço por excesso de trabalho

Burnout é uma mistura de exaustão em sua vida profissional e possivelmente pessoal, irritabilidade e raiva que é explosivo e dirigido aos outros, e uma perda de interesse em realizar as funções da vida cotidiana. Os sintomas do burnout incluem baixa energia, uma perda de interesse em trabalho e assuntos pessoais, baixa produtividade e até problemas de saúde mental e física, se não forem desmarcados.

Burnout é uma condição séria e um grito de ajuda, e deve ser abordado para reduzir a possibilidade de conseqüências mais severas. Para saber mais sobre o que causa burnout no local de trabalho, leia mais aqui.

Qualquer que seja a razão, o burnout é uma condição mental e emocional que deve ser abordada para avançar na vida. Conhecer os sinais de burnout e o que procurar, bem como o que fazer quando você atingiu seu limite será essencial para facilitar o processo de cura.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para preservar sua sanidade e praticar técnicas de autocuidado para eliminar o excesso de trabalho:

Excesso de trabalho faz mal

Identifique o excesso de trabalho para evitar o burnout ou estafa, e conservar sua saúde por mais tempo. (Imagem: Glassdoor)

Trabalhe em sua auto-estima para evitar o excesso de trabalho

As pessoas com auto-estima saudável tendem a ter uma melhor capacidade de lidar com situações inesperadas e estressantes porque acreditam que podem lidar com os altos e baixos da vida. A maneira mais eficiente de trabalhar em sua auto-estima é dar-se uma série de pequenas tarefas que você pode dominar e, através do desempenho dessas metas, perceber que você pode trabalhar através de maiores problemas e tarefas, conforme eles surgirem. Elogie-se pelo autodesenvolvimento, e fique positivo enquanto olha para uma perspectiva mais saudável da vida.

Identifique o que você precisa do seu trabalho

Tome um inventário de como sua posição atual de trabalho faz você se sentir. É gratificante? Você trabalha em condições amigáveis? Você gosta da sua missão e às pessoas com quem você trabalha? Se a resposta a qualquer uma dessas perguntas for um não, então considere procurar algo que lhe traz alegria em todos os níveis. Embora isso possa parecer idealista, segure o pensamento e a visão do trabalho perfeito em sua mente, e pode

Se dê oportunidades criativas

O excesso de trabalho interfere com sua capacidade de pensar, sentir e executar. Se o seu trabalho não envolver a oportunidade de demonstrar seu lado criativo, pegue hobbies fora do trabalho que reduz o estresse e fomente sua criatividade natural. O equilíbrio que você ataca impedirá que o excesso de trabalho, e o burnout ocorram.

Pratique o autocuidado antes do burnout

Muitos de nós foram ensinados que “o trabalho nunca está verdadeiramente terminado”. A verdade é que, se você não tiver um equilíbrio de trabalho e descansar, dando aos outros e dando-se a si mesmo, então você não será uma adição eficaz a qualquer ambiente. Prática técnicas de autocuidado; Faça um sono adequado, exercite, cultive bons relacionamentos e coma comida nutritiva e deliciosa. A vida não é toda sobre o trabalho. Você deve brincar para aproveitar a riqueza que a vida tem a oferecer.

Encontre suporte quando você precisar reduzir o excesso de trabalho

Todos nós precisamos de uma pequena ajuda adicional de tempos em tempos; Peça ajuda e apoio de amigos, famílias e colegas de trabalho se você se sentir lutando. Você descobrirá quem verdadeiros amigos e familiares leais são através desse processo, e você descobrirá que, embora você possa se sentir sozinho às vezes em suas lutas, você não está sozinho em sua experiência.

Cultive relacionamentos reais e significativos

Há algo fundamentalmente superficial sobre a pessoa que parece ter tudo junto o tempo todo. Não existe tal coisa. Às vezes, apenas compartilhar sua história com os outros é uma maneira de se conectar com eles e liberar um fardo. Defina aqueles encargos contando suas histórias, liberando emoções tóxicas que não mais servem você e seguem em frente.

Seja real e encontre e desenvolva relacionamentos autênticos com os outros que não se importam que você não tenha tudo sempre 100% o tempo todo. Essas são aquelas pessoas experientes que valem a pena passar tempo com.

Aumentar técnicas de auto-fala positivas para melhorar sua saúde mental

Pensamentos são geradores poderosos de emoções. Guarde seus pensamentos cuidadosamente, e se você achar que ficou preso em uma rotina negativa, então talvez seja hora de criar uma nova groove. Observe quando você tem pensamentos e emoções negativas, e praticam conscientemente afirmando pensamentos positivos várias vezes por dia. Com o tempo, você estará criando novos hábitos de positividade e resolução de problemas, o que se sentirá muito melhor emocionalmente do que onde você estava antes.

Enquanto o pensamento de mudar de carreiras ou mesmo encontrar um local de trabalho mais afirmativo é esmagador, considere o pedágio emocional e físico que a colocação errada pode fazer ao longo de anos e anos de serviço de carreira. O trabalho da sua vida deve ser cumprido, inspirador e cheio de paixão enquanto você cria algo maior e melhor que você. Concentre-se nesses pensamentos à medida que você procura encontrar o ajuste certo para si mesmo em todos os níveis.

https://youtu.be/I1mOWqDL6WQ

Se você está enfrentando sintomas de burnout, ou está em uma situação de excesso de trabalho, você definitivamente não está sozinho. Outros já estão lá também, e eles saíram do outro lado com uma atitude renovada e uma sensação de propósito mais uma vez.

Cuidar de si mesmo e tomar tempo para descansar e recuperar fisicamente e emocionalmente garantir que você tenha algo para devolver mais uma vez. Estenda a mão, peça ajuda e apoio e, em seguida, receba a bondade que os outros lhe dão à medida que você aprende a cuidar de si mesmo e restaurar seu bem estar mental e físico mais uma vez.

Se você precisar de ajuda ou quiser desabafar, deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário