Os pedidos de benefícios do Seguro Social são processados ​antes do início dos benefícios. Portanto, o mais cedo que você puder aplicar é melhor para obter seu benefício o quanto antes. E você pode, atualmente, fazer a aplicação para a aposentadoria pela internet.

Vamos mostrar também como fazer a aplicação pela internet.

Como solicitar aposentadoria pela internet?

Você pode dar entrada em sua aposentadoria pelo site Meu INSS. Após entrar no site, algumas etapas devem ser seguidas para fazer sua aplicação.

Etapa 1: solicitar a aposentadoria pela internet no INSS

Acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo. Você deve fazer seu login no site para poder usar os serviços disponíveis. Crie seu cadastro usando uma senha segura e suas informações, como solicitado na tela.

Após o login, escolha a opção de Agendamentos/Requerimentos. Clique então em “novo requerimento”.

Clique em “atualizar” e, em seguida, clique em “avançar”.

Pesquise no campo de pesquisa por “aposentadoria” e selecione o serviço de aposentadoria correspondente à sua situação.

Obs.: em algumas situações, poderá ser obrigatório o atendimento presencial para que você possa dar entrada na sua aposentadoria. O site irá te informar, dando também os passos a seguir.

Etapa 2: acompanhar solicitação do benefício

Após fazer o pedido da sua aposentadoria, você deverá acompanhar sua solicitação pelo próprio portal Meu INSS ou pelo aplicativo, na opção de Agendamentos/Requerimentos. Pode demorar alguns dias para a aprovação da aposentadoria, então é bom esperar e ter paciência.

Aposentadoria online

Faça o pedido da sua aposentadoria pela internet para não ter de enfrentar filas. (Foto: Tennessee Department of Treasury)

Quais tipos de aposentadoria posso solicitar pela internet?

Aposentadoria por Tempo de Contribuição, Aposentadoria por Idade, e Aposentadoria por Invalidez podem ser todos solicitados pela internet, usando o Meu INSS. No Caso da aposentadoria por Invalidez, pode ser necessário agendar uma perícia médica para comprovação da invalidez, além da apresentação de documentos que comprovem a situação do segurado.

Documentos para aposentadoria

Às vezes, há solicitações de documentos, incluindo certidões de nascimento originais, certidões de casamento e declarações de impostos. Um agente geralmente entra em contato com você se qualquer esclarecimento ou documentação adicional for necessária. Um agente também informa se você está qualificado para receber mais dinheiro por meio da conta de outra pessoa, como o cônjuge, e se outra pessoa está qualificada para receber benefícios de sua conta.

Depois de preencher sua inscrição e fornecer todas as informações solicitadas, você receberá um recibo para seus registros e um número de confirmação que poderá usar para verificar o status de sua inscrição online após a entrega em um posot de atendimento da Previdência Social. Você também pode fazer o acompanhamento por telefone ou pessoalmente no escritório local da Previdência Social. Dependendo da sua situação e da documentação necessária, sua inscrição pode ser aprovada no mesmo mês em que você se inscreve.

É muito importante já estar acompanhando as suas informações do INSS antes de chegar o momento da sua aposentadoria. Assim, você pode monitorar se há alguma discrepância nas informações fornecidas, e atualizar as informações e dados antes de pedir sua aposentadoria. Isto pode agilizar bastante seu pedido, garantindo que você vai receber seu benefício mais rápido.

Esperamos não ter deixado dúvidas sobre o assunto. Mas caso tenha alguma pergunta, deixe nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)