Design de animação: como é o curso? Qual salário?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Quem pode esquecer o panda obcecado por artes fofas e marciais que nos ensinou que a autoconfiança pode nos ajudar a escalar grandes alturas ou, nesse caso, o mundo sempre encantador e fascinante de Nárnia!

Filmes de sucesso de bilheteria como Kung Fu Panda, As Crônicas de Nárnia, Wall-E, Coraline, Up, Bolt, Era do Gelo e Monstros vs. Aliens são exemplos impressionantes do milagre que é a animação. A indústria de animação tem escopo ilimitado para quem gosta de criar mágica.

O campo da animação às vezes é mal interpretado com os desenhos animados. Os desenhos animados estão simplesmente desenhando caricaturas de personagens com algumas sutilezas distintas para fazer o personagem evocar uma sensação de comédia.

Leia também

Por outro lado, a animação é a arte de respirar a vida nesses personagens. A animação é a arte com a qual objetos inanimados são trazidos à vida com a ajuda de várias técnicas modernas de sequenciamento baseado em computador.

Carreira do designer de animação

A melhor maneira de seguir uma carreira em animação é obter uma graduação ou certificação em animação. Mas uma pós-graduação em animação ainda não é muito prevalente e apenas muito poucos institutos oferecem este curso atualmente.

Por outro lado, uma série de institutos está oferecendo cursos de certificação e graduação em animação. Um Bacharelado em Belas Artes também é um caminho muito importante para entrar na arena da animação.

Um diploma de bacharel em animação e artes são cursos de três a quatro anos, enquanto o curso de certificação em animação varia na faixa de seis meses a um ano e meio.

Comece cedo em um curso de design de animação

Não há assuntos especiais que sejam necessários para serem estudados nesse nível. Mas a aptidão em esboçar, desenhar e profundo interesse em computadores é sempre considerada essencial para obter entrada no setor de animação.

Seria muito apropriado estudar artes plásticas no nível da faculdade e o bacharel em belas artes é uma maneira ideal de dar um grande impulso na carreira.

Se, no entanto, você não estiver buscando artes plásticas, mas está buscando algum outro fluxo, ainda há chances de reproduzir uma carreira em animação. Em tal situação, você deve ter uma atitude e paixão para se destacar na animação.

Curso de design de animação

O design de animação é uma carreira que pode ser uma ótima oportunidade de crescer. (Imagem: Design Better)

Design de animação é a carreira certa para mim?

Se você tem uma boa criatividade, então sim, esta é a opção de carreira certa para você. Para ser um bom animador, você precisa possuir muito zelo e imaginação. Você deve ser bom em desenhar e esboçar. Um entendimento das expressões humanas, de pássaros e animais e movimento é uma parte muito importante da animação, pois ajudará você a expressar os personagens que você cria da maneira mais apropriada.

Além disso, você deve ter boas habilidades de visualização e talento para usar cores. Paciência, trabalho duro e dedicação em relação ao seu trabalho também são obrigatórios para esse perfil de trabalho. A animação é um trabalho multitarefa, portanto, você precisa trabalhar em equipe; portanto, precisa ter boas habilidades de comunicação. Portanto, se você tem as habilidades acima e um grande interesse em explorar essa arte criativa, esta é a carreira para você.

Financiamento/bolsa de estudos para curso de design de animação

Um boom na indústria de animação aumentou as perspectivas de carreira e incentivou muitas instituições a oferecer bolsas de estudos a indivíduos talentosos. Você pode encontrar vários cursos oferecendo bolsas de estudos a talentos. Você também pode financiar seu curso através de financiamentos estudantis como o FIES ou particulares oferecidos por instituições financeiras privadas.

Perspectivas de vagas de emprego para profissionais de animação

As perspectivas de emprego para os animadores estão subindo em um ritmo muito rápido, graças ao boom da indústria de entretenimento e jogos. A animação com tempo tem uma boa participação sobre filmes, televisão e indústrias de publicidade devido ao uso excessivo de efeitos especiais.

Os filmes de animação completos estão em grande demanda. Um único filme de animação requer até 500 animadores, o que significa enormes oportunidades de emprego. A animação é uma das opções de carreira concreta, lucrativa e exigente, que servem tanto as indústrias de entretenimento e educação (e-learning).

Qual o salário para um designer de animação?

A animação é uma profissão satisfatória e lucrativa e está atraindo jovens em massa para ela. Profissionais novos nessa indústria geralmente trabalham na capacidade de animadores juniores em estúdios de animação e casas de produção.

O salário médio na carreira está entre 2 e 3 salários mínimos. Maior experiência na área pode até dobrar este salário. Você também pode trabalhar para o exterior, o que poderá te dar mais recursos.

Demanda, oferta e ambiente de trabalho de designers em animação

A animação é uma das opções de carreira que mais cresce nas artes. O desejo de animadores cada vez mais qualificados trouxe um aumento nas oportunidades de emprego e subiu a demanda por animação como uma opção lucrativa de carreira. A demanda excedeu a oferta, pois o setor de animação exige milhares de profissionais todos os anos.

A indústria de animação global é enorme e, como artista de animação, você tem um ótimo escopo no Brasil e no exterior, e seguir a animação como profissão é muito lucrativa.

Trabalhar por longas horas é uma das situações estressantes que um animador precisa enfrentar a maior parte do tempo durante sua carreira.

Títulos e papeis de trabalho para profissionais de animação

Abaixo estão os diferentes papéis dos profissionais da indústria de animação:

Animador de entrada – esta é a posição de iniciante na indústria de animação, onde você pode aprender quase todo o básico da animação.

Modelador – uma pessoa com forte conhecimento de forma, volume e anatomia. Eles fazem modelos de animação.

Artista de fundo – O trabalho é pintar o fundo dos personagens do projeto.

Artista de layout – pessoa que decide os ângulos de iluminação e câmera e esboça o design de fundo para a animação.

Artista de storyboard – pessoas com fortes habilidades de desenho são contratadas como artistas do Storyboard e seu trabalho é visualizar uma série de eventos de uma estrutura de animação para outra.

Artista limpo – assistente do animador, cujo trabalho é rastrear o desenho aproximado do animador e verificar a precisão e a consistência de um design.

Operador de Scanner – o trabalho é escanear os desenhos do artista limpo.

Compositor – o trabalho é trazer todos os personagens e antecedentes diferentes para um único quadro de animação.

Animador de personagens – eles dão vida aos personagens e geralmente têm conhecimento de animação tradicional e animação de stop motion.

Artistas de efeitos especiais – combine filmagens de ação ao vivo com imagens geradas por computador.

A tinta digital e o artista de pintura – seu dever é adicionar cores a cada quadro.

Animador chave – o trabalho principal é desenhar as figuras do início e do fim de um movimento.

Artista de iluminação – Crie variações de sombra, intensidade de cores e sombras.

Editor de imagens – reúne os vários componentes audiovisuais de um filme de animação.

Artista de renderização – combine modelos, texturas, animação, iluminação e produzir a mistura correta na forma de quadros individuais de animação.

Animador 2D – eles criam um volume muito alto de desenhos separados que definem uma sequência animada.

Artista de textura – eles criam uma superfície para o personagem, objeto ou ambiente modelado em 3D.

Artista de movimento – pegue o caractere 3D modelado e texturizado e configure-o com um sistema esquelético ou juntas, isso ajuda o caractere 3D a conversar ou se mover com fluidez e correção.

Animador 3D – pegue o modelo 3D esculpido, texturizado e fraudado e coloque a vida nele. Isso é feito colocando em ordem os principais quadros de tal maneira que parecem ser realistas e em movimento.

O que acham da carreira de animação? Vocês escolheriam esta carreira?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário