O que é perfil LinkedIn?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

O LinkedIn, como a maioria de nós está ciente, é semelhante a um site de redes sociais como o Facebook. Mas o LinkedIn está sendo usado principalmente para o propósito profissional. Esta é uma plataforma que você pode utilizar para mostrar suas habilidades, expertise, educação, experiência, etc.

O que é perfil LinkedIn?

Você pode estar pensando que um currículo também pode fazer essas coisas, mas uma coisa a manter em mente – os currículos não são lançados ou enviados para alguém até que você pessoalmente faça isso. Você pode atualizar seus currículos para sites de trabalho, mas quem os vê? Tenho certeza que não muitas pessoas.

Mas se você atualizar seu perfil no LinkedIn, é provável que o número de pessoas que aumentem. Basicamente, através do vinculado, você pode deixar o mundo do trabalho saber de si mesmo de maneira um pouco detalhada. Então, um perfil de LinkedIn bem escrito entra na sua estratégia para um emprego.

Se os recrutadores aceitam o fato ou não, eles buscam o nome de candidatos antes de contratar apenas para verificar o fundo que é essencial para que eles saibam antes de te contratar. Agora que sabemos o que é o LinkedIn, é essencial saber por que ter um perfil do LinkedIn é tão importante? Vamos ver porque é importante?

Por que criar um perfil campeão no LinkedIn?

Se você quiser se conectar com diferentes profissionais de diversas indústrias, domínios e planos de fundo, é hora de você estar ativo no LinkedIn porque fornece ampla oportunidade para conhecer pessoas que pensam como cuidadas.

Se você quiser permanecer atualizado sobre as tendências contínuas de contratação em diferentes empresas, o LinkedIn irá ajudá-lo em grande medida. As pessoas que estão procurando emprego podem seguir as páginas da empresa no LinkedIn. Ao fazê-lo, eles sempre serão atualizados como e quando a empresa publica quaisquer aberturas.

Perfil no LinkedIn

O perfil do LinkedIn é uma forma de expor seu currículo para mais contratantes e buscar a vaga ideal para seus sonhos. (Imagem: Workspace Digital)

Mantenha o perfil do LinkedIn atualizado

Se o seu perfil for atualizado no LinkedIn, ele também aparecerá na lista de pesquisa do Google. Isso aumenta automaticamente as chances de ser contratado ou pelo menos visualizado. Muitos dos meus amigos receberam várias ofertas de emprego através do LinkedIn porque é fácil e rápido para os recrutadores também.

Ao estar ativo no LinkedIn, você está disponibilizando seu perfil para um público mais amplo. O LinkedIn não está sendo usado apenas na Índia, mas também em grande parte. Então, depois de concluir seu perfil no LinkedIn com a escolha certa de palavras-chave e conteúdo, será visível para eles além das barreiras do país.

O perfil no LinkedIn é uma marca pessoal

Desenvolvendo e mantendo seu perfil atualizado no LinkedIn, você está criando sua própria marca. O LinkedIn vem com recursos como recomendações e endossos. Pessoas que conhecem você e podem ter trabalhado com você também podem escrever um depoimento para você que validam e reforça suas áreas de especialização. Isso torna pouco mais real e interessante. É bom saber sobre uma pessoa que está sendo endossada e elogiada por alguém senior.

Ter um perfil do LinkedIn é como manter seu diário, mas para uso profissional. Sempre que você ganhar um prêmio, realize um projeto ou voluntário uma tarefa, basta atualizar isso no seu perfil do LinkedIn. Ao fazê-lo, você não perderá nenhum dos detalhes importantes que um recrutador deve saber para contratá-lo para uma organização específica.

Além de algum perfil simulado, o LinkedIn parece ser real e autêntico, pois leva todas as informações originais e precisas. Pessoas, envie sua própria foto e atualizam seu próprio profissional e educacional. A maioria de nós usa o LinkedIn para fins profissionais. A menos que e até enviarmos informações corretas, não receberemos nada relevante e não será útil. Daí as pessoas geralmente evitam mencionar detalhes falsos ou informações falsas.

O LinkedIn é uma forma de aperfeiçoar suas informações de currículo

O LinkedIn tem suas próprias limitações de caracteres / palavras. Então, as pessoas não têm a chance de escrever informações desnecessárias e longas, ao contrário de um currículo. Em um currículo, se você ver, não há limite para preencher informações.

Embora sugerem e a maioria dos gerentes de contratação sugerem que não excedam a página do currículo mais de 2 páginas, as pessoas ainda tendem a adicionar informações a um currículo que não é essencial. Daí muitos dos currículos encontram um lugar na lata de lixo. Enquanto o LinkedIn não permitirá que você exceda ainda um único caractere se o limite for além da regra prescrita.

É uma oportunidade para falar sobre você como profissional. Algumas pessoas apenas colam todo o seu perfil no LinkedIn e se atrevem a pensar que o perfil deles é 100% completo, que é uma noção incorreta completamente. A parte resumida do seu LinkedIn não deve ser copiada e colada do seu currículo. Em vez disso, dê algum tempo para pensar.

Pense em como você se apresentaria a alguém. Pense nessas linhas e, consequentemente, atualize seu resumo do LinkedIn. Na seção Experiência, compartilhe os aprendizados que você pode ter acumulado enquanto trabalha em sua empresa atual. Os desafios que você enfrentam, como você o superou, como você adicionou valor a onde você funcionou? Deixe o leitor ver você como profissional.

Pesquisa de emprego ativa pelo LinkedIn

Quando você envia seu currículo para uma empresa, o que você faz normalmente? Você envia o currículo e espere. Mas aqui no LinkedIn, em vez de ser um buscador de emprego passivo, você pode ativar ativamente a empresa ou o gerente de contratação. Sem parecer muito desesperado, você pode acompanhar o recrutador que mostrará que você é um profissional proativo no mundo do trabalho.

Conhecimento e identidade no LinkedIn

LinkedIn, hoje em dia, tornou-se uma plataforma para ganhar e compartilhar conhecimento. É como a troca de conhecimento e valores. Isso lhe dá uma plataforma para conhecer grandes coisas de influenciadores. Eles continuam publicando posts, artigos e muitas coisas mais conhecedoras sobre a indústria. Os jovens profissionais podem colher grandes benefícios de usar o LinkedIn.

LinkedIn é sua própria identidade profissional e uma plataforma para mostrar suas habilidades. Se alguém é um bom escritor, ele / ela pode escrever artigos e postar no LinkedIn. Será visto por muitos, e você nunca sabe uma boa oportunidade em algum lugar pode estar esperando por você. Para uma pessoa que está executando seu próprio negócio, ele / ela pode usar esta plataforma para promover seus produtos ou serviços que sua empresa está oferecendo. Esta plataforma pode ser igualmente usada para anúncio e promoção.

No mundo ocupado de hoje, geralmente não recebemos tempo para rede fisicamente com nossos colegas, colegas e ex-colegas. O LinkedIn oferece a você uma oportunidade para permanecer em contato com seu mundo profissional. E se você não estiver ativo no LinkedIn, você pode perder uma boa oportunidade. Se o gerenciador de contratação não o encontrar na pesquisa do Google, isso dará uma impressão de que você pode não ser experiente em tecnologia e se preocupa menos para se conectar com um mundo de profissionais.

Como você fez seu perfil no LinkedIn? Quais dicas tem para compartilhar com outras pessoas?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário