Design Editorial: como é o curso? Qual o salário?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Os designers editoriais compõem grande parte do campo de design gráfico. Eles trabalham no layout e na estética visual de livros, jornais, revistas, publicações on -line e outras mídias. Cada tipo de publicação tem uma estética diferente e um conjunto de preocupações.

Como designer editorial, você deve conhecer tendências contemporâneas, ter habilidades em programas como o INDESign e poder trabalhar em um prazo.

Design editorial: o que é?

O design editorial é uma disciplina de design gráfico que abrange publicações como jornais, livros e revistas. Com o tempo, o design editorial também chegou à Internet graças a revistas e e-books on-line. Relatórios anuais e whitepapers são considerados por algumas agências e serviços de design gráfico também criados no design editorial.

Leia também

Mas o que torna essa disciplina de design importante?

O design editorial é necessário para garantir a estrutura e a organização de uma publicação. Além disso, o design editorial ajuda a apresentar informações ao leitor. Você não quer sobrecarregar o leitor. Ou você não deseja desperdiçar muito espaço em uma página.

Design editorial na prática

O design editorial vai auxiliar a apresentar imagens, textos, e informações de forma a atrair a atenção dos leitores. (Imagem: Pinterest)

Design editorial: como é o curso?

Os designers editoriais normalmente obtêm um diploma de bacharel ou mestrado em design gráfico ou um campo relacionado. Designers aspirantes com uma graduação relacionada, como artes plásticas, podem fazer cursos de educação continuada em design editorial para melhorar sua empregabilidade.

Os departamentos de design de muitas escolas de pós ou especializações permitem uma concentração em design editorial ou design de livros. O curso inclui um histórico de tipografia, impressão de histórico de imprensa e habilidades avançadas de software de layout.

O último ano da maioria dos programas de graduação permite que os alunos construam um portfólio mostrando o alcance, a qualidade e o estilo de seu trabalho para potenciais empregadores. É inteligente ter cópias digitais e impressas profissionalmente do seu portfólio.

Design editorial: carreira, empregos e salário

O salário médio em grandes centros é de 4 salários mínimos, podendo ser menor em cidades menores e maior de acordo com sua experiência e especializações.

Os trabalhos de design editorial normalmente se enquadram em dois planos de carreira comuns: trabalhar internamente para uma revista ou jornal ou projetar livros e tipografia para clientes individuais como freelancer. Trabalhar internamente envolve horários regulares em um departamento maior com uma hierarquia existente.

Os empregos freelancers oferecem muita liberdade em termos de horário de trabalho, mas exigem que você atinja clientes suficientes para obter salários constantes.

Vamos ver um pouco mais a fundo os trabalhos tradicionais em design editorial.

1. Design editorial em jornais e revistas

Jornais e revistas geralmente empregam designers internos que lidam com o design e o layout de páginas da publicação diariamente, semanalmente ou mensalmente. Como os jornais e revistas querem ter uma aparência reconhecível e consistente, eles tendem a impor regras rígidas sobre fonte, imagens, tamanho e colunas. Essa consistência leva a uma posição mais direta, mas às vezes menos criativa, para os designers.

Na maioria das publicações, os designers ajudam a decidir como as imagens e o texto serão juntos em uma página ou tela. Os tipicamente colaboram com os editores sobre como os artigos devem ser organizados na página. Nas publicações diárias e semanais, um designer deve ser flexível para as mudanças de última hora em seu design para acomodar notícias de última hora e edições de artigos.

2. Design editorial de livros

O design do livro pode ser feito internamente para uma editora ou freelancer. Muitos trabalhos de design editorial de livros permitem uma grande liberdade criativa. Você normalmente consultará o cliente em todo o layout, incluindo capa, páginas, tipo de fontes.

Como designer de livros, você não deve apenas ter habilidades avançadas de design, mas também estar familiarizado com o custo dos materiais e da impressão. O design de livros fará com que você trabalhe em estreita colaboração com o produtor e o autor para ter certeza de que ele tem a sensação desejada. Você também pode ser responsável por garantir que a impressão final atenda às especificações.

Quando se trata de publicações, apresentar dados e torná-los atraentes é a prioridade. Às vezes, pode exigir trabalho adicional da parte dos designers, adicionando gráficos envolventes e visualmente atraentes para dar à publicação mais vida e fazer com que os leitores percam as páginas sem problemas.

Os designers editoriais são cruciais para garantir que estes sejam contabilizados por meio de dicas e técnicas de design gráfico para fornecer estrutura de publicações.

O que acham da carreira de design editorial? Vocês a seguiriam? Compartilhem nos comentários suas opiniões!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário