Design de interiores: o que é? Qual o salário?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Os designers de interiores trabalham com clientes de todos os tamanhos, de proprietários a grandes empresas, para criar salas esteticamente agradáveis ​​e espaços funcionais dentro de um edifício. Pessoas de todo o mundo buscam designers de interiores por sua capacidade de respirar a vida, a beleza e a funcionalidade atenciosa nas casas e nos locais de trabalho profissionais onde vivem e trabalham.

O que é um designer de interiores?

Um designer de interiores é um profissional que traz visão artística, sensibilidade estética e conhecimento especializado ao planejamento e design de ambientes internos. Seus projetos devem aprimorar a função, a segurança e a experiência humana dos espaços de seus clientes, além de atender aos objetivos e requisitos do projeto em questão.

Leia também

O objetivo principal de um designer de interiores é tornar os edifícios bonitos, funcionais, seguros e sustentáveis ​​por meio de design cuidadosamente executado que reflete o estilo pessoal e as preferências de seu cliente.

O processo de dar vida a essa visão é complexa, e os designers de interiores devem ser especialistas em todos os aspectos do design, incluindo planejamento de espaço, cor, iluminação, acústica, móveis, materiais e acabamentos, soluções elétricas, tratamentos de janela, considerações de acesso/visibilidade, práticas sustentáveis, design universal e muito mais.

Design de interiores: o que faz?

Enquanto algumas pessoas podem pensar em um designer de interiores como alguém que sabe escolher peças de móveis elegantes, cores apropriadas e tratamentos de janelas para uma casa, na realidade, a prática do design de interiores é muito mais extensa.

O design de interiores abrange os processos técnicos e artísticos da análise, planejamento, design e gerenciamento da construção de espaços internos. Os designers de interiores também têm a responsabilidade ética e moral de proteger clientes e consumidores através do design de espaços internos acessíveis, compatíveis com códigos de construção e seguros.

Design de interiores

O design de interiores pode ser uma ótima carreira com a formação certa e uma boa orientação para trabalhos. (Imagem: Get Blogo)

Descrição do trabalho de designer de interiores

As responsabilidades diárias dos designers de interiores podem variar muito, dependendo das necessidades de seus clientes e do tamanho do projeto em questão. No entanto, algumas das tarefas mais comuns incluem:

Usando as informações do cliente para desenvolver conceitos e planos de design

Revisão de segurança contra incêndio aplicável, energia, qualidade do ar interno e códigos de construção e construção não estruturais/não sísmicos para conformidade com regulamentos locais, estaduais e/ou federais

Selecionar e incorporar elementos como móveis de interiores, acabamentos, materiais, paletas de cores, iluminação, coberturas de piso, tratamentos de janelas e acessórios

Usar design auxiliado por computador (CAD) ou esboço manual para redigir renderizações dos projetos

Liderando workshops no local com os clientes para revisar as condições existentes, planos do local e ideias ou renderizações preliminares de design

Preparar estimativas de custo ou declarações de trabalho para revisão dos clientes

Trabalhar em estreita colaboração com arquitetos, contratados, engenheiros/construtores, fabricantes de móveis, fabricantes, outros profissionais de design (como designers gráficos) e outros consultores para garantir que todos os elementos do projeto estejam alinhados com o estilo e a visão do cliente

Fornecer pós-construção, supervisão no local do projeto acabado do início ao fim

Certificação e cursos de design de interiores

A certificação de designer de interiores é um grande marco profissional que sinaliza para clientes e empregadores em potencial que um designer atingiu o mais alto nível de competência profissional, conhecimento técnico e experiência dentro da profissão.

A certificação não é necessária para posições de nível básico ou para oferecer serviços de design de interiores freelancers, mas é frequentemente a etapa final para um designer antes de trabalhar de forma independente ou abrir sua própria empresa de design.

Se a certificação de design de interiores é algo que você planeja seguir, há três etapas que você precisará seguir:

Ganhe um diploma em design de interiores

Ganhe experiência profissional

Passe um exame de certificação de design de interiores

1. Ganhe um diploma em design de interiores

Antes que um candidato possa obter a certificação, ele deve atender aos requisitos específicos de educação e experiência. Os requisitos de educação para a certificação incluem fazer um curso de 4 a 5 anos para a graduação, ou fazer o curso de arquitetura com uma especialização em design de interiores. O meio mais comum de satisfazer esse requisito é obter um diploma de bacharel em design de interiores a partir de um programa credenciado pelo MEC.

2. Ganhe experiência profissional em design de interiores

Todos os candidatos à certas certificações devem concluir uma quantidade significativa de trabalho de design de interiores em nível profissional para ser elegível para a certificação. A quantidade de treinamento formal necessária varia de acordo com o nível de educação do candidato.

Além disso, a experiência no trabalho também ajudará para que você possa aumentar seus valores cobrados, bem como facilitar para conquistar seu espaço no mercado.

3. Passe um exame de certificação de design de interiores

Os candidatos que atendem aos requisitos de educação e experiência podem fazer diversas certificações de órgãos independentes. Os exames testam o conhecimento especializado de um candidato em áreas de conteúdo, como códigos e padrões de construção, design baseado em evidências, estratégias de design centradas em humanos, processo de design e práticas de negócios profissionais e éticas.

É importante observar que as leis e regulamentos relativos à certificação de designers de interiores estão constantemente mudando nos níveis federal e local. Recomenda-se que os candidatos verifiquem com sua jurisdição local sobre os requisitos de elegibilidade antes de iniciar o processo de inscrição.

Carreiras em design de interiores

O campo do design de interiores oferece inúmeras oportunidades para profissionais criativos. Enquanto muitos designers de interiores trabalham como designers corporativos para uma grande empresa de design ou optam por iniciar seu próprio negócio de design, também existem muitas alternativas para quem procura uma carreira diferente

Aqui estão alguns planos de carreira para profissionais de design de interiores que desejam buscar oportunidades fora do papel tradicional de um “designer de interiores”.

Desenhista/Projetista

Designer ambiental

Designer de exposições

Designer de móveis

Decorador de interiores

Designer de cozinha e banheiro

Designer de iluminação

1. Desenhista/Projetista

É um profissional de design de interiores que usa habilidades técnicas de desenho para produzir planos e outros documentos para edifícios comerciais, industriais ou residenciais. Ekes geralmente trabalham em estreita colaboração com os profissionais de engenharia para fornecer plantas, seções, vistas aéreas, layouts elétricos e outras documentações necessárias para projetos de desenvolvimento de locais.

2. Designer ambiental

O design ambiental refere -se ao processo de criação de espaços internos e externos que explicam as necessidades funcionais das pessoas, além de preservar e proteger o meio ambiente. Os designers ambientais geralmente trabalham em projetos de construção verde que exigem certificação, como escolas, hospitais, instalações de cuidados residenciais e edifícios de escritórios.

Os designers de interiores que trabalham em projetos de design sustentável podem colaborar com consultores de energia e design ambiental para incorporar recursos verdes, como luz do dia, sistemas de energia renovável e medidas de conservação de água no projeto do projeto.

3. Designer de exposições

Um designer de exposições cria exibições, modelos e exposições interativas para feiras comerciais, exposições de museus, lançamentos de produtos, espaços de varejo pop-up e outras instalações temporárias. Esses eventos são frequentemente criados para promover uma empresa ou organização, destacar a marca de uma empresa ou educar os consumidores sobre determinados produtos ou serviços.

4. Designer de móveis

Um designer de móveis cria e fabrica itens como mesas, cadeiras, camas, armários e outros móveis. Semelhante aos designers de interiores que trabalham em empresas de design residencial ou comercial, um designer de móveis geralmente trabalha com clientes para atender às suas preferências e necessidades de estilo individual através da criação de móveis domésticos personalizados.

5. Decorador de interiores

Um decorador de interiores é um profissional que fornece conselhos e serviços aos clientes sobre a decoração e o fornecimento de sua casa ou escritório. Os decoradores de interiores geralmente trabalham com os clientes para selecionar cores de tinta, tecidos, móveis e acessórios para criar uma atmosfera dentro da casa que reflete o gosto e o estilo pessoal do cliente.

O papel de um decorador de interiores é frequentemente confundido com o de um designer de interiores, porque as duas profissões compartilham muitas das mesmas habilidades e responsabilidades. No entanto, os decoradores de interiores geralmente têm menos educação, treinamento formal e experiência trabalhando em projetos de design complexos do que os designers de interiores.

6. Designer de cozinha e banheiro

Os designers de cozinha e banheiros são especializados no design e reforma de cozinhas e banheiros esteticamente agradáveis, incluindo todos os componentes estruturais, elétricos e de encanamento relacionados. Os designers de cozinha e banheiros normalmente se concentram exclusivamente em reformas domésticas, especializadas em acréscimos ou reformas de salas específicas para atender ao estilo e requisitos específicos de um cliente.

7. Designer de iluminação

Os designers de iluminação são especializados no projeto, construção e instalação de sistemas de iluminação interna. Os designers de iluminação geralmente trabalham com proprietários de locais de trabalho comerciais, de varejo, industrial e outros locais de trabalho para criar sistemas funcionais de design de iluminação, melhorar o consumo de energia e melhorar a aparência do espaço interior.

Geralmente, um designer de iluminação se concentrará em aspectos específicos do processo de design, como especificar tipos específicos de luminárias, criar planos de iluminação, fiação e instalar sistemas de iluminação ou encontrar soluções elétricas para equilibrar os custos de energia.

Salário do designer de interiores

O salário médio para um designer de interiores fica entre 3 e 4 salários mínimos. O poder de ganho de um designer de interiores depende muito de sua habilidade artística e nível de experiência, o que significa que há oportunidades significativas no mercado de trabalho para os designers de interiores ganharem mais à medida que crescem sua reputação, cultivam uma clientela mais extensa e desenvolvem uma maior corpo de trabalho de design de interiores.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário