Estágio em direito: o que colocar no currículo?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Conseguir a inspiração para escrever um currículo incrível pode ser difícil. Você pode querer adaptá-lo para se encaixar em uma descrição específica do trabalho. Ou talvez você esteja tendo dificuldade em decidir quais experiências de trabalho para incluir. Tudo o que vai para criar um resumo de estágio de direito perfeito pode levar horas, dias, até semanas.

Todo esse trabalho para um empregador leva uma passada de olho. Estudos mostram que os empregadores só gastam cerca de 5-7 segundos olhando para um único currículo. Nenhuma pressão qualquer coisa sobre você, mas isso deixa você com cerca de 6 segundos para causar uma impressão.

Agora, respire fundo. Vamos descobrir exatamente o que você precisa em seu currículo para um estágio de direito.

Experiência relevante e habilidades no currículo para estágio de direito

Certifique-se de que os trabalhos, experiência e elogios que você inclua são relevantes para a posição que você está solicitando.

Este é um ótimo momento para também palavras-chave da descrição do trabalho. Por exemplo, se eles estão procurando alguém com experiência em documentos legais, certifique-se de listar isso na seção de habilidades do seu currículo.

Conquistas quantificáveis para currículo de estagiário em direito

Suas realizações no local de trabalho contam a história do valor único que você traz para uma organização. Fique longe de descrições secas de tarefas. Use números para ajudar a contextualizar suas conquistas.

Essas informações facilitam para softwares de rastreamento de candidatos. Um sistema de rastreamento do candidato é um software que os empregadores usam para coletar, digitalizar, organizar e classificar aplicativos. A chave para obter o seu currículo passado por um sistema assim e nas mãos dos gerentes de contratação é o uso inteligente de palavras-chave.

Formatação impecável no currículo de direito

Formatando um currículo para que pareça profissional e atraente seja importante. Com modelos de currículo diferentes, você pode montar um currículo moderno em menos de 10 minutos. Basta escolher um modelo de currículo que se adapte ao seu estilo, responda a algumas perguntas sobre o seu histórico, e você terá um currículo que vai passar a agregar e facilitar sua contratação.

Estágio em direito

Consiga o seu estágio em direito com um bom currículo, preenchido com informações essenciais para facilitar sua contratação. (Imagem: ABA for Law Students)

Informações de contato ao seu estágio de currículo de direito

Seu nome deve ser o maior texto na página e estar ou perto do topo do documento.

Seu endereço não precisa incluir seu nome de rua ou número de casa – listando sua cidade e o estado funciona bem.

Seu endereço de email deve ser profissional, mas não seu endereço de e-mail atual. Não é uma boa aparência para usar seu email de trabalho para projetos pessoais (busca de emprego).

Sua mídia social pode ser incluída se você tiver uma página de LinkedIn ou outra página de mídia social que apresenta seu conjunto de habilidades relevante.

Seções do currículo em estágio de direito

Vamos falar sobre as diferentes seções do currículo:

1. Educação

Sua seção de educação de currículo deve incluir:

Subseções opcionais para sua seção de educação incluem:

Outras dicas a considerar ao escrever sua seção de educação incluem:

Se você é um graduado recente, você pode optar por colocar sua seção de educação acima da seção da sua experiência

Quanto mais experiência de trabalho você recebe, a sua seção de educação mais curta deve ser

Liste sua educação na ordem cronológica reversa, com seus graus mais recentes e de alta classificação

Se você ainda não se formou, pode incluir “data de formatura esperada” à entrada para essa escola

2. Habilidades

Em seguida, crie uma seção de habilidades de estágio de direito no seu currículo. A seção de habilidades do seu currículo deve incluir as palavras-chave mais importantes da descrição do trabalho, contanto que você realmente tenha essas habilidades. Se você ainda não iniciou sua pesquisa de emprego, você pode olhar sobre currículos para ter uma ideia de quais habilidades são as mais importantes.

Aqui estão algumas dicas para ter em mente ao escrever a seção de habilidades do seu currículo:

Inclua 6-12 habilidades, em forma de pontos. Listar principalmente habilidades de gestão, habilidades interpessoais.

Enfatize as habilidades que são mais importantes para o trabalho

Habilidades de gestão são geralmente mais importantes para contratar gerentes porque se relacionam com o conhecimento no trabalho e experiência específica com uma determinada tecnologia ou processo. Habilidades básicas também são valiosas, como são altamente transferíveis e fazem de você uma grande pessoa para trabalhar ao lado, mas são impossíveis de provar um currículo.

3. Experiências

A parte mais importante de qualquer currículo é a seção de experiência. Recrutadores e gerentes de contratação Esperam ver sua experiência listada na ordem cronológica reversa, o que significa que você deve começar com sua experiência mais recente e depois trabalhar para trás.

Não basta listar suas tarefas abaixo de cada entrada de emprego. Em vez disso, certifique-se de que a maioria dos seus pontos de bala discutam conquistas impressionantes de suas posições passadas. Sempre que puder, use números para contextualizar suas conquistas para o gerenciador de contratação, lendo seu currículo.

Tudo bem se você não pode incluir porcentagens exatas ou números. Principalmente estagiários, o legal aqui é listar projetos, grupos, e demais experiências das quais participa no ambiente profissional.

Mais importante, certifique-se de que a experiência que você incluir é relevante para o trabalho que você está solicitando. Use a descrição do trabalho para garantir que cada ponto de bala no seu currículo seja apropriado e útil.

4. Certificações

As certificações podem ser uma ferramenta poderosa para mostrar aos empregadores que você conhece suas coisas. Se você tiver alguma dessas certificações, coloque-as no seu resumo de estágio de direito. Cursos, workshops, seminários, e outros eventos conta bastante aqui.

5. Declaração

Finalmente, adicione uma declaração resumida ou objetiva; Uma declaração de resumo de currículo é uma série de 1-3 sentenças no topo do seu currículo que resume rapidamente quem você é e o que você tem para oferecer. Nesta seção, inclua seu cargo, anos de experiência (se for 3+), e uma realização impressionante, se você tiver espaço para isso. Para estágios, inclua suas intenções, e não minta no currículo.

Lembre-se de lidar com habilidades e experiências que são enfatizadas na descrição do trabalho.

Como você fez seu currículo para um estágio de direito? Quais sugestões tem para outras pessoas?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário