Cursos livres: o que são e qual fazer?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Eles podem acontecer no inverno, verão ou mesmo durante o ano acadêmico, como semestres no exterior, classes profissionais ou apenas cursos acadêmicos ou seminários. No entanto, você os nomearia, os cursos de grau acadêmico têm sua clara contribuição para o seu conhecimento, currículo e experiência.

Quem não gostaria de adicionar um brilho extra aos intervalos entre palestras e perseguir um curso prático em uma matéria acadêmica que pode ser menos ligado ao seu currículo regular, mas mais próximo do coração?

Cursos livres podem responder a necessidade de algo mais, e estão ganhando popularidade entre os estudantes que procuram treinamentos práticos em um tempo mais curto que devem dedicar um programa de bacharel, licenciaturas, ou cursos mais específicos.

Por que eu deveria fazer cursos livres?

Agora que você foi apresentado às possibilidades de enriquecer seu conhecimento com cursos livres, vamos dar uma olhada para o que eles têm para oferecer e por que você deve se inscrever em tal programa:

1. Interesse

Você está interessado em um campo de estudo, além do que você aprende na universidade. A alta vantagem dos cursos livres é que eles podem ser tecnicamente qualquer campo, independentemente do que você estuda agora. Você pode considerar seu curso escolhido como uma ajuda para se especializar ou ver seu estudo de uma perspectiva diferente ou você pode fazer uma aparência intensiva para um campo diferente que você vê como hobby e gosta. De qualquer forma, cursos livres envolvem liberdade.

2. Tempo e dinheiro

Você pode ser curto no tempo e dinheiro. Isso significa que você pode ser apenas apto para cursos livres. Eles são altamente práticos, para que você possa se especializar em seu campo de interesse, sem um investimento significativo. Aprender o novo campo durará menos e exigirá menos dinheiro do que um programa de Bacharel ou Mestrado.

3. Interdisciplinaridade

Você trabalha em um campo interdisciplinar. Você pode ter estudado um determinado campo, mas agora a empresa que você trabalha é especializada em um campo onde muitas disciplinas são inter-relacionadas. Isso é altamente possível hoje em dia. Vamos tomar, por exemplo, uma empresa de engenharia com seu departamento de marketing. Depois de tomar um curso curto em marketing, você se sentirá mais competente em seu departamento.

4. Currículo

Você quer um novo elemento no seu CV. O curso curto é uma atividade acadêmica extra que encontrará seu lugar no seu CV e enriquecerá sua experiência. Isso é muito útil, especialmente se você estiver procurando por um emprego ou melhores oportunidades.

Além disso, os cursos livres também te dão créditos para a faculdade, o que é uma ótima coisa para terminar seu curso mais rápido.

5. Entretenimento

Você pode aproveitar seu tempo livre. Embora geralmente os cursos possam não parecer atividades para o seu tempo livre, eles geralmente incluem passeios, oficinas ao ar livre, especialmente para cursos de verão e outros. No entanto, esta é uma maneira produtiva de gastar uma parte de suas férias na cidade onde você estuda no exterior.

Cursos livres para estudar

Cursos livres te dão mais liberdade de escolha e são mais fáceis para terminar. (Imagem: Insper)

Qual o melhor curso livre?

Agora que você tem suas razões resolvidas, você pode dar uma olhada em cursos livres disponíveis e encontrar o mais adequado para você. A primeira coisa que você precisa fazer é visitar sites diversos que oferecem cursos de diferentes áreas.

O que você precisa fazer é selecionar a disciplina e subdisciplina e / ou digitar uma palavra-chave e iniciar sua pesquisa. Você notará que existem milhares cursos livres que você pode solicitar.

Marcenaria, eletrônica, programação, matemática, crochê. São milhares de opções para escolher.

Então você receberá uma lista de cursos livres. Se você clicar no que você acha interessante, pode conhecer os detalhes. Você pode encontrar a taxa de matrícula, data de início, linguagem de instrução, descrição do curso, conteúdo do curso curto, etc.

É possível filtrar sua pesquisa por forma de educação, veículo de instrução (vídeo, texto, etc), localização, taxa de matrícula, duração, tipo de certificação, quantas horas o certificado entrega, tipo de educação, etc.

Qual a duração de um curso livre?

A duração dos cursos livres depende da disciplina, a carga de trabalho e o objetivo dos programas. Você pode encontrar cursos livres que são uma semana, como cursos de verão, sessões introdutórias ou programas de certificação no básico de um programa de computador. Normalmente, no entanto, eles duram entre quatro dias e um mês.

Você também é bem-vindo para se juntar a um ano curto cursos que oferecem especificações em um determinado tópico ou treinamentos para passar certos exames. A duração dos cursos não é padrão, então você deve deixá-lo para o último estágio de sua escolha.

Este é também o momento em que você deve considerar se você gostaria de um programa em tempo integral ou um período de meio período e no tempo extra que você pode explorar mais dos arredores ou talvez encontrar um emprego.

Quanto custam cursos livres?

Existem cursos livres que são gratuitos. Você pode encontrá-los principalmente online e eles podem levar uma semana a um ano para completar. Há também cursos livres que podem ter taxas altas. Eles são principalmente programas de diploma em engenharia, negócios, gestão e liderança, ou programas que capacitam para um certificado renomado. Uma coisa é certa: Independentemente da sua escolha, você pagará muito menos do que seria para um programa de diploma universitário regular.

Você também encontrará programas que “fiquem na regra” ou “fora da regra” de valores. Em cada um desses casos, você também deve considerar suas despesas adicionais, especialmente se o curso curto estiver no exterior. Então, você também terá que economizar para alojamento, transporte, vistos e outros documentos, alimentos, suprimentos e entretenimento.

Resumindo, cursos livres já ganharam sua fama no setor de educação como sendo maravilhosas oportunidades de aprender sobre milhares de tópicos em um curto período de tempo. Se você decidiu tomar um, o que você precisa fazer é começar sua pesquisa e encontrar o melhor curso live para você. Está a apenas alguns cliques de distância!

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário