O que faz um técnico em segurança do trabalho?
Sua equipe de segurança é tão forte quanto seus membros. E enquanto muita atenção é dada aos engenheiros de segurança do trabalho, representantes de segurança e gerentes, ainda há papéis críticos que coletam, geram e analisam dados de segurança.
É aqui que um técnico de saúde e segurança do trabalho é vital para sua equipe.
O que é um técnico de segurança e qual é o papel deles em seu local de trabalho? Continue lendo para descobrir como eles contribuem para sua equipe de segurança.
O que é um técnico em segurança do trabalho?
Um técnico em segurança do trabalho coleta e analisa dados sobre condições de segurança em uma variedade de locais de trabalho. Pense neles como cientista para o local de trabalho – e um elemento essencial da sua equipe de segurança no local de trabalho.
Leia também
Os técnicos trabalham lado a lado com especialistas em segurança para medir, inspecionar e avaliar os riscos de segurança e evitar danos aos trabalhadores. O que os torna únicos de outros membros da sua equipe de saúde e segurança é que eles não apenas observam os riscos – eles testam as condições do local de trabalho.

Os técnicos em segurança do trabalho são profissionais que cuidam da empresa e de seus colaboradores. (Imagem: divulgação)
O que faz um técnico em segurança do trabalho?
As tarefas exatas de um técnico de segurança variam de acordo com o ambiente de trabalho, mas os deveres básicos permanecem constantes: testar ambientes, equipamentos e práticas de trabalho; garantir que todos os empregados tem o treinamento apropriado para estarem naquele ambiente, e que todos estejam utilizando os EPIs e procedimentos adequados.
Um técnico de segurança de minas, por exemplo, é responsável por entrar em minas para testar o fluxo de ar para qualquer acúmulo de gases nocivos. Eles também verificam o status dos equipamentos nas minas para garantir que os mineiros tenham acesso às ferramentas de que precisam e podem funcionar nas minas com segurança.
Em um ambiente de escritório, o papel de um técnico de segurança é um pouco menos técnico e mais mundano. Seu trabalho nesse ambiente é focado fortemente em testes e observação ergonômicos.
Um técnico de segurança no local de trabalho em um canteiro de obras, por outro lado, é responsável por monitorar condições de trabalho mais perigosas. Por exemplo, eles testarão equipamentos para garantir que ele esteja funcionando corretamente e sendo usado corretamente.
Técnico de Segurança vs. Oficial de Segurança
Neste ponto, devemos distinguir entre um técnico de segurança e um oficial de segurança.
Embora ambas as posições compartilham um objetivo comum – mantêm a saúde e segurança do trabalhador ideal – seus papéis em tornar esse objetivo possível são bem diferentes.
Um oficial de segurança é frequentemente o primeiro porto de chamada para todas as coisas relacionadas à segurança. Eles realizam auditorias e inspeções, garantem a conformidade regulatória, aplicam as políticas de segurança, investigam acidentes no local de trabalho e treinam trabalhadores.
Um técnico de segurança tem um papel mais especializado. Um técnico é tipicamente responsável por testar ambientes e condições de trabalho em tempo real, de coletar amostras a testar equipamentos para observar as práticas reais no local de trabalho. Eles compilam relatórios técnicos sobre suas descobertas e ajudam a desenvolver políticas de segurança com base nesses relatórios.
Os dois papéis se sobrepõem à questão do treinamento de trabalhadores. Ambas as posições geralmente contribuem para a educação de segurança do trabalhador. Para um técnico, isso geralmente significa demonstrar a maneira segura de usar equipamentos ou preparar programas de treinamento baseados nos resultados do teste.
Gerenciando sua equipe de segurança do trabalho de forma mais eficaz
Se você é um técnico de saúde e segurança ocupacional, um gerente de segurança, ou qualquer coisa entre, sabemos que sua equipe de segurança precisa trabalhar juntos sem problemas. É por isso que desenvolvemos software de segurança que se adapta às maiores necessidades de segurança, não importa qual seja o seu papel sobre a equipe de segurança.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também

Como escolher uma pós graduação em segurança do trabalho?

12 dicas sobre como se comportar no ambiente de trabalho

13 dinâmicas de grupo divertidas

Engenheiro de cibersegurança, o que faz?