Como faço para trabalhar com marketing digital?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Há um estereótipo por aí que as empresas de tecnologia contratam apenas desenvolvedores e programadores. Eles são essenciais?

Absolutamente. Mas não são os únicos profissionais que o mercado digital precisa.

Se você está procurando um papel criativo na tecnologia que permite fazer grandes planos de imagem, escrever copys inteligentes, e até passar alguns dias conversando com os fãs no Instagram, o marketing digital poderia ser a carreira ideal para você. É por isso que escrevemos um guia abrangente para construir uma carreira no marketing digital, um passo de cada vez.

O que é marketing digital?

Antes de irmos mais fundo, vamos cobrir o básico.

O marketing digital é um termo guarda-chuva que inclui todas as estratégias on-line que as empresas usam para identificar, construir e direcionar um público na esperança de transformá-los em clientes.

Como o marketing tradicional, o marketing digital se concentra na promoção e (esperançosamente!) vender um produto ou serviço. Graças à ascensão dos smartphones, no entanto, o marketing não significa mais, “vamos apenas colocar um outdoor”. As estratégias de marketing evoluíram porque os consumidores evoluíram.

É por isso que o marketing digital se concentra em como alcançar potenciais clientes onde eles gastam seu tempo on-line e de formas altamente segmentadas e relativas – uma abordagem que é frequentemente referida como marketing “conversacional”. Isso inclui qualquer coisa, desde marketing de mídia social para anúncios pagos à otimização de mecanismos de busca (SEO), entre outras técnicas.

Empregos de marketing digital

Sim, o cargo “Marketing Digital” existe, mas a beleza do marketing digital é que há muitos outros papéis que você pode explorar se você aprendeu o básico do marketing digital. A maioria dos profissionais de marketing digitais evoluiu para categorias de nicho, dependendo dos seus interesses e conjunto de habilidades.

Isso significa que não importa se você se identifica como um tipo mais tecnológico ou como uma grande foto criativa – você ainda pode encontrar um trabalho ideal de marketing digital para você.

Aqui estão apenas alguns títulos de trabalho de marketing digital que você pode se encaixar:

Estrategista de conteúdo

Gerente de Marketing de Conteúdo

Especialista em SEO

Social Media Manager

Gerente de Tráfego pago

Gerente de Marketing Digital

Marketing de parceria

Gerente de conteúdo de marca

Gerente de desenvolvimento de audiência

Um conjunto diversificado de cargos, sim, mas na maior parte todos eles exigem as mesmas habilidades de marketing digital. Depois de ter essas pessoas, você pode “se especializar” em qualquer área mais lhe interessa.

Marketing digital

O marketing online pode ser o melhor trabalho, desde que siga um bom caminho de aprendizado. (Imagem: Classi Blogger)

Como faço para trabalhar com marketing digital: as habilidades básicas

Aqui está uma visão geral de alto nível para dar uma imagem clara das habilidades para o marketing digital.

1. A jornada do comprador e o funil de vendas

No nível mais básico, os profissionais de marketing digital precisam entender como “atrair, engajar e deleitar”. Os consumidores são carregados da fase “Eu não sei alguma coisa sobre esta marca ou produto” para “sei tudo”. Esse processo inclui usando técnicas para melhor entender seu cliente (personas, pesquisa de usuários, etc.) e estratégias para otimizar o processo de vendas (via marketing por e-mail, retargeting, etc.).

2. Análise / Análise de Dados

Os profissionais de marketing digital precisam de números para entender se suas várias campanhas estão funcionando. Mas, mais importante, eles precisam das habilidades para interpretar esses números para ajustar suas estratégias e lançar novas campanhas. E, mais importante, eles precisam ser capazes de explicar esses dados para outros membros de sua equipe que podem não entender completamente o propósito do marketing digital.

3. Estratégia de marketing / conteúdo de conteúdo

Os profissionais de marketing de conteúdo e estrategistas de conteúdo se especializam em usar narrativas convincentes para alcançar novos públicos. Eles fazem isso através de posts de blog, campanhas de e-mail, guia e ebooks, e até outros tipos de mídia como vídeo e podcasts.

