Design de moda: o que é preciso para ser um estilista?

Escrito na categoria "Comportamento profissional" por André M. Coelho.

Quer saber como se tornar um estilista de sucesso? Se você passou seus anos de formação assistindo programas de modelos e de moda, lendo a revista Vogue e visitando blogs de moda, provavelmente está abrigando um desejo de seguir os passos de ícones da moda como Versace. Mas você realmente tem o que é preciso para fazê-lo em campo?

Muitas meninas e mulheres jovens sonham em se tornar estilistas de moda, mas isso não significa que elas sejam criadas para a profissão. Com esta lista, revise as principais habilidades necessárias para se destacar no mundo da moda.

Criatividade e artes no design moda

Você é conhecido por ser artístico? Você tem um senso único de estilo pessoal ou aprecia artes plásticas, música e dança? Um senso inato de criatividade é extremamente importante no mundo da moda. Juntos, arte e imaginação podem fornecer os instintos necessários para transformar matérias-primas em um belo produto final.

Designer de moda tem fortes habilidades de desenho

Você gosta de desenhar? Nesse caso, é uma boa notícia, porque você precisará dessa habilidade ao continuar sendo designer de moda. Fortes habilidades de desenho são essenciais na moda, pois os designers precisam ter um conceito e colocá-lo no papel.

Se você não tem essa área, pode participar de aulas de desenho de vestidos de baile, vestidos, calças ou qualquer outra peça de roupa que você imaginar projetar.

Bom olho para os detalhes como estilista de moda

Os designers de moda precisam não apenas da capacidade de desenhar, mas também de um bom olho para os detalhes. Por exemplo, como você imagina as pregas caindo em uma saia ou blusa apertando a cintura? Que tal rufos, babados ou bordados? Muitas vezes, são os detalhes que tornam um produto único; portanto, essa habilidade não pode ser negligenciada, mesmo se você é ótimo em visualização e desenho.

Noções básicas sobre textura, cor e tecido

O design requer um bom senso de textura, cor e tecido. Por exemplo, você precisará saber se uma peça de roupa funcionaria melhor em chiffon de seda ou outro material. Você também precisará saber quais combinações de cores serão mais lisonjeiras em uma peça de roupa. São essas diferenças que fazem o design se destacar.

Design de moda

Um designer de moda trabalhará para produzir peças de roupas confortáveis e que estão dentro do estilo moderno. (Foto: FashionLady)

Fortes habilidades de visualização

Antes da fase de desenho, um bom designer deve ter fortes habilidades de visualização. Isso permite que ela traduza idéias em papel, para que seus colegas tenham uma ideia da aparência que desejam, enquanto trabalham em direção a um produto acabado. É bom ter habilidades também para descrever sua visão para outras pessoas.

Comunicação, habilidades interpessoais e compreensão dos negócios

Projetar calçados, roupas e acessórios requer colaboração com os colegas. Também requer habilidades fortes com pessoas. Isso não apenas ajuda os designers a incentivar suas equipes, mas também lhes permite compartilhar efetivamente sua visão com os colegas.

Uma compreensão completa do mundo dos negócios, incluindo finanças, vendas e marketing, é essencial para se tornar bem-sucedido no mundo da moda. A criatividade é a essência da moda, mas sem uma boa compreensão dos negócios, é difícil sustentar uma marca de moda e torná-la lucrativa.

Muitos estilistas talentosos acabaram falindo porque tinham um entendimento ruim do lado financeiro da moda.

Um espírito competitivo e capacidade de trabalhar em equipe

Para criar designs inovadores, é necessário um espírito competitivo. Você não quer ficar para trás da concorrência ou seguir a liderança deles. Você quer ser um criador de tendências, e ter uma compreensão completa da economia e da indústria da moda manterá suas idéias atualizadas.

Um forte senso de colaboração e camaradagem entre os departamentos de uma casa de moda permite que a criatividade floresça e contribua para o seu sucesso geral.

Interesse nas tendências atuais da moda

Você precisará saber se todo mundo está vestindo jeans skinny, jeans boyfriend ou algo completamente diferente. Saber o que está em alta permitirá que você saiba o que o público está comprando e o que os designers estão criando. Isso significa muita pesquisa e leitura, todos os dias, para evitar ficar atrasado com as tendências.

Agora que você revisou esta lista, pergunte-se se acha que tem o que é preciso para ser um designer. Você pode se destacar em algumas áreas, mas precisa trabalhar em outras. Não deixe que isso te desencoraje. Inscreva-se em um instituto de moda ou faça aulas em uma faculdade de dois ou quatro anos para aprimorar as habilidades que você possui e desenvolver as que você precisa para ser um estilista.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário