O que é gerentologia? O que faz?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

O campo da saúde está passando por uma escassez de enfermeiros e médicos à medida que mais profissionais médicos se aposentam e a população. Como resultado, a especialidade da gerontologia está vendo uma demanda crescente por enfermeiros qualificados e profissionais de saúde.

O que é gerontologia?

A gerontologia abrange o estudo das características mentais, físicas e sociais dos idosos e como esses fatores são impactados pelo processo de envelhecimento. Em relação à assistência médica, a gerontologia consiste em fornecer tratamento médico e oferecer estratégias para prevenção de doenças a idosos.

Leia também

Indivíduos interessados ​​em seguir uma carreira na área médica e trabalhar com a população idosa podem considerar a matrícula em um programa de bacharelado em estudos gerais com concentração em saúde, que inclui um foco profissional de exploração em gerontologia. Ao se formar em saúde, os indivíduos podem dar o primeiro passo na busca de uma variedade de carreiras de gerontologia.

A gerontologia na prática

A população idosa no Brasil está aumentando. À medida que o número de adultos mais velhos continua a crescer, a necessidade de profissionais no campo da gerontologia para fornecer atenção médica adequada continuará a crescer também.

Como a gerontologia está focada no processo de envelhecimento, os profissionais de uma variedade de indústrias e ocupações contribuem para o campo por meio de pesquisa, administração e prática. A gerontologia afeta muitas disciplinas, incluindo serviço social, fisiologia, saúde pública, política, psicologia e ciências sociais. Os indivíduos podem seguir carreiras de gerontologia em qualquer um desses campos.

É provável que os graduados em gerontologia encontrem empregos em hospitais, lares de idosos, centros de reabilitação e casas dos pacientes. No entanto, o local do trabalho dependerá da ocupação específica que eles decidem seguir.

Definindo a gerontologia

A gerontologia envolve os cuidados com os idosos, melhorando a qualidade de vida desses cidadãos. (Imagem: Maryville University)

Carreiras para quem faz o curso de gerontologia

Procurar um diploma em saúde – especificamente, a gerontologia – pode levar a uma ampla variedade de opções de carreira. As quatro oportunidades de emprego a seguir são possíveis carreiras de gerontologia:

1. Terapeuta ocupacional

Os terapeutas ocupacionais profissionais avaliam as necessidades de recuperação de pacientes com certas condições médicas ou deficiências ou aquelas que sofreram ferimentos graves. Os terapeutas ocupacionais ajudam os idosos a manter a independência, melhorando sua capacidade de concluir tarefas essenciais. Eles também ajudam na recuperação de condições relacionadas ao envelhecimento, como acidente vascular cerebral e artrite.

2. Assistente Social Geriátrico

Profissionais nesse campo ajudam os pacientes idosos a transferir de volta para suas casas de hospitais ou instalações de atendimento ambulatorial. Eles também podem fornecer terapia para adultos mais velhos que enfrentam problemas de saúde mental relacionados às suas condições médicas.

3. Educadores de saúde e profissionais de saúde comunitária

Os gerontologistas que trabalham nessas funções relacionadas fornecem recursos educacionais e estratégias de melhoria da saúde para adultos mais velhos em suas comunidades. Os educadores de saúde hospedam eventos da comunidade e desenvolvem materiais educacionais, enquanto os profissionais de saúde comunitam programas de divulgação e facilitam o acesso a serviços de saúde.

4; Enfermeira de gerontologia

Os enfermeiros registrados (RNs) podem optar por se especializar em cuidar de pacientes idosos. Embora nem todos os enfermeiros registrados cuidem de idosos, alguns podem optar por buscar a certificação que lhes permita prestar atendimento ao paciente especificamente à população idosa. Os enfermeiros de gerontologia se concentram no tratamento de condições médicas que afetam idosos, como lesões, questões de mobilidade ou doenças cardíacas.

Salário e perspectivas de emprego para carreiras de gerontologia

Os profissionais de salários específicos ganham nessas quatro carreiras de gerontologia variarão de acordo com sua educação, nível de experiência, localização geográfica, local de trabalho e outros fatores.

1. Terapeuta ocupacional

Os profissionais deste campo devem começar obtendo um diploma de bacharel. Os terapeutas ocupacionais normalmente precisam obter um mestrado, realizar trabalhos de campo, passar em um exame nacional e ficar licenciados antes que possam praticar.

Os salários aqui começam entre 2 e 3 salários mínimos, podendo dobrar com novas especializações.

2. Assistente Social Geriátrico

Os assistentes sociais profissionais podem começar obtendo seu diploma de bacharel em serviço social ou um campo relacionado. Os indivíduos podem optar por buscar um mestrado, necessário para se tornar um assistente social clínico. Os assistentes sociais clínicos e não clínicos geralmente precisam ser licenciados para praticar.

O salário começa entre 1 e 2 salários mínimos. Com especializações e mais experiência, o salário pode dobrar ao longo do tempo.

3. Educadores de saúde e profissionais de saúde comunitária

Esses profissionais podem trabalhar especificamente como gerontologistas. Eles devem começar ganhando um diploma de bacharel. Alguns empregadores exigem certificação, como a credencial especializada em educação em saúde certificada.

O salário para estes profissionais está entre 1 e 2 salários mínimos, com possibilidade de dobrar com especializações e mais tempo de trabalho.

4. Enfermeira de gerontologia

Os enfermeiros precisam obter um diploma de bacharel para começar seu trabalho na gerontologia. O salário médio nessa área é de 3 salários mínimos, aumentando com as especializações. Com o trabalho em grandes empresas, como hospitais, o salário poderá mais do que dobrar.

Como planejar sua carreira em gerontologia?

Indivíduos interessados ​​em contribuir para o campo da saúde, prestando atendimento a idosos, podem considerar seguir uma carreira de gerontologia. Profissionais em vários campos e indústrias cuidam do bem-estar médico, social, emocional e físico da população envelhecida do país.

As pessoas que atualmente estão trabalhando em serviço social, saúde, enfermagem ou terapia já têm as habilidades e a experiência necessárias para fazer a transição para o campo da gerontologia. Os alunos que estão iniciando suas jornadas educacionais têm uma variedade de opções de carreira de gerontologia disponíveis para eles.

Aqueles que estão interessados ​​em obter um diploma de bacharel on -line em estudos gerais com concentração em saúde podem analisar o programa de universidade. Os cursos relacionados à gerontologia no currículo incluem envelhecimento e adaptação fisiológica, exercícios e reabilitação nos cuidados de Alzheimer e Demência e a mudança de envelhecimento em uma sociedade multicultural.

Se você estiver interessado em seguir uma carreira de gerontologia, descubra mais sobre como o Bacharel de Artes on -line em estudos gerais, com concentração no diploma de saúde, com um foco profissional de exploração em gerontologia, pode ajudá-lo a trabalhar em direção aos seus objetivos profissionais.

O que acham da carreira em gerontologia? Vocês seguiriam esta carreira?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário