Agressão física: o que é? Exemplos no trabalho!

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

A violência no local de trabalho é qualquer ato ou ameaça de violência física, assédio, intimidação ou outro comportamento disruptivo ameaçador que ocorre no local de trabalho. Varia de ameaças e abuso verbal a agressões físicas e até homicídio. Pode afetar e envolver funcionários, clientes, clientes e visitantes.

O que é agressão física no local de trabalho?

Qualquer contato físico indesejado ou violento que ocorre em um ambiente de trabalho pode ser definido como abuso físico. Batendo, bater, socos e empurrar são alguns exemplos, assim como atos como estupro, agressão ou outros danos corporais deliberados.

Leia também

O abuso físico pode acontecer entre funcionários ou ser perpetrado por um cliente, um cliente ou um membro da família ou entes queridos de um funcionário. Eles também podem resultar de comportamento criminoso, como assalto à mão armada.

Quem está em risco de abuso físico no local de trabalho?

Certos tipos de trabalho têm maior probabilidade de resultar em abuso físico no local de trabalho, para que os funcionários nesses empregos tenham um risco maior.

Trabalhadores da aplicação da lei, trabalhadores do serviço social, prestadores de cuidados de saúde, trabalhadores de serviço público – especialmente aqueles em funções de inspeção e aplicação – e aqueles que lidam com dinheiro ou objetos de valor são funcionários que enfrentam um risco aumentado de encontrar abuso físico no local de trabalho.

Agressão no ambiente profissional

Agressões físicas no ambiente de trabalho podem se agravar e gerar até problemas mais graves para a empresa. (Imagem: Pinterest)

Causas das agressões no ambiente de trabalho

Alguns fatores contribuintes no ambiente de trabalho podem aumentar a probabilidade de abuso físico, mesmo em supostas ocupações “seguras”.

Trabalhar com o público, trabalhar em um ambiente isolado e trabalhar em locais onde o álcool é servido pode aumentar o risco de violência física.

Assim, fatores menos óbvios, como trabalhar tarde da noite ou no início da manhã, trabalhar em férias e pagar dias e trabalhar em áreas onde o crime é um problema, independentemente de o próprio local de trabalho ser vulnerável a criminosos.

O gênero também é um fator que contribui, com homens mais propensos a serem vítimas de abuso físico no local de trabalho do que as mulheres.

Como prevenir a agressão física no local de trabalho?

Enquanto as descobertas das estatísticas indicam que a violência no local de trabalho está em declínio, ainda é importante trabalhar para controlar fatores que contribuem para o abuso físico no local de trabalho.

Criar políticas que identificam a violência no local de trabalho e as consequências para os autores dos funcionários é um primeiro passo importante e devem ser seguidos com procedimentos que descrevam como responder às incidências de violência física no local de trabalho.

Fatores de controle que contribuem para a violência, como limitar a quantidade de dinheiro disponível, diminuindo a instância de que os funcionários trabalharão sozinhos, criando ambientes seguros e bem iluminados, onde os funcionários trabalham e instalando dispositivos finos de crime, como barreiras físicas, sistemas de câmera e sistemas de câmera e os espelhos unidirecionais podem reduzir a ameaça.

Exemplos de agressão física no trabalho

A maioria das pessoas pensa na violência como um ataque físico. No entanto, a violência e o assédio no local de trabalho é um problema muito mais amplo. Pode ser definido como qualquer ato em que uma pessoa seja abusada, ameaçada, intimidada ou agredida em seu emprego.

Embora as definições exatas variem na legislação, a violência ou assédio no local de trabalho, em geral, inclui:

Comportamento ameaçador – como sacudir punhos, destruir propriedades ou arremessar objetos.

Ameaças verbais ou escritas – qualquer expressão de uma intenção de infligir danos.

Abuso verbal – juramento, insultos ou linguagem condescendente.

Ataques físicos – batendo, empurrando, encostando ou chutando.

Algumas jurisdições incluem assédio como uma forma de violência, enquanto outros definem assédio separadamente. O assédio pode ser pensado como qualquer comportamento que preocupa, envergonha, humilha, irrita, alarma. ou abusa de uma pessoa e que é conhecida ou se espera que seja indesejável. Esses comportamentos incluem palavras, gestos, intimidação, bullying ou outras atividades inadequadas.

Agressão física no trabalho é crime?

O agressor pode ser demitido por justa causa. Além disso, o agredido tem direito a processar o agressor e a empresa (caso não aja prontamente contra o agressor) por danos morais.

Caso a agressão cause danos físicos mais graves, poderá gerar um processo também por danos materiais, causados pelas perdas financeiras.

Você já viu ou foi vítima de agressão no trabalho? Como foi? Como lidou com a questão?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário