Engenharia nuclear: o que faz? Como é o curso?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

A seguir, tudo o que você precisa saber sobre uma carreira como engenheiro nuclear com muitos detalhes. Como primeiro passo, dê uma olhada em alguns dos trabalhos a seguir, que são empregos reais com empregadores reais.

Você poderá ver os requisitos de carreira de emprego muito reais para os empregadores que estão contratando ativamente.

Engenharia nuclear: resumo da carreira

Os engenheiros nucleares pesquisam e desenvolvem os processos, instrumentos e sistemas usados ​​para derivar benefícios da energia e radiação nuclear.

Os engenheiros nucleares geralmente trabalham em escritórios; No entanto, o cenário de trabalho deles varia com o setor em que eles são empregados. A maioria dos engenheiros nucleares trabalha em tempo integral.

Leia também

Os engenheiros nucleares devem ter um diploma de bacharel em engenharia nuclear. Os empregadores também valorizam a experiência, que pode ser obtida por meio de programas de engenharia de educação cooperativa.

Engenharia nuclear: o que faz?

Os engenheiros nucleares pesquisam e desenvolvem os processos, instrumentos e sistemas usados ​​para derivar benefícios da energia e radiação nuclear. Muitos desses engenheiros encontram usos industriais e médicos para materiais radioativos – por exemplo, em equipamentos usados ​​no diagnóstico e tratamento médico. Muitos outros são especializados no desenvolvimento de fontes de energia nuclear para navios ou espaçonaves.

Deveres de engenheiros nucleares

Os engenheiros nucleares geralmente fazem o seguinte:

Projetar ou desenvolver equipamentos nucleares, como núcleos de reator, blindagem de radiação e instrumentação associada

Atividades diretas de operação ou manutenção de usinas nucleares operacionais para garantir que atendam aos padrões de segurança

Escrever instruções operacionais a serem usadas na operação de usinas nucleares ou no manuseio e descarte de resíduos nucleares

Monitorar as operações da instalação nuclear para identificar qualquer projeto, construção ou operação que viole os regulamentos e leis de segurança

Realizar experimentos para testar se os métodos de uso de material nuclear, recuperar combustível nuclear ou descartar resíduos nucleares são aceitáveis

Tomar ações corretivas ou encomende os desligamentos da planta em emergências

Examinar acidentes nucleares e colete dados que podem ser usados ​​para projetar medidas preventivas

Além disso, os engenheiros nucleares estão na vanguarda do desenvolvimento de usos de material nuclear para dispositivos de imagem médica, como scanners de tomografia por emissão de pósitrons (PET). Eles também podem desenvolver ou projetar ciclotrons, que produzem um feixe de alta energia que o setor de saúde usa para tratar tumores cancerígenos.

Trabalho na engenharia nuclear

O engenheiro nuclear é um profissional com boa remuneração no mercado, muito procurado em áreas como produção de energia e saúde. (Imagem: State Community College)

Ambiente de trabalho para engenheiros nucleares

Os maiores empregadores de engenheiros nucleares são os seguintes:

Governo Federal

Serviços científicos de pesquisa e desenvolvimento

Fabricação

Serviços de engenharia

Empresas de energia

Empresas na área de saúde

Os engenheiros nucleares geralmente trabalham em escritórios. No entanto, o cenário de trabalho deles varia com o setor em que eles são empregados. Por exemplo, aqueles empregados em geração de energia e fornecimento de trabalho em usinas de energia. Muitos trabalham para o governo federal e para empresas de consultoria.

Os engenheiros nucleares trabalham com outras pessoas, incluindo engenheiros mecânicos e engenheiros elétricos, e devem ser capazes de incorporar sistemas projetados por esses engenheiros em seus próprios projetos.

A maioria dos engenheiros nucleares trabalha em período integral e alguns trabalham mais de 40 horas por semana. Seus horários podem variar com as indústrias em que trabalham.

Engenharia nuclear: curso e grade curricular

Os engenheiros nucleares devem ter um diploma de bacharel em engenharia nuclear ou um campo de engenharia relacionado. Os empregadores também valorizam a experiência, que pode ser obtida por meio de programas de engenharia de educação cooperativa.

Os empregos de engenharia nuclear de nível básico na indústria privada exigem um diploma de bacharel. Alguns empregos de engenharia nuclear de nível básico podem exigir pelo menos um mestrado ou até um doutorado.

Os alunos interessados ​​em estudar engenharia nuclear devem fazer cursos de matemática no ensino médio, como álgebra, trigonometria e cálculo; e ciência, como biologia, química e física.

Os programas de diploma de bacharel consistem em estudos de sala de aula, laboratório e campo em assuntos como princípios de matemática e engenharia. A maioria das faculdades e universidades oferece programas de educação cooperativa nos quais os alunos ganham experiência profissional enquanto concluem sua educação.

Algumas universidades oferecem programas de 5 anos que levam a um diploma de bacharel e mestrado. Uma pós -graduação permite que um engenheiro trabalhe como instrutor de uma universidade ou se envolva em pesquisa e desenvolvimento. Alguns planos de educação cooperativa de 5 anos ou até 6 anos combinam estudos em sala de aula com o trabalho, permitindo que os alunos ganhem experiência e financiem parte de sua educação.

Mestrado e Ph.D. tem programas consistem em esforços de sala de aula, laboratório e pesquisa em áreas de princípios avançados de matemática e engenharia. Esses programas exigem a conclusão bem -sucedida de um estudo de pesquisa, geralmente conduzido em conjunto com um professor, em uma bolsa de governo ou pesquisa privada.

Qualidades importantes para engenheiros nucleares

Habilidades analíticas. Os engenheiros nucleares devem identificar elementos de projeto para ajudar a construir instalações e equipamentos que produzem material necessário para várias indústrias.

Habilidades de comunicação. O trabalho dos engenheiros nucleares depende muito de sua capacidade de trabalhar com outros engenheiros e técnicos. Eles devem se comunicar efetivamente, tanto por escrito quanto pessoalmente.

Orientados para detalhes. Os engenheiros nucleares supervisionam a operação de instalações nucleares. Eles devem prestar muita atenção ao que está acontecendo o tempo todo e garantir que as operações cumpram todos os regulamentos e leis referentes à segurança dos trabalhadores e ao meio ambiente.

Habilidades de pensamento lógico. Os engenheiros nucleares projetam sistemas complexos. Portanto, eles devem solicitar informações de maneira lógica e clara para que outros possam seguir suas informações e instruções escritas.

Habilidades matemáticas. Os engenheiros nucleares usam os princípios de cálculo, trigonometria e outros tópicos avançados em matemática para análise, design e solução de problemas em seu trabalho.

Habilidades para resolver problemas. Devido ao risco representado por materiais nucleares e por acidentes nas instalações, os engenheiros nucleares devem antecipar problemas antes que ocorram e proteger contra eles.

Treinamento de engenheiros nucleares

Um engenheiro nuclear recém-contratado em uma usina nuclear geralmente deve concluir o treinamento no local, em áreas como procedimentos de segurança, práticas e regulamentos, antes de poder trabalhar de forma independente. O treinamento dura de 6 semanas a 3 meses, dependendo do empregador. Além disso, esses engenheiros devem passar por treinamento contínuo todos os anos para manter seus conhecimentos, habilidades e habilidades atualizadas com leis, regulamentos e procedimentos de segurança.

Avanço para engenheiros nucleares

Novos engenheiros nucleares geralmente trabalham sob a supervisão de engenheiros experientes. Em grandes empresas, os novos engenheiros podem receber treinamento formal em salas de aula ou seminários. À medida que os engenheiros iniciais adquirem conhecimento e experiência, passam a projetos mais difíceis com maior independência para desenvolver projetos, resolver problemas e tomar decisões.

Eventualmente, os engenheiros nucleares podem avançar para se tornar especialistas técnicos ou supervisionar uma equipe de engenheiros e técnicos. Alguns podem se tornar gerentes de engenharia ou se mudar para o trabalho de vendas. Para obter mais informações, consulte os perfis sobre gerentes de arquitetura e engenharia e engenheiros de vendas.

Os engenheiros nucleares também podem se tornar físicos médicos. É necessário um mestrado em física da saúde, ciências radiológicas ou um campo relacionado para alguém entrar nesse campo.

Salários de engenheiros nucleares

O salário médio para engenheiros nucleares é de 9 salários mínimos, com pesquisadores e engenheiros no setor de saúde e energia ganhando geralmente mais.

A maioria dos engenheiros nucleares trabalha em período integral e alguns trabalham mais de 40 horas por semana. Seus horários podem variar com as indústrias em que trabalham.

O que acham da carreira de engenharia nuclear? Vocês atuariam na área?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário