Você pode ter direito a receber um adiantamento sobre seu salário para cobrir uma emergência, como um evento isolado e inesperado. Muitos empregadores não oferecem adiantamentos de salário, mas alguns o fazem. As regras e procedimentos da empresa variam. Por exemplo, se você é pago por hora, o adiantamento é de acordo com suas horas de trabalho. Se você é um empregado assalariado, o adiantamento é contra o seu valor salarial.

No caso do adiantamento do décimo terceiro, você pode fazer um empréstimo usando seu 13º para isso, mas será que vale a pena? E como pedir um adiantamento?

Antes de ir para o pedido de empréstimo, vamos te mostrar como pedir um adiantamento com seu empregador.

Antecipação do décimo terceiro nos procedimentos da empresa

Algumas empresas exigem que os funcionários enviem um formulário para o departamento de folha de pagamento ou de recursos humanos. Se um formulário não estiver disponível, você pode ser solicitado a escrever uma carta solicitando um adiantamento. Outras empresas exigem que os funcionários comecem com uma carta ao seu supervisor, que decide se deseja encaminhá-la para a cadeia de comando. Em seguida, seus registros de adiantamento de salário serão revisados. Em muitos casos, você não pode receber mais de um adiantamento salarial durante um certo período (geralmente um ano), e os fundos solicitados não podem exceder o valor do seu próximo salário.

Como fornecer razões convincentes para adiantar o décimo terceiro?

Ao elaborar uma carta de antecipação de salário, mantenha-a breve, educada e objetiva. Insira a data e envie sua carta para a pessoa adequada, como o diretor do departamento ou seu supervisor. No primeiro parágrafo, identifique seu motivo para solicitar um adiantamento salarial. Eventos planejados ou recorrentes geralmente não se qualificam como uma emergência. Portanto, você deve descrever circunstâncias terríveis, como grandes reparos domésticos devido a danos causados ​​por tempestades, viagens de luto a um funeral, pagamento de empréstimos caros ou reparos em um veículo que é seu único meio de transporte. Note que a dificuldade é um evento único baseado em circunstâncias extraordinárias.

Adiantamento de salário

O adiantamento de décimo terceiro pode ser obtido como um empréstimo ou ser solicitado ao seu empregador. (Foto: Young Upstarts)

Especificar o montante para antecipar o décimo terceiro salário

No segundo parágrafo da carta, informe o valor que você está solicitando. Examine cuidadosamente sua situação para que você peça uma quantia apropriada. Por exemplo, para reparos de veículos de emergência, solicite a quantia necessária e anexe uma estimativa por escrito do seu mecânico. Além disso, explique como você vai pagar o dinheiro, como por dedução de folha de pagamento. Se você puder pagar o adiantamento total antes do seu próximo salário, mencione isso na carta. Inclua a data em que você efetuará o pagamento e o método, como ordem de pagamento ou cheque pessoal.

Não pedir o décimo terceiro inteiro como adiantamento pode ser uma vantagem e aumentar suas chances de receber o adiantamento sem ter que recorrer a um empréstimo.

OBS.: não se esqueça que se você não pagar o valor adiantado, ele será descontado do salário. Então não conte com esse dinheiro. Lembre-se também que o adiantamento terá os descontos normais de impostos e contribuições de trabalho.

Expresse apreciação pelo seu adiantamento

Termine a carta com uma expressão de gratidão por considerar seu pedido. Indique sua disposição em fornecer informações adicionais mediante solicitação. Revise a carta e corrija erros, se necessário. Se você estiver preenchendo um formulário de solicitação padrão em vez de escrever a carta, preencha o formulário completamente, assine-o e obtenha as assinaturas necessárias, se aplicável.

Empréstimo de adiantamento de décimo terceiro

Vários bancos e instituições financeiras oferecem empréstimos de adiantamento do décimo terceiro. Essas instituições cobram juros sobre esses empréstimos, o que significa que você vai adiantar o décimo terceiro mas, efetivamente, vai receber menos, pois terá de pagar os custos do empréstimo.

Para realizar esse tipo de empréstimo, geralmente você precisa apresentar seu holerite e carteira de trabalho para a instituição financeira. Em alguns casos, o empréstimo pode ser autorizado automaticamente nos canais eletrônicos, principalmente quando você recebe seu salário através da instituição onde está pedindo o adiantamento.

Pode valer a pena esse adiantamento se sua empresa não fornecer o adiantamento sem juros, e se você está necessitando do adiantamento com urgência.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)