4. Marketing de mídia social

A maioria de nós usa alguma forma de mídia social todos os dias. O marketing de mídia social envolve estrategicamente usando os canais sociais de uma marca para promover e vender seus produtos. Essas estratégias podem incluir qualquer coisa, desde promoção de produtos para os brindes específicos do canal para anúncios pagos (você provavelmente viu alguns no Facebook e até mesmo no Instagram).

5. Search Engine Optimization (SEO)

As marcas dependem do tráfego de mecanismos de pesquisa como o Google para aumentar a consciência da marca e dirigir novos leads. SEO é o processo pelo qual as marcas desprezam o conteúdo que escrevem para torná-lo tão atraente quanto possível. Quanto melhor o conteúdo, melhor o resultado da busca para a maior parte, mas há muitas nuances, o que explica por que “especialista em SEO” é um trabalho em tempo integral.

6. Tráfego pago

Tráfego pago é outro termo de guarda-chuva para comprar colocações de mídia em vários canais para promover seus produtos. Isso inclui anúncios de mídia social (como as postagens patrocinadas que você vê no feed do Instagram), mas também exibe anúncios (como os que você vê no topo dos resultados da pesquisa no Google).

7. Habilidades gerais de tecnologia.

Também ajuda os profissionais de marketing digital a adquirir algumas habilidades tecnológicas, especialmente porque muitas campanhas de marketing digital exigem trabalhar com uma equipe de desenvolvimento da web. Algumas grandes habilidades suplementares a serem consideradas: HTML & CSS (você pode aprender aqueles de nosso acampamento de codificação gratuito), princípios básicos de design e UX / UI, e noções básicas de edição de fotos. Aqui está uma lista completa de sete habilidades tecnológicas a cada necessidade digital de comerciantes.

As ferramentas de marketing digital que você deve saber como usar

Vamos falar de algumas delas para ajudar no seu trabalho.

1. Analytics

Algumas empresas usam o Hubspot, outros Google Analytics, e há muitas outras plataformas menos conhecidas para rastrear o tráfego do site também. Ainda assim, aprender seu caminho em torno do Google Analytics é um ótimo lugar para começar se você é novo em marketing digital.

2. Plataformas de marketing por e-mail.

MailChimp, Converkit, Constant Contact são várias ferramentas que oferecem recursos semelhantes. Se você está trabalhando em marketing digital, as chances são de que você acabe usando um deles, então aprenda os meandros de pelo menos uma dessas plataformas o mais rápido possível.

3. Gestão de mídias sociais

Diferentes empresas usam diferentes ferramentas de agendamento de mídia social. Há Meetedga, Hootsuite, Later, Buffer, entre outros. A maioria oferece testes gratuitos, para que você possa ver como eles funcionam agendando algumas campanhas simuladas.

4. Pesquisa de SEO.

Muitos sites recomendam usar o Google Keyword Planner para pesquisa de SEO, e é uma ótima ferramenta (gratuita) para se familiarizar. Dito isto, os gigantes do SEO incluem: Moz, ahrefs, e SEMruush. Todas essas plataformas são muito caras, mas elas oferecem testes gratuitos se você se sentir particularmente levado a explorar o que eles oferecem.

5. Construtores de URL

As chances são de que, se você pousar qualquer trabalho de marketing digital, precisará saber como criar URLs rastreáveis, para que você possa monitorar suas campanhas. Raventools é apenas uma das opções para isso.

Onde aprender habilidades de marketing digital?

Você pode começar a aprender todas essas habilidades de marketing digital através de cursos on-line gratuitos. O Hubspot e a Hotmart também oferecem ótimos tutoriais e cursosde marketing digital. E muitos profissionais de marketing digitais lhe dirão que uma boa parte do seu trabalho envolverá a leitura de tendências de marketing à medida que se desenvolvem (é um campo em evolução!).

Se você estiver pronto para uma mudança de carreira e quer aprender todas essas técnicas de uma só vez (de uma maneira altamente digerível), temos um curso de marketing digital que cobre tudo o que precisa para começar a trabalhar como um comerciante digital o mais rápido possível.

Como construir um portfólio de marketing digital?

Agora que você está começando, precisa também mostrar serviço. Um portfólio é ideal para te ajudar aqui.

1. Planeje alguns projetos simulados

Uma das melhores maneiras de ganhar experiência quando você está começando como um comerciante digital é praticar suas habilidades de marketing digital concluindo alguns projetos simulados.

Muitas vezes, o melhor projeto de marketing para trabalhar primeiro é sua própria marca. Considere algumas maneiras de usar suas contas de mídia social para crescer estrategicamente uma seguinte ou otimizar seu próprio site para busca e apresentar seus resultados de SEO.

2. Ofereça-se para ajudar amigos / conhecidos

Quase todo mundo precisa de ajuda com seu marketing digital, então pense em pessoas que poderiam se beneficiar de suas novas habilidades. Enquanto trabalhava gratuitamente não é ideal, é uma boa maneira de construir experiência enquanto aprende. Quem você sabe que está tentando construir uma pequena empresa?

3. Ao adicionar projetos ao seu site de portfólio, concentre-se nos resultados

Como comerciante, são seus resultados que mais contam. Assim, à medida que você escreve tanto os projetos simulados quanto os projetos “familiares e amigos” e os adicionam ao seu site de portfólio, certifique-se de se concentrar em quanto crescimento você afetou e quaisquer outros dados ou estatísticas que provam que seu trabalho tivesse resultados positivos.

4. Peça por depoimentos

Uma grande parte do trabalho como comerciante digital é capaz de se comunicar efetivamente com equipes e clientes. Certifique-se de perguntar a qualquer um que você trabalhe (especialmente os que você ajuda de graça) se eles estariam dispostos a dar um depoimento para o seu portfólio.

Como encontrar um trabalho de marketing digital?

Agora, é hora de encontrar um emprego.

1. Pesquisar quadros de trabalho de marketing digital

A maioria dos quadros de emprego inclui posições de marketing digital, mas há alguns que são direcionados especificamente em profissionais de marketing digitais. LinkedIn, Facebook Jobs, Catho, entre muitos outros portais são ideais para suas pesquisas.

2. Tenha um texto de convencimento pronto

Se você não pode se vender, como você pode convencer as pessoas que você pode vender seus produtos? Antes de entrar em uma entrevista de emprego, prepare-se e pratique seu tom pessoal.

3. Envie seu portfólio toda vez

Não basta enviar uma carta de apresentação e retomar quando você se inscrever, envie um portfólio do seu trabalho também. O marketing digital é tudo sobre mostrar, não falar, então você deve tratar suas aplicações para cargos de trabalho da mesma maneira.

4. Mas os currículos e as cartas de apresentação são importantes também

Sim, mesmo para trabalhos de tecnologia. Nosso melhor conselho? Certifique-se de que você está escrevendo cartas de apresentação personalizadas para cada trabalho e mencionando as habilidades que você tem perfeitamente com a posição aberta. E não apenas a massa aplica em todos os lugares – faça algumas pesquisas sobre as empresas que mais lhe interessam, depois dobre algumas ideias de marketing sob medida apenas para eles em sua carta de apresentação e / ou currículo.

5. Pratique algumas dessas questões comuns de entrevista de marketing digital

Quais marcas você gosta de seguir em mídias sociais e por quê?

Como você se mantém atualizado com as tendências de marketing?

Como você descreveria nosso público?

O que poderíamos estar melhor?

Estamos considerando um redesenho do nosso site. Onde devemos começar?

Onde você acha que nossa maior oportunidade para o crescimento está?

Todas essas dicas devem ajudá-lo a começar a planejar uma mudança para o marketing digital. Mas se tiver ainda alguma dúvida, deixe nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário