Como melhorar a segurança e saúde no trabalho?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Melhorar a saúde e a segurança no local de trabalho é fundamental para garantir que seja melhor, mais seguro e produtivo.

Aqui estão dez maneiras de fazer exatamente isso e tornar o espaço profissional um lugar melhor para trabalhar.

1. O ambiente, a segurança e saúde no trabalho

Você deve entender completamente os riscos em seu local de trabalho enquanto estiver no trabalho. Faça uma tentativa consciente de aprender quais situações têm maior potencial para serem perigosas e manter-se longe dessas áreas. Você deve estar sempre alerta para possíveis problemas com máquinas.

Leia também

O trabalho no computador também traz seus próprios riscos de saúde, como a LER, questões posturais, de visão, entre outros problemas. Cuide disso e observe bem.

2. Mantenha uma boa postura no ambiente de trabalho

Para evitar problemas nas costas, se você trabalhar em uma mesa, seus ombros devem se alinhar com os quadris. Para proteger suas costas de se machucar ao pegar as coisas, use a forma correta.

Não torça e incline.

Use equipamentos de segurança e móveis com um bom design ergonômico para que você não precise se estique demais.

3. Faça pausas regularmente no ambiente de trabalho

Quando os trabalhadores não estão alertas ao ambiente porque estão cansados, correm um risco aumentado de ter uma doença ou lesão relacionada ao trabalho. Para ficar fresco no trabalho, faça pausas regulares. Considere agendar seus trabalhos mais difíceis quando chegar ao trabalho pela primeira vez. Você ficará mais alerta.

Saúde e segurança no trabalho

A segurança e a saúde do trabalho combinadas criarão um ambiente de trabalho muito mais agradável e produtivo. (Imagem: GIA)

4. Máquinas e ferramentas e seu uso adequado no trabalho

Nunca tome atalhos quando estiver usando ferramentas e sempre tome as precauções adequadas. A principal causa de lesões no local de trabalho é quando os trabalhadores assumem um atalho no trabalho.

Não use uma ferramenta que não tenha sido projetada especificamente para o trabalho. Sua chance de se machucar no local de trabalho diminui drasticamente quando você usa as ferramentas da maneira certa.

5. Mantenha as saídas de emergência sempre livres

Você precisa acessar as saídas de maneira rápida e fácil quando ocorre uma emergência. O acesso ao desligamento do equipamento também deve ser mantido livre, caso você precise desligá-los rapidamente. Dessa forma, é possível proteger também os recursos e conteúdos da empresa.

6. Faça um bom treinamento em saúde e segurança do trabalho

O treinamento de primeiros socorros é muito importante no local de trabalho. A realidade é que você nunca sabe o que vai acontecer e precisa ter certeza de que pode tratar os problemas.

Garantir que você ofereça treinamento de primeiros socorros possa adicionar um nível de conforto para as empresas e garantir que, se o pior acontecer, você foi o mais longe possível para lidar com isso e com o preparo mais adequado possível.

7. Informe seu supervisor de condições inseguras

Faça questão de contar ao seu supervisor sobre quaisquer riscos ou problemas de segurança e saúde no local de trabalho. Legalmente, eles têm a obrigação de garantir que o ambiente de trabalho para seus funcionários seja seguro. Uma vez informados, eles podem cuidar da condição insegura ou ameaça para a saúde.

8. Sempre que possível, use auxílios mecânicos no trabalho

Mesmo que você queira economizar um pouco de tempo, não tente levantar ou carregar algo muito pesado por conta própria. Reserve alguns momentos extras para usar a empilhadeira, a rampa ou esteira de transporte ou o carrinho de mão. Tentar levantar objetos pesados ​​é uma das principais causas de lesão no local de trabalho.

9. Não beba e trabalhe no ambiente profissional

Álcool e drogas causam cerca de 3% de todas as mortes no local de trabalho. Quando o nível de alerta de um trabalhador, o nível de concentração, o controle motor, a coordenação ou o julgamento são prejudicados, o risco de lesão e morte no trabalho aumenta drasticamente.

10. Faça a gestão do estresse no ambiente de trabalho

Problemas com concentração e depressão estão frequentemente ligados a altos níveis de estresse. Os motivos do estresse incluem conflitos com gerentes ou colegas de trabalho, insegurança no emprego, carga de trabalho pesada e longas horas.

Converse com seu supervisor se estiver passando por altos níveis de estresse no trabalho para encontrar uma solução.

11. Sempre use o equipamento de segurança certo

Você aumenta suas chances de lesão ao não usar o equipamento de segurança correto para o trabalho. Seu trabalho pode exigir equipamentos como uma máscara de cara cheia, luvas, óculos de segurança, capacete, protetores de ouvido ou plugues de ouvido.

Como você cuida da saúde e segurança do trabalho?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário