Perdi minha carteira de trabalho: o que fazer?

Escrito na categoria "Direitos no emprego" por André M. Coelho.

Perder documentos importantes é uma das experiências mais desanimadoras que alguém poderia ter. Quer sejam perdidos, danificados ou roubados, você teria que passar pelo processo de substituí-los. Isso pode ser entediante, especialmente se você não sabe o que fazer. Além disso, você precisará agir rapidamente para proteger suas informações ou evitar que outra pessoa use seus documentos de forma fraudulenta.

No caso da perda da carteira de trabalho, há ainda a dor de cabeça de perder as anotações, que são importantes para garantir uma série de direitos trabalhistas.

O que fazer quando perde a carteira de trabalho: o mais importante

Se seus documentos foram roubados, lembre-se de entrar em contato com a polícia e fazer o registro de um Boletim de Ocorrência. Isso pode não garantir que você os receberá de volta, mas você terá um registro formal em casos de roubo de identidade. Relatar o roubo também ajudará a polícia a rastrear as tendências do crime. Esse tipo de informação ajuda a polícia a evitar que furtos ou fraudes semelhantes voltem a acontecer.

Perdi a carteira de trabalho: veja sua carteira de trabalho digital

Se você perdeu a carteira de trabalho física mas já tem a carteira de trabalho digital, não tem problema: suas informações já estão registradas e você não terá problemas em recuperá-las. Se você ainda não tem sua carteira de trabalho digital, faça o necessário para já registrar sua carteira digital e evitar problemas.

Carteira digital de trabalho

A carteira digital de trabalho pode ajudar a recuperar os dados da sua carteira perdida. (Foto: UOL Economia)

Carteira de trabalho perdida: segunda via

Peça então sua segunda via da carteira de trabalho em uma Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em um Ponto de Atendimento ao Trabalhador, ou em uma unidade do PoupaTempo, UAI, ou centro de atendimento integrado semelhante.

Nestes locais, você deve comparecer com os seguintes documentos:

Você pode optar por tirar uma cópia da carteira de trabalho digital, pelo link que enviamos acima.

Anotações da carteira de trabalho: onde recuperar?

Sua nova carteira de trabalho não terá as anotações dos empregos anteriores. A comprovação da experiência anterior vai precisar de alguns passos simples.

Você pode usar o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) como base para as anotações. Isto pode ser feito em uma unidade de Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, solicitando os dados dos empregos anteriores e pedindo para ser refeito o registro. O prazo de entrega difere de região para região, geralmente demorando até 7 dias.

Caso não existam informações das empresas anteriores nos cadastros citados, o trabalho será um pouco maior. Você precisa procurar o departamento de RH de seus empregos anteriores e solicitar o preenchimento da nova carteira, fornecendo as seguintes informações para o empregador:

A negação do fornecimento das informações pode resultar em ação trabalhista contra o empregador.

E se a empresa não existe mais?

Caso a empresa tenha falido, vá até a Junta Comercial da cidade e obtenha o endereço e nome de quem é responsável pela massa falida da empresa. Este responsável poderá oferecer uma cópia dos documentos e comprovar o exercício da atividade do indivíduo.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário