Engenharia industrial: carreira e salário

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Os engenheiros industriais são responsáveis ​​por encontrar maneiras de eliminar o desperdício nos processos de produção. Eles então projetam e implementam esses processos para fabricar com eficiência ou fornecer serviços. O que um engenheiro industrial faz?

Engenharia industrial: o que é?

A engenharia industrial é uma disciplina de engenharia que se concentra em como melhorar os processos ou projetar coisas mais eficientes. O objetivo é desperdiçar menos dinheiro, tempo e matérias-primas, seguindo os padrões e regulamentos de segurança.

Leia também

Esse campo de engenharia pode ser rastreado até o início da Revolução Industrial no final do século XVIII, onde o valor central era aumentar a eficiência e a lucratividade das operações de fabricação.

No passado, os engenheiros trabalhavam em uma fábrica, onde se preocupavam com a eficiência operacional de trabalhadores e máquinas. Hoje, no entanto, os engenheiros industriais estão mais amplamente conectados aos problemas técnicos e de produtividade do gerenciamento e controle da produção.

Engenheiro industrial: o que faz?

Um engenheiro industrial é responsável por revisar os cronogramas de produção, especificações e ordens e tem a tarefa de monitorar operações com o objetivo de melhorar a produtividade e a eficiência.

Eles projetam processos de produção eficientes que reduzem o desperdício, desenvolvem e implementam melhorias no processo e recomendam medidas de economia de custos. Eles também avaliam dados para implementar melhorias tecnológicas e sistemas de controle de design para minimizar custos e problemas de produção.

Às vezes, esses engenheiros são solicitados a avaliar as tarefas e responsabilidades dos funcionários e treiná-los para novos processos e fornecer instruções e manuais.

Eles preparam a análise de inventário e adquirem pedidos de compra para atender às necessidades de produção, gerenciar a documentação do processo e também preparar relatórios de produção.

Trabalho do engenheiro industrial

O engenheiro industrial trabalha com processos industriais e sua otimização, buscando entregar melhores resultados e maior produtividade. (Imagem: Best Colleges)

Quais são as responsabilidades de um engenheiro industrial?

Revise os cronogramas de produção, especificações e pedidos

Monitore as operações com o objetivo de melhorar a produtividade e a eficiência

Projetar processos de produção eficientes que reduzem o desperdício

Desenvolver e implementar melhorias de processo

Recomendar medidas de economia de custos

Avalie dados para implementar melhorias tecnológicas

Sistemas de controle de design para minimizar os custos e problemas de produção

Avaliar as tarefas e responsabilidades dos funcionários

Treinar funcionários para novos processos e fornecer instruções e manuais

Prepare a análise de inventário e adquira pedidos de compra para atender às necessidades de produção

Gerenciar documentação do processo

Prepare relatórios de produção

Habilidades de um engenheiro industrial

Os engenheiros industriais têm conhecimento avançado de máquinas, processos e padrões de produção. Eles estão familiarizados com o controle estatístico do processo (SPC) e just in time (JIT).

Eles têm conhecimento de tecnologia de computadores e operações de sistemas e proficiência com o MS Office e o AutoCAD. Esses engenheiros são capazes de resolver problemas técnicos complexos e ter conhecimento de trabalho de ágil/scrum ou outras ferramentas colaborativas.

Eles têm forte experiência com o software de engenharia e são hábeis no uso de software de apresentação e apresentar informações complexas aos líderes empresariais de gerenciamento e não técnicos.

Falando em termos de habilidades técnicas, esses engenheiros têm fortes habilidades de comunicação e apresentação, excelentes habilidades de gerenciamento de projetos e uma forte atenção aos detalhes. Eles também têm a capacidade de trabalhar bem em uma equipe.

Quais são as habilidades de um engenheiro industrial?

Conhecimento avançado de máquinas, processos e padrões de produção

Familiaridade com a estratégia do SPC e JIT

Conhecimento da tecnologia de computadores e operações de sistemas

Proficiência com MS Office e AutoCAD

Capacidade de resolver problemas técnicos complexos

Conhecimento prático de ágil/scrum ou outras ferramentas colaborativas

Forte experiência com software de engenharia

Forte conhecimento de software de apresentação

Capacidade de apresentar informações complexas aos líderes empresariais de gerenciamento e não técnicos

Fortes habilidades de comunicação

Fortes habilidades de apresentação

Excelentes habilidades de gerenciamento de projetos

Forte atenção aos detalhes

Capacidade de trabalhar bem em uma equipe

Graduação em engenharia industrial

Trabalhar como engenheiro industrial exige que você tenha pelo menos um diploma de bacharel em engenharia industrial ou um campo relacionado. Alguns empregadores também podem preferir que os candidatos tenham mestrado ou doutorado. Para trabalhos específicos.

Você pode, como sempre, aumentar sua carreira obtendo certificações online. Algumas opções para isso podem ser vistas abaixo:

https://youtu.be/md8aCUQ0qY4

Salário do engenheiro industrial

A Engenharia Industrial é uma boa carreira e os engenheiros industriais ganham muito dinheiro? O salário de um engenheiro industrial depende de fatores como indústria, função e localização.

O salário médio para este profissional é de 6 salários mínimos. O salário aumenta com o tempo e mais especializações e certificações na área.

O que achou dessa carreira? Vocês a seguiriam?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário