Um despachante de veículos é o intermediário entre o motorista e a burocracia envolvida com o DETRAN brasileiro. Os despachantes eliminam a necessidade de os consumidores buscarem todas as leis e especificidades burocráticas. Os clientes chegam com suas demandas para os despachantes e eles irão atender às necessidades do cliente, cobrando um preço por isso. Mas como se tornar um despachante?

Como virar despachante de veículos?

O despachante é um estudante de burocracia. Pode parecer fácil, mas não é.

Um despachante deve estudar muito sobre leis de trânsito, principalmente as leis e questões específicas do estado e da cidade onde estiver trabalhando.

Depois desses estudos, o despachante deve procurar um concurso para despachante do DETRAN. Os editais saem com uma certa frequência, e neles estão as matérias que devem ser estudadas além da burocracia. O concurso é realizado, geralmente, uma vez por ano.

O que é preciso para ser despachante após o concurso?

Assim que for aprovado em um concurso do DETRAN, o despachante deve procurar os cursos oferecidos pelo DETRAN. Estes cursos terão mais a adicionar ao seu conhecimento de burocracia para exercer o trabalho. Vale lembrar que o concurso só exige o ensino médio completo, mas é recomendável dar continuidade aos seus estudos na área do direito.

Se tornando um despachante

O despachante pode ajudar a obter documentos para seus veículos. (Foto: Exame)

Como abrir um escritório de despachante?

Após fazer o concurso, muitos procuram associações e sindicatos de despachantes para se filiarem. Não é obrigatório, mas é um bom caminho para criar uma rede de contatos e indicações.

Você deve seguir então com os procedimentos tradicionais de abertura de uma empresa: fazer um plano de negócios, encontrar um lugar físico para a empresa, abrir seu CNPJ, e conseguir o alvará de funcionamento.

Quais são os tipos de despachantes?

Um despachante de veículos deve procurar se especializar em mais áreas. Afinal, não existem apenas despachantes para veículos. A burocracia é presente em todas as áreas brasileiras, e pode ser uma luz no fim do túnel para muitas pessoas ter um profissional para cuidar das documentações.

Despachante documentalista

Um despachante documentalista se especializa em lidar com documentos, não apenas documentos de veículos. Documentos relacionados com heranças, documentos municipais, estaduais e federais, documentos de famílias, documentos de imóveis e mais. O despachante tem o conhecimento e os meios para facilitar a obtenção, regularização e todos outros detalhes destes documentos.

Despachantes aduaneiros

Encomendas enviadas para fora do Brasil e recebidas de fora do Brasil podem necessitar de um trabalho com documentos. Muitos itens podem ter isenções fiscais, podem ser mais fáceis de importar em um estado do que outro, podem ter de pagar um imposto menor do que outro estado, e por aí vai. O despachante tem estes detalhes em mente. De bônus, despachantes aduaneiros podem conhecer também sobre documentações relacionadas à viagens e comércio exterior.

Redes e publicidade para despachantes

Crie uma rede de concessionárias, empresas, e outros lugares onde os serviços de despachantes podem ser necessários. Crie bons relacionamentos com os clientes. Os concessionários geralmente desfrutam do rápido processo de vendas de trabalhar com despachantes. Se conseguir atrair clientes, é provável que haja muitos revendedores e outras empresas que desejam trabalhar com você. Determine como você conseguirá novos clientes e implemente um programa de referência para que eles se sintam bem em enviar familiares e amigos para você.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)