O que significa honra ao mérito?

Escrito na categoria "Direitos no emprego" por André M. Coelho.

Honra ao mérito é um termo muito comum em premiações, tanto para quem está participando apenas como uma forma de honraria especial. Existem também diplomas e certificados que podem ter a honra ao mérito como parte integrante. Mas o que significa isso? Vamos entender o termo e seu uso na prática.

O que significa honra ao mérito?

Honra ao mérito é um tipo de homenagem dada a um indivíduo ou organização que teve reconhecimento pela realização de um feito notável. O exemplo mais comum está no meio militar, como heróis de guerra, militares que se destacaram em seus estudos, ou se destacaram no exercer de suas tarefas no dia a dia.

Organizações podem também receber a honra ao mérito, por se destacarem nos seus serviços para a sociedade.

O que significa a palavra mérito?

apesar de mérito ser uma palavra muito bem definida no dicionário, no linguajar popular não há, geralmente, um acordo com o significado da palavra. Peça uma definição a trinta pessoas e você obterá trinta respostas diferentes. Porém, todas elas terão uma linha base, que orienta o devido significado da palavra.

O mérito significa alegar respeito e elogios, excelência, algo que vale a pena. O mérito de alguém justifica uma recompensa, elogio, sendo uma qualidade e/ou ato louvável.

Mérito também pode estar relacionado aos acertos e erros inerentes a uma questão, como uma ação judicial, não obscurecida por detalhes processuais, tecnicismos, sentimentos pessoais, etc.

Mérito também significa ser digno ou merecer algo.

Significado de honra ao mérito

Honra ao mérito é um título ou reconhecimento público a alguém que fez algo notório. (Foto: Kaleydos)

Como medir o mérito?

“Problemático” é como geralmente é descrito ter apenas uma medida quantitativa para a medição de mérito, como o resultado de uma prova ou teste. Mas mais dados podem ser usados para a medição do mérito de um indivíduo. Histórico de comportamento, atitudes e ações, entre outras questões menos objetivas podem também se tornar parte do mérito.

Em universidades e cursos de educação, o mérito é mais fácil de ser medido, já que as provas ajudam na “quantificação” do mérito. Isto, no entanto, não significa que é uma medição simples. Muitas faculdades e cursos avaliam o mérito em diversas questões, levando em consideração também o histórico financeiro dos alunos, por exemplo.

No ambiente de trabalho, diversos sistemas de feedback e avaliação podem ser usados para medir o desempenho de funcionários e assim,

Mérito no ambiente de trabalho

A importância do sistema de mérito em um local de trabalho é fornecer um trabalho de boa qualidade ao público. Quando o mérito é realmente avaliado no processo de contratação ou promoção de pessoal, é criado um local de trabalho honesto, eficaz e produtivo. Os funcionários constroem organizações e o serviço que prestam aos clientes permite que a organização tenha sucesso.

Sem seus funcionários ou clientes, uma organização estaria condenada. Funcionários motivados e felizes são o princípio fundamental do sistema de mérito. Os funcionários que estão satisfeitos com seus empregos são propensos a fornecer um nível mais alto de produtividade (mais trabalho em menos tempo, custando menos dinheiro às organizações), menos probabilidade de pedir demissão (taxas de rotatividade de funcionários baixas ou mais baixas), ótima comunicação para expressar as preocupações do local de trabalho (confiança e conforto entre supervisor e funcionários), pouco ou nenhum abuso dos benefícios / incentivos da empresa, ou seja: pausas para almoço, licença médica, bônus, etc. Resumindo, a administração é responsável por fornecer e definir a atmosfera e os padrões de um local de trabalho que resultem em sucesso.

O sistema de mérito tem sido criticado por levar a comportamentos não cooperativos entre os funcionários, criando conflitos que podem afetar negativamente a produtividade. É baseado na remuneração por desempenho que incentiva a competição entre os funcionários, criando um ambiente competitivo que os coloca em conflito uns com os outros. Isso pode levar a um comportamento indesejado que pode afetar a produtividade. Interromper a unidade da equipe para parecer melhor nas avaliações e nos objetivos pessoais torna-se mais importante do que os objetivos da equipe.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário