Os estágios não são mais apenas trabalhos pesados. Com o programa certo, você pode desenvolver jovens talentos e estabelecer uma base para o recrutamento de jovens mentes brilhantes para trabalhar em sua empresa. As empresas menores, especialmente, têm a oportunidade de superar os concorrentes maiores, proporcionando aos estagiários oportunidades de desenvolvimento e permanência em contato após a formatura.

Muitas empresas ex-estagiários para se tornarem funcionários em tempo integral várias vezes, inclusive. E as pequenas empresas têm uma grande oportunidade quando se trata de estagiários. Ao desenvolver e trabalhar com estagiários, você pode fomentar o crescimento de um indivíduo inexperiente que pode um dia se tornar um grande player para sua empresa.

O primeiro passo é estabelecer o tipo certo de programa e pagar seus estagiários para garantir que você esteja atraindo talentos que possam contribuir para sua organização. Veja como fazer.

O programa de estagio precisa de um coordenador interno

Ter uma pessoa encarregada de seus estagiários é crucial para construir um programa que incentive os candidatos e garanta que eles aproveitem ao máximo sua experiência. A melhor parte é que, para pequenas empresas, essa posição não precisa ser uma posição separada em tempo integral.

UM programa de estágio pode ser dirigido por até dois ou mais coordenadores que trabalham em tempo integral na empresa. Esses indivíduos contribuem com algumas horas por semana para o programa, e as responsabilidades não impedem suas obrigações de tempo integral.

Os coordenadores de estágio podem criar um programa que garanta que seus estagiários tenham uma experiência de aprendizagem coletiva. Durante o estágio, você pode incluir aulas sobre vários tópicos de negócios, com conselhos de carreira, treinamentos para tornar os estagiários bem-sucedidos em suas funções e ajudá-los a desenvolver habilidades valiosas. Os estagiários devem executar grandes projetos do início ao fim e, assim, obtêm uma experiência de trabalho significativa.

Programa de estágio

Um programa de estágio bem feito contribui para a empresa funcionar aproveitando ao máximo os recursos humanos. (Foto: National Association of Colleges)

Tenha um mentor de estágio para sua empresa

Fornecer um mentor significa dar aos estagiários uma avenida para feedback personalizado sobre assuntos que vão além de seu trabalho. Você deseja fornecer uma experiência de feedback dinâmico para o estagiário, portanto, designar mentores da gerência de nível superior pode não ser a melhor ideia, uma vez que eles provavelmente já estarão recebendo feedback de seu supervisor direto.

Em vez disso, forneça a seus estagiários funcionários de nível júnior para criar um relacionamento descontraído que promova o crescimento e o desenvolvimento profissional. Afinal, se esta é a primeira experiência corporativa de um estagiário, ele pode ter perguntas que não se sentirá à vontade para fazer ao seu gerente.

Estabeleça metas e cargas de trabalho

Definir metas para seus estagiários e revisitar seu progresso ao longo de sua gestão é outra etapa importante no desenvolvimento. Muitas vezes, os estagiários podem trabalhar em dois ou três grandes projetos, dependendo da duração do estágio. A chave é acompanhar seu progresso e garantir que haja um início, meio e fim definidos para seu trabalho.

É muito bom para um estagiário sentir que chegou, começou algo e completou isso, ao contrário de sentir que esteve trabalhando em algo e nunca conseguiu ver até o fim.

Faça do desenvolvimento interno um compromisso diário

Conforme seus estagiários entram no ritmo das coisas, certifique-se de ter alguma estrutura configurada para que eles recebam feedback constantemente e estejam no caminho certo com seus objetivos. Esta é uma etapa importante para fornecer uma experiência personalizada, mas também é crucial para você como proprietário de uma empresa – com o feedback certo, você obterá o tipo certo de trabalho de seu estagiário.

Toda semana, os gerentes podem se reunir para revisar o que cada estagiário está fazendo e desenvolver listas detalhadas de tarefas para a próxima semana. Essas reuniões devem ser exclusivas para gerentes e fornecem uma estrutura básica para que os estagiários não se percam em um ambiente corporativo abstrato.

Embora você possa simplesmente perguntar ao estagiário como está sua carga de trabalho, muitas vezes você vai descobrir que os estagiários estão ansiosos para agradar e não falam quando estão sobrecarregados. A reunião dá uma visão ampla de sua carga de trabalho e impede a empresa de sobrecarregá-los.

Os gerentes também devem ter reuniões individuais semanais com os estagiários para garantir que todos estejam na mesma página.

A maneira como você estrutura seu programa de estágio depende das necessidades de sua empresa. No entanto, um insight importante é garantir que você esteja se comunicando constantemente com os estagiários. Caso contrário, eles podem se afastar de suas responsabilidades e perder de vista seu papel dentro da empresa.

Se os estagiários nunca trabalharam em um ambiente corporativo antes, eles podem não perceber que devem falar sobre o fato de que estão perdidos. Eles podem nem perceber que estão perdidos, que é parte de ser tão jovem.

Mantenha contato com os estagiários

Quando seu estágio chegar ao fim, tente manter pelo menos uma conexão tênue com seus ex-estagiários. Não há como dizer para quais oportunidades eles podem seguir e quais portas podem abrir para você no futuro. Manter contato com estagiários atua como uma rede proativa – ao manter contato, você oferece a oportunidade de se reconectar no futuro.

Claro, outro grande motivo para manter contato com bons estagiários é se você quiser oferecer a eles um cargo de tempo integral depois de se formarem. Um bom programa de estágio funciona como um campo de treinamento para jovens talentos. Você pode filtrar estagiários que não são adequados para sua empresa e descobrir novos talentos que um dia poderão servir à sua empresa em tempo integral.

O que não fazer em um programa de estágio?

Administrar um ótimo programa de estágio envolve tanto evitar más práticas quanto implementar ótimas. Além de práticas ruins óbvias, como dar a seus estagiários tarefas servis que não oferecem nenhuma chance de desenvolvimento, existem algumas outras práticas.

Evite o álcool: seu estagiário pode ter menos de 18 anos. Não o coloque em uma posição em que ele possa se sentir pressionado a beber. Também pode ser uma situação desconfortável para um estagiário que pode pensar que pode ser despedido por beber com colegas de trabalho.

Não ignore um estagiário: os estagiários precisam de orientação. Você não pode esperar que eles falem como um funcionário em tempo integral faria quando há um problema ou eles estão confusos sobre o que precisam fazer. Oferecer muita flexibilidade pode resultar em estagiários que não estão trabalhando em direção às metas que você definiu para eles.

Estruturando seu programa de estágio

Essas dicas e práticas recomendadas são um ponto de partida. A maneira como você configura seu programa de estágio será específica para seu negócio e refletirá os valores de sua organização. É importante promover uma comunicação forte entre seu estagiário e várias fontes, como mentores, gerentes e outros estagiários, e criar uma experiência coletiva em que um estagiário possa sentir que seu trabalho contribuiu para a organização como um todo.

Ao desenvolver mentes jovens brilhantes e estimular talentos em seus estagiários, sua empresa pode reter ótimas pessoas e ser o ponto de partida de carreiras ilustres e bem-sucedidas.

O ideal é criar um programa e ambiente que permite que os estagiários tenham sucesso e prosperem, bem como em seus empregos futuros. Este é obviamente um grande investimento da parte da empresa, mas é assim que muitos dos ex-estagiários serão bem sucedidos.

O outro aspecto que nunca deve ser esquecido é que você pode ter de pagar seus estagiários. Pagar seus estagiários permitirá que você tenha acesso a candidatos talentosos que, de outra forma, nunca se inscreveriam.

Pagar estagiários faz com que se sintam valorizados; faz com que trabalhem mais. Isso permitirá uma maior diversidade quando se trata de contratação, porque se você não está pagando seus estagiários, provavelmente significa que você só vai atrair pessoas cujos pais possam sustentar seus filhos. Se eles forem fazendo um trabalho real para você, você deve pagá-los.

Como vocês prepararam seus programas de estágio? Quais critérios acham mais importantes!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)