Epidemiologia o que é? Qual o salário?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Os epidemiologistas são cientistas que estudam doenças nas populações de pessoas. Em essência, esses profissionais de saúde pública analisam o que causa surtos de doenças para tratar doenças existentes e impedir futuros surtos. Graças a isso, os epidemiologistas são considerados “detetives de doenças” do mundo da saúde pública.

O artigo a seguir é para os interessados ​​em carreiras em epidemiologia. Perguntas como quais habilidades são necessárias para ter sucesso em uma carreira de epidemiologia, o salário que pode ser esperado, fatores que afetam o salário, as tarefas típicas, os requisitos de epidemiologistas educacionais e os tipos específicos de epidemiologistas são todos explorados neste guia abrangente.

Leia também

Epidemiologia: o que é?

Epidemiologia é o estudo de doenças em determinadas populações. Os epidemiologistas examinam como e onde os surtos de doenças começam, como as doenças são transmitidas entre indivíduos em uma população e como tratar efetivamente essas doenças. As informações coletadas e analisadas por epidemiologistas são então usadas para desenvolver ou melhorar a pesquisa clínica e médica, além de melhorar a assistência médica preventiva. É seguro dizer que inúmeras vidas foram salvas devido ao trabalho de epidemiologistas.

Para se tornar um epidemiologista, um mestrado é o requisito educacional mínimo. O mestrado mais comum é em saúde pública com especialização em epidemiologia; No entanto, o diploma de saúde pública não é um requisito e muitos epidemiologistas obtêm mestrado em outros campos e se especializam em outras áreas. Muitos epidemiologistas têm doutorado e/ou diplomas médicos, especialmente se planejam ensinar no nível pós-secundário ou supervisionar os estudos de pesquisa médica. No nível de graduação, a maioria dos epidemiologistas tem formação em saúde pública, biologia, medicina e estatística. O alto nível de educação exigido e a natureza técnica dos requisitos educacionais para se tornar um epidemiologista são refletidos por um salário médio acima da média nacional.

Carreiras típicas para epidemiologistas giram em torno da realização de pesquisas ou aplicações de informações e conclusões coletadas na pesquisa. Os epidemiologistas que conduzem pesquisas são geralmente empregados por universidades ou em conjunto com organizações governamentais, como os Centros de Controle e Prevenção de Doenças e os Institutos Nacionais de Saúde.

Os epidemiologistas que aplicam o conhecimento obtido a partir de pesquisas geralmente trabalham com governos e organizações locais que abordam diretamente os problemas de saúde pública.

Carreira na epidemiologia

Com a epidemiologia, é possível trabalhar na pesquisa de doenças e diversas outras questões de saúde. (Imagem: Kent)

Como se tornar um epidemiologista?

Coisas boas podem surgir de maus momentos, e o ressurgimento do interesse de se tornar um epidemiologista é um exemplo. Embora não haja requisitos nacionais de licenciamento ou educação oficial para se tornar um epidemiologista, um diploma de mestrado é o padrão de fato, e o estudo deve ocorrer em um campo relevante, como:

Saúde pública

Epidemiologia

Ciência da Saúde

Medicina ou enfermagem

Bioestatística

Administração de saúde

A maioria dos epidemiologistas trabalha com agências governamentais. Um trabalho minoritário considerável em hospitais em geral e em posições de ensino de pesquisa nas universidades. As posições da epidemiologia nesses tipos de lugares tendem a ter pontos de entrada de carreira para aqueles com educação em nível de bacharel em um campo relevante.

Por exemplo, um diploma de bacharel em saúde pública poderia ter um pé na porta do Departamento de Saúde d Município como assistente de programa, e a partir daí o caminho para se tornar um epidemiologista poderia ser tão direto quanto mais dois anos de educação em um mestrado em epidemiologia Program Plus Experience.

A educação é uma obrigação para os epidemiologistas e, como essa é uma profissão que vive literalmente depende, um bom histórico de experiência profissional comprovada também é de vital importância. Os cargos de epidemiologista mais sênior geralmente exigem um nível de doutorado em educação mais anos de experiência relacionada.

Trabalho de um epidemiologista

Os deveres de trabalho de um epidemiologista geralmente giram em torno da coleta de informações médicas e de saúde do campo, pesquisa ou dados históricos, analisando os dados coletados e apresentando os resultados. As descobertas podem ser usadas para desenvolver iniciativas de saúde pública ou descobrir como as doenças se originam, se espalham e podem ser tratadas.

Embora os seres humanos estejam vivendo mais e muitas doenças não estão mais prejudicando a humanidade da maneira que costumavam, os epidemiologistas ainda são importantes hoje. Por exemplo, doenças que foram consideradas anteriormente “extintas” agora estão voltando, como o sarampo.

As tarefas do trabalho diário específicas de um epidemiologista diferem dependendo da organização para a qual trabalham e se elas se concentram principalmente na pesquisa ou na aplicação da pesquisa a questões de saúde pública. No entanto, existem tarefas básicas que se aplicam à maioria dos epidemiologistas, independentemente de sua principal área de foco. As tarefas típicas do trabalho incluem:

Coleta e análise de pesquisas e dados estatísticos. Os dados podem ser históricos, analisados ​​de maneiras não previamente antecipadas ou contemporâneas, adquiridas de um estudo de pesquisa ou ensaio clínico recentemente concluído.

O projeto e a implementação de pesquisas clínicas, ensaios e testes, a fim de tratar problemas de saúde pública e impedir que as doenças se espalhem e se desenvolvam. Gerenciamento ou desenvolvimento de iniciativas de saúde pública com base em novos dados e análises de pesquisa.

Apresentação de descobertas resultantes de programas de pesquisa ou saúde pública a membros do público, do governo e das organizações privadas.

Carreiras e salário em epidemiologia

Vamos então às carreiras e salários médios de cada uma delas no Brasil.

Pesquisadores

Os pesquisadores de pesquisa projetam pesquisas e analisam dados dessas pesquisas. Os tópicos de pesquisas podem variar de opinião pública e educação a pesquisas médicas e científicas. Os pesquisadores de pesquisa também devem ser capazes de transmitir efetivamente suas descobertas.

Salário médio: 6 salários mínimos

Estatístico

Um estatístico coleta, estuda, analisa e apresenta dados, geralmente para ajudar a entender um conceito ou dilema. Áreas de coleta de dados podem incluir qualquer coisa, incluindo pesquisa médica, política e negócios.

Salário médio: 10 salários mínimos

Trabalhador de Saúde

Aqueles em saúde comunitária trabalham com o público em geral, a fim de ensinar comportamentos saudáveis ​​e implementar estratégias de saúde pública. Os deveres geralmente incluem coleta e análise de dados relacionados à saúde, bem como a implementação de programas de bem -estar comunitário.

Salário médio: 5 salários mínimos

O potencial de crescimento dos epidemiologistas depende não apenas das preocupações orçamentárias dos governos estaduais e locais e da área de especialização, mas também da localização geográfica da posição.

Escolhendo uma carreira em epidemiologia

Ao decidir sobre uma carreira em epidemiologia, há perguntas que você pode se perguntar para decidir qual trabalho de epidemiologia específico é adequado para você. Os fatores a serem considerados incluem seus gostos, desgostos, pontos fortes, fraquezas e traços de personalidade.

Pergunta 1: Você gosta de trabalhar em estreita colaboração com os membros da comunidade?

Pergunta 2: Você gosta de ensinar?

Pergunta 3: Você gosta de ensinar em um ambiente acadêmico?

Pergunta 4: Você gosta de estar envolvido em pesquisas médicas?

Pergunta 5: Você gosta de trabalhar com animais?

Pergunta 6: Você gosta de trabalhar no campo?

Pergunta 7: Você gosta de gerenciar os outros?

Pergunta 8: Você gosta de pesquisas médicas que lidam com produtos farmacêuticos?

Pergunta 9: Você gosta de biologia molecular?

Pergunta 10: Você trabalha com doenças e surtos de doenças

Pergunta 11: Você gosta de trabalhar para salvar vidas em caso de desastre?

Pergunta 12: Você gosta de trabalhar para evitar doenças e aplicar pesquisas a problemas cotidianos?

Se as perguntas 1 e 2 se aplicarem: epidemiologista em um centro de saúde local

Se as perguntas 2 e 3 se aplicarem: Professor/PhD epidemiologista

Se as perguntas 5 e 6 se aplicam: epidemiologista veterinário

Se as perguntas 4 e 8 se aplicarem: epidemiologista farmacêutico

Se as perguntas 4 e 9 se aplicarem: Epidemiologista molecular

Se as perguntas 6 e 11 se aplicam: epidemiologista de desastre

Se a pergunta 7 se aplicar: epidemiologista de supervisão

Se as perguntas 6 e 10 se aplicam: epidemiologista de controle de infecção

Se as perguntas 1 e 12 se aplicarem: epidemiologista aplicado

Outras carreiras interessantes em epidemiologia

A epidemiologia é uma carreira muito importante. No entanto, existe a ideia geral de que os epidemiologistas são estatísticos que trabalham em um escritório do governo que trocam números para encontrar padrões em problemas relacionados à saúde.

Como muitas outras profissões, o que um epidemiologista faz é na verdade muito mais variado do que o que alguém poderia pensar. Embora a análise de estatísticas e dados de pesquisa seja uma grande parte do trabalho diário, as tarefas reais podem variar bastante.

O que acham da carreira do epidemiologista? Voc~es seguiriam este caminho? Compartilhem nos comentários sua experiência e opinião!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário