O que é hostess? Quanto ganha?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Um host ou hostess é o primeiro rosto que um convidado vê quando entra em um restaurante ou balada, e um ótimo host ou hostess pode definir o tom para uma maravilhosa experiência gastronômica. Mas além de alguém que é ótimo em saudação, o que é um host em um restaurante? O que uma hostess faz? E quanto eles são pagos?

Para todas essas informações e mais dicas sobre como ser uma hostess em um restaurante, continue lendo.

O que é hostess?

Uma hostess é a primeira pessoa a conhecer um cliente quando entra em um restaurante ou em uma balada e está no comando da parte inicial da experiência gastronômica ou de entretenimento.

Leia também

Normalmente, apenas os restaurantes de jantar têm hosts, pois suas principais responsabilidades estão em sentar os clientes e gerenciar reservas. Para baladas, o propósito principal é receber as pessoas que estão entrando no local, dando uma primeira impressão e clima do local.

Para ser um ótimo host, uma pessoa deve ser amigável e calorosa e sempre trabalhar para criar a melhor experiência possível.

Existe uma diferença entre host e hostess?

As palavras “host” e “hostess” descrevem o mesmo trabalho em um restaurante ou em uma balada. Normalmente, “host” refere -se a um membro da equipe do sexo masculino, e “hostess” refere-se a uma mulher da equipe. Ambos exercem basicamente as mesmas funções de trabalho.

O que faz um hostess de balada ou restaurante?

As responsabilidades do host e da hostess incluem:

1. Saudar os clientes

Uma saudação calorosa e acolhedora é o primeiro passo para cada cliente que atravessa a porta. Os hosts dizem oi, e recebem o cliente no restaurante ou balada.

O trabalho como hostess ou host

A hostess ou o host são pessoas que recebem e ambientam convidados e clientes em restaurantes e baladas. (Imagem: Grand Hotelier)

2. Fazendo e gerenciando reservas

Fazer reservas e manter um sistema de reserva bem organizado é um dos trabalhos mais importantes de um host. Se eles usam um sistema de reserva on-line ou um livro de reservas de trabalho bom, o host deve ser hábil em manter as reservas organizadas. Às vezes, isso significa também acompanhar os clientes que não apareceram ou receber telefonemas de clientes que estão um pouco atrasados.

3. Gerenciar uma lista de espera

Alguns restaurantes e baladas não fazem reservas e só têm uma lista de espera para o dia limitada. Manter a lista de espera organizada é essencial para que a experiência comece com o pé direito. Isso geralmente envolve obter informações de contato do convidado e entrar em contato com eles quando é hora de se sentar ou entrar na balada.

4. Comunicação de tempos de espera aos clientes

Comunicar tempos de espera precisos aos clientes é uma das tarefas mais consistentes do host. Os clientes tendem a levar esses números a sério; portanto, um tempo de espera mais longo do que o comunicado pode ser prejudicial à experiência e levá-los a desistir e procurar outro lugar para jantar ou para curtir a noite.

5. Gerenciando o gráfico de assentos

O host é responsável por alocar os clientes às mesas e sentá-los na seção correta. Manter um gráfico de assentos bem organizado é essencial para não sobrecarregar um servidor e garantir que o trabalho seja distribuído de maneira justa entre a equipe de garçons. Ficar bom nessa tarefa leva tempo e experiência no restaurante.

Para baladas, o host deve manter um controle de quantas pessoas entraram e saíram da balada, mantendo dentro dos limites para a casa de shows. Outro cuidado é com os assentos disponíveis em baladas com mesas, como shows de comédia, ou o controle das áreas VIP.

6. Distribuindo menus e sentando convidados

Em muitos restaurantes, quando é hora de um convidado se sentar à mesa deles, é o trabalho de um host levá-los até a mesa e garantir que eles tenham menus para começar a ler antes que um servidor assuma o controle.

Em baladas, os hosts distribuem as opções de drinks e bebidas, além de lanches e refeições que podem ser compradas.

7. Limpeza e pedidos para entrega

Às vezes, as tarefas de trabalho de host ou hostess também podem incluir o gerenciamento de pedidos, a limpeza leve ao redor do restaurante (como limpar menus e varrer) e outras tarefas alocadas pela gerência.

Quanto ganha um host ou hostess?

O salário médio de um host ou hostess está entre 1 e 2 salários mínimos, de fato. Dependendo do modelo de gorjeta do restaurante, os hosts também podem ser elegíveis para remunerações extras por turno de trabalho, aumentando o salário recebido.

Como ser hosts ou hostess em um restaurante ou balada?

Se você deseja se tornar um host de um restaurante ou balada, há boas notícias para você. Normalmente, os empregos de host não exigem experiência anterior e são uma ótima maneira de começar no setor. Cursos podem aperfeiçoar suas habilidades, mas não são uma necessidade.

Este é um papel introdutório que o ajudará a ganhar experiência e construir conexões no mundo dos restaurantes. Para encontrar um trabalho de host perto de você, olhe para restaurantes locais, classificados de empregos ou até grupos comunitários do Facebook ou LinkedIn.

Um host desempenha um papel essencial em um restaurante e pode realmente preparar o cenário para uma ótima experiência de convidado. Para obter mais informações sobre a contratação de funcionários e como recrutar uma equipe do Rockstar, consulte este post.

O que acham do trabalho de host ou hostess? Já trabalharam ou trabalham na área? Compartilhem nos comentários sua experi~encia.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário