Massoterapeutas estão cada vez mais presentes nos tratamentos de saúde e beleza. São profissionais que nos proporcionam descanso, relaxamento, ou nos deixam mais belos com técnicas apropriadas aplicadas aos nossos corpos, principalmente músculos. Mas o que exatamente fazem estes profissionais?

O que faz uma massoterapeuta?

Um massoterapeuta ajuda a pessoa a aliviar o estresse, aumentar o relaxamento, melhorar a circulação e obter alívio da dor, massageando e manipulando os tecidos moles do corpo. Eles ajudam a reabilitar lesões através do toque e ajudam no bem-estar geral de um paciente. Podem também atuar em questões estéticas, trabalhando com drenagem linfática, por exemplo.

Quem pode ser massoterapeuta?

Para se tornar um massoterapeuta, uma graduação na área de saúde é geralmente preferida em áreas como medicina, enfermagem, terapia ocupacional ou fisioterapia. Cursos com foco em fisiologia, anatomia, patologia, ética e mecânica do corpo e movimento também podem contribuir para sua formação. Você pode obter um certificado, e quanto mais certificados melhor será para sua carreira.

Descrição do trabalho de um massoterapeuta

Um massoterapeuta presta bem-estar geral a um cliente através de massagem terapêutica nas articulações e músculos dos tecidos moles do corpo. Eles ajudam a aliviar a dor, reabilitam lesões, melhoram a má circulação e ensinam técnicas de relaxamento, além de ajudar a reduzir o estresse por meio da massagem terapêutica.

Eles determinam o tratamento de um cliente, obtendo histórico médico e problemas de dor ou estresse. Eles desenvolvem um curso de ação para ajudar na cicatrização da área de lesão ou problema com base nas informações coletadas e mantêm registros de todos os progressos ou ajustes no tratamento por meio da massagem terapêutica.

Ele ou ela identificaria áreas específicas do corpo para aplicar pressão nas mãos e dedos. Eles avaliam a força muscular, a função e a capacidade articular do paciente, amplitude de movimento e condição dos tecidos moles, a fim de fornecer informações e assistência sobre técnicas úteis, como alongamento, exercícios de reabilitação, melhora postural e / ou relaxamento.

Um massoterapeuta consultaria outros profissionais de saúde, como quiropráticos, médicos, psicólogos ou fisioterapeutas para ajudar no tratamento bem-sucedido de um paciente e encaminhar o cliente, se necessário, para um profissional de saúde especializado. Eles usam ferramentas para auxiliar na terapia, como balanças ou pranchas, balancins, almofadas e equipamentos de hidroterapia, como em banhos ou tanques. Eles usam mesas de tratamento, estacionárias e portáteis, bem como tapetes, lâmpadas de calor, conjuntos de pedras para massagem, compressas frias e quentes e outros equipamentos.

Carreira de massagista

Entenda o que faz um massagista e como este profissional pode atuar para ajudar pessoas nas suas condições. (Foto: Massage Magazine)

Conhecimentos para o massoterapeuta

Eles precisam ter conhecimentos de psicologia, medicina, biologia e atendimento pessoal e ao cliente. Eles precisam da habilidade de falar claramente com os outros e de ouvir atentamente o que lhes está sendo comunicado. Eles precisam ser capazes de coletar e classificar informações e manter documentos ou registros precisos.

Eles devem ser capazes de tomar decisões e resolver problemas, entre outras habilidades. Eles precisam de força dinâmica, firmeza nas mãos, destreza manual e força no tronco nessa ocupação. Um massoterapeuta pode ser encontrado trabalhando em casas particulares, escritórios, hospitais, spas e academias de ginástica.

A carreira de massoterapia é para você?

Se um paciente pede um tratamento relaxante ou ajuda a se recuperar de uma lesão, os massoterapeutas fornecem uma parte importante de seus cuidados de bem-estar. Embora a massagem seja popular agora devido ao movimento natural da saúde e interesse na prevenção, a massagem terapêutica tem suas raízes nas práticas antigas de assistência à saúde.

Os massoterapeutas massageiam e amassam os tecidos moles dos pacientes para tratar condições médicas, lesões ou para manter a saúde. Usando seus conhecimentos de anatomia básica, eles podem avaliar a amplitude de movimento e a condição do tecido para determinar as melhores técnicas a serem usadas.

Conversar com os pacientes com antecedência sobre seus sintomas é tão importante quanto manter a comunicação durante a massagem e manter os registros de saúde posteriormente. Os massoterapeutas aprendem técnicas específicas, como massagem esportiva, reflexologia ou massagem profunda. Eles podem trabalhar por conta própria, em uma prática de reabilitação, em uma clínica de massagem, em um spa ou até mesmo em uma equipe esportiva.

Os massoterapeutas geralmente devem concluir um programa de treinamento, geralmente entre 500-1000 horas de estudo, para desenvolver essas habilidades especializadas.

Tornar-se um massoterapeuta pode ser o primeiro passo em uma carreira na área da saúde. Muitos profissionais de saúde compreendem os benefícios da massagem e incluem esses serviços em seus planos de tratamento. Qualquer que seja a definição escolhida por esses profissionais, suas habilidades são uma adição bem-vinda aos cuidados de seus pacientes.

O que acham desta carreira? Vocês acham que a massoterapia é para vocês?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)