O cartão do cidadão é um documento que garante o acesso e saque a certos direitos do cidadão brasileiro, tais como o Seguro Desemprego e FGTS. Além de saber os benefícios que o cartão cidadão pode te ajudar a sacar, é preciso saber como e onde fazer esse cartão. Vamos explicar tudo nesse guia completo do cartão do cidadão para vocês.

O que é o cartão do cidadão e o que pode ser feito com ele?

O Cartão do Cidadão é um cartão fornecido pela CAIXA para acessar os serviços dos benefícios sociais e trabalhistas, tais como Seguro Desemprego, PIS/PASEP, FGTS, Bolsa Família entre outros. Pode ser usado em canais de pagamento autorizados pela CAIXA em qualquer lugar do Brasil.

Quem pode fazer o Cartão do Cidadão?

Podem fazer o Cartão do Cidadão:

Cidadãos que podem receber ou já recebem o abono salarial (PIS/PASEP)

Cidadãos que podem receber ou já recebem o Seguro Desemprego, Auxílio Doença ou qualquer outro benefício social

Cidadãos de carteira assinada que tem direito ao FGTS

Não podem fazer o cartão do cidadão aqueles que já tem algum cartão de outro programa social, como o Bolsa Família, ou outro cartão que pague o benefício em dinheiro e tenha a mesma função.

Como fazer o Cartão do Cidadão?

O Cartão do Cidadão é gratuito e pode ser feito pelo telefone ou em uma agência da CAIX, chegando em até 15 dias na sua casa.

Por telefone, o interessado deve ligar para o número 0800-726-0207 e selecionar a opção cartão social, tendo em mãos o número do PIS, que está na carteira de trabalho. O atendimento só é realizado em dias de semana e no horário comercial, de 10 h às 16 h.

Em agências da CAIXA, você precisa dos seguintes documentos:

RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Identidade Militar, Documento de Identificação Profissional, carteira funcional, passaporte ou qualquer outro documento de identidade com foto

Carteira de trabalho

Carteira de Identidade de Estrangeiros e Passaporte

Comprovante de endereço

Basta chegar na agência e conversar com um gerente para fazer seu Cartão do Cidadão.

Cartão cidadão.

Conheça os usos e detalhes do cartão cidadão para entender as vantagens que ele traz. (Foto: Veja)

Onde desbloquear o Cartão do Cidadão?

O desbloqueio pode ser realizado pelo telefone, em uma agência da CAIXA ou em casas lotéricas.

Para desbloquear pelo telefone, ligue para o número 0800-726-0207, selecione a opção cartão social e cadastramento de senha. Guarde a senha para não perdê-la. Ligue apenas no horário comercial em dias de semana, de 10 h às 16 h. A ligação também é necessária para autorizar o cadastramento de senha antes de ir para a lotérica.

Para desbloquear em uma agência da CAIXA ou em uma lotérica, vá até o local de sua escolha com um documento de identidade com CPF e sua Carteira de Trabalho. Preencha o termo de responsabilidade presente no site da CAIXA e leve com você.

Onde usar o Cartão do Cidadão?

O Cartão do Cidadão, após o cadastro da senha, estará liberado para ser utilizado em qualquer agência da CAIXA, em pontos de auto atendimento, em lotéricas e em correspondentes CAIXA Aqui. Vale lembrar que o Cartão do Cidadão não é como um cartão de crédito ou débito que pode ser usado em qualquer lugar.

Ficou alguma dúvida sobre o cartão do cidadão? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)