Como me vestir para uma entrevista de emprego?

Qual é a melhor roupa para vestir em uma entrevista de emprego? A resposta varia de acordo com o tipo de emprego e empresa para a qual você está entrevistando. Você sempre quer se vestir para causar a melhor impressão, mas a roupa que você escolhe depende se você está entrevistando em uma empresa com um código de vestimenta formal, em uma startup casual ou para um emprego ou estágio informal de verão.

Vestir-se apropriadamente é importante porque o primeiro julgamento de um entrevistador será baseado em sua aparência e no que você está vestindo.

Se você usar um terno para uma entrevista para um conselheiro do acampamento ou uma camiseta para uma entrevista em um banco, isso enviará a mensagem de que você não entende verdadeiramente o que está envolvido no papel.

Descubra o que vestir (e o que não vestir) para entrevistas em cada tipo de empresa:

Como me vestir para uma entrevista de emprego profissional: o básico

Geralmente, uma entrevista de emprego exige que você use trajes profissionais ou de negócios.

Para os homens, isso pode significar um paletó e calças com uma camisa e gravata ou um suéter e abotoar. Para as mulheres, uma blusa e calça social ou um vestido extravagante são adequados.

Você também pode incorporar algumas tendências de estilo moderno em sua roupa. Todos os entrevistados devem levar em consideração a cor ao escolher uma roupa para a entrevista e evitar usar roupas muito brilhantes ou chamativas que possam distrair o gerente de contratação.

Vestimenta para entrevista de emprego: contexto é o mais importante

Os códigos de vestimenta variam. Por exemplo, uma startup de tecnologia no Vale do Silício pode desaprovar alguém que se veste de maneira muito formal, enquanto uma empresa que está listada na Bolsa de Valores pode desaprovar alguém que se veste de maneira muito casual. É importante ter uma noção da cultura corporativa antes de ir para a entrevista, para ter certeza de que seu traje é adequado.

Indústrias diferentes têm expectativas diferentes sobre como os candidatos e funcionários devem se vestir. O código de vestimenta apropriado pode variar muito dependendo da empresa, setor e localização.

No entanto, independentemente do que todos na empresa estão vestindo, é essencial ter um cuidado especial com sua aparência durante uma entrevista de emprego. O candidato de terno e gravata, ou vestido e salto alto, geralmente causará uma impressão muito melhor do que o candidato de jeans e tênis.

Saiba mais sobre o que vestir em uma posição corporativa e o que vestir em uma posição casual mais descontraída. Em ambos os casos, é sempre necessário estar bem arrumado com roupas limpas e sem marcas.

Se você estiver indo para uma entrevista de emprego em uma empresa em um setor tradicional, como finanças, bancos ou seguros, você deve optar por trajes corporativos mais formais. Em geral, isso significa terno e gravata para os homens e terninho ou saia e blusa para as mulheres.

Traje masculino para entrevista de emprego

As melhores roupas para entrevistas para homens no mundo corporativo tendem a ser conservadoras. Os homens devem sempre usar terno. Todas as roupas devem caber bem e estar livres de manchas.

Aqui estão algumas diretrizes para homens que estão entrevistando em cargos corporativos:

Fato em uma cor sólida, como marinho, preto ou cinza escuro

Camisa de manga comprida branca ou na cor combinada com o terno

Cinto de couro

Gravata

Meias escuras e sapatos de couro conservadores

Pouca ou nenhuma joia

Penteado elegante e profissional

Quantidade limitada de loção pós-barba

Unhas bem aparadas

Portfólio ou pasta

Vestimentas para entrevistas

Para entrevistas é importante se vestir bem e escolher as melhores roupas para sua apresentação. (Foto: Monster Philippines)

Traje feminino para entrevista de emprego

Em geral, a moda de entrevista para mulheres em empregos corporativos é mais complicada e variada do que para homens. As opções aumentadas tornam a montagem de um traje de entrevista um pouco mais desafiador para as mulheres do que para os homens. Por exemplo, se você estiver usando um vestido ou saia, você precisa decidir se deve usar meia-calça ou se pernas nuas são aceitáveis.

As mulheres também precisam considerar acessórios para entrevistas e escolher uma bolsa apropriada. As melhores malas de entrevista são aquelas profissionais e grandes o suficiente para caber em um currículo, mas não são chamativas.

Aqui estão os blocos de construção fundamentais do que as mulheres devem vestir para uma entrevista profissional:

Terno marinho, preto ou cinza escuro

Saia do terno logo abaixo ou acima do joelho

Blusa coordenada

Sapatos conservadores

Joias limitadas

Sem brincos muito grandes pendentes ou braços cheios de pulseiras

Nenhuma joia é melhor do que joia barata

Penteado profissional

Meia-calça de cor neutra

Maquiagem leve e uma quantidade limitada de perfume

Unhas limpas e bem cuidadas

Portfólio ou pasta

Traje neutro para entrevista de emprego

Se a maneira como você normalmente se veste não está de acordo com a norma de gênero tradicional, seu traje para entrevista também não deveria. A chave, assim como acontece com trajes específicos para cada gênero, é encontrar roupas elegantes, profissionais e com caimento para a empresa com a qual você está entrevistando.

Como se vestir para uma entrevista de emprego mais casual?

Quando o local de trabalho ou o trabalho é menos formal, o código de vestimenta pode ser mais relaxado. Se você não tiver certeza do que vestir, verifique com a pessoa que marcou a entrevista. No entanto, ainda é importante não se vestir desleixadamente. Saiba mais sobre algumas opções casuais:

Casual de negócios: você pode deixar o terno em casa, mas não tire os jeans ainda. Casual de negócios significa sem jeans, sem tênis e sem roupas que seriam mais apropriadas para a academia ou o clube.

Casual para startups: jeans podem ser adequados para uma entrevista em uma startup, mas certifique-se de que estejam limpos e sem buracos ou costuras irregulares. Você está indo para o estilo, não desleixado – e ainda é uma boa ideia se vestir um pouco mais do que as pessoas que já estão trabalhando lá.

O que vestir quando não houver código de vestimenta: não sabe o que vestir? Quando não há um código de vestimenta real, mantenha-o profissional e opte pelo casual business.

Dicas para criar a melhor impressão na entrevista

Reserve algum tempo para preparar sua roupa de entrevista para ter certeza de que está pronto para causar a melhor impressão.

Bem antes de sua entrevista, certifique-se de ter trajes adequados para a entrevista e que tudo se encaixa corretamente.

Prepare suas roupas na noite anterior, para que você não precise perder tempo preparando-as no dia da entrevista.

Se suas roupas forem apenas lavadas a seco, leve-as à lavanderia logo após a entrevista, para estar preparado para a próxima entrevista.

Lembre-se de engraxar os sapatos na noite anterior.

O que levar para a entrevista de emprego?

Além de preparar seu traje de entrevista na noite anterior, reúna também o que você precisa levar com você:

Localização / direções da entrevista

Nome e número de contato da pessoa com quem você está se reunindo

Identificação

Bloco de notas e caneta

Cópias extras do seu currículo

Lista de três referências

Amostras de trabalho (dependendo do trabalho)

Laptop ou tablet para mostrar seu trabalho (dependendo do trabalho)

Balas de menta com você para usar antes de entrar no prédio

Você pode trazer seu smartphone, mas certifique-se de que ele esteja no modo mudo ou vibrando durante a entrevista. Isso evita o risco de receber um alerta de texto alto e perturbador ou uma chamada telefônica no meio da entrevista.

O que não trazer para a entrevista?

Existem algumas coisas que você não deve trazer para uma entrevista de emprego:

Chiclete

Café ou refrigerante

Se você tem muitos piercings, considere deixar algumas de suas joias em casa (apenas brincos é uma boa regra)

Se possível, cubra as tatuagens

Cuidados antes de uma entrevista de emprego

Conheça a cultura corporativa antes da entrevista. As indústrias tradicionais exigem mais trajes corporativos, enquanto as startups podem achar ternos enfadonhos.

Não importa o que você vista, certifique-se de que parece novo ou bem cuidado. Evite roupas de ginástica ou de exercícios físicos.

Mantenha seu cabelo arrumado e todos os acessórios ou maquiagem discretos.

O entrevistador deve se lembrar de suas habilidades e experiência, não de sua roupa.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário