O jornalismo é um curso profissional, o que significa que o prepara completamente para uma carreira específica. As chances são de que você escolheu um diploma de jornalismo porque esperava se tornar jornalista. Aqui, exploraremos alguns dos diferentes tipos de papéis de jornalista disponíveis para graduados em jornalismo no Reino Unido, bem como algumas das outras carreiras conectadas que você pode considerar.

O que esperar do curso de jornalismo?

O jornalismo sempre foi um setor competitivo, e isso permanece verdadeiro agora mais do que nunca, com o declínio da mídia impressa, a mídia social como um meio de divulgação de notícias e a proliferação de conteúdo gratuito online. Poderia ser uma boa jogada, então, aprimorar seu currículo estudando mais no nível de pós-graduação.

Complementar o seu diploma de jornalismo com, digamos, um mestrado em história, direito ou política, pode dar a você vantagem sobre outros escritores que têm as habilidades, mas não a base de conhecimento para escrever sobre campos técnicos. Ou talvez seu diploma de jornalismo já o tenha ajudado a restringir seu foco: um diploma de jornalismo esportivo equipará melhor os escritores que desejam entrar nesse mundo em particular do que uma qualificação mais geral.

Depois de considerar os tipos de cursos de jornalismo, pense no tipo de função que você gostaria e se destacaria. Os jornalistas podem trabalhar em transmissões (como TV ou rádio), revistas, jornais, departamentos editoriais ou como subeditores (um papel focado na micro que envolve a leitura de provas de fluência e gramática, elaboração de manchetes para adequar artigos e fatos). Checando informações).

Cada vez mais, os membros do público consomem informações através da Web; portanto, pode haver várias oportunidades em funções de redação e conteúdo da Web, para espaços publicitários e digitais. Mas e se você quiser usar seu diploma de jornalismo para algo um pouco diferente?

O que você pode fazer com uma faculdade de jornalismo?

As habilidades desenvolvidas no seu diploma de jornalismo ajudarão a prepará-lo para uma série de outras carreiras, portanto, considere todas as suas opções.

Habilidades de comunicação, redação confiante e capacidade de trabalhar até o prazo final fazem com que o diplomado em jornalismo seja um excelente oficial de relações públicas. As funções de relações públicas estão disponíveis em grandes e pequenas empresas, portanto, vá para um campo em que você está interessado: empresas de futebol, alimentos e vôos exigem o trabalho de relações públicas.

Graças ao seu conhecimento dos mercados de leitores e habilidades profissionais de redação, você pode ser adequado para um trabalho de publicação. É altamente competitivo, mas geralmente há estágios disponíveis para ganhar alguma experiência e dar um pé na porta.

Ou que tal pesquisa de mercado, tradução ou transcrição? Você pode até escolher seu horário para uma carreira flexível como fotógrafo (para famílias, casamentos ou publicações) ou tutor de inglês para estudantes ou falantes não nativos.

Os estudantes de jornalismo tendem a gostar de escrever, e gostam de escrever, podem gostar de ser criativos e criar seus próprios vídeos, blogs ou integrar os vizinhos no Youtube.

O jornalismo é parte da técnica e parte do talento – é preciso muito para saber quais perguntas enviar, mas também como deve ser a aparência de um artigo.

Quais as matérias esperar de um curso de jornalismo?

Os diplomas de jornalismo tendem a pedir aos alunos que tenham português, mídia ou comunicação nos melhores níveis para estabelecer uma base decente. Os estudantes de jornalismo precisam ter excelentes habilidades de gramática e redação para sobreviver e passar no curso, além de entender a mídia e como ela funciona.

Cada universidade solicitará aos alunos vários pré-requisitos. Portanto, os indivíduos são incentivados a pesquisar os cursos e universidades escolhidos para entender o que precisam para serem aceitos no curso.

Assuntos que complementam o jornalismo são mídia, comunicação, política, finanças, escrita criativa, arte e cinema. Também pode haver opções para estudar uma área específica do jornalismo, como estudar jornalismo multimídia, jornalismo financeiro, jornalismo impresso ou online, jornalismo esportivo e um jornalismo de difusão. Cada graduação nas áreas acima se concentrará nesse tipo de jornalismo ao longo do curso e é adequada para indivíduos que têm uma carreira direta em jornalismo em mente, ajudando a focar para arrumar um emprego muito mais rápido.

Curso de jornalismo

O jornalismo é um curso completo para quem quer atuar na área, e pode ser o ideal para sua graduação. (Foto: CollegeDekho)

Como é a faculdade de jornalismo?

Envolverá uma série de práticas, técnicas e avaliações. Os alunos terão que investigar e criar suas próprias histórias, entrevistar pessoas e escrever um ótimo artigo que as pessoas queiram ler (soa mais fácil do que é!). Os jornalistas precisam estar cientes da área ao seu redor, quais eventos estão ocorrendo e quais informações as pessoas querem ler nas notícias.

O estudo do jornalismo oferecerá às pessoas a chance de fazer parte de diferentes projetos, como jornalismo de rádio, impresso, televisão e revista, e a oportunidade de criar notícias de primeira página, reportagem ou boletim de notícias em um programa de rádio.

Como serei avaliado no curso de jornalismo?

Os alunos serão avaliados através de trabalhos escritos e trabalhos através da submissão de artigos, recursos, planos, propostas, resumos e transcrições. Os candidatos também podem ser avaliados em elementos práticos por meio de programas de rádio, técnicas de entrevistas e criação de uma revista ou design de material. A maneira como as instituições avaliam o curso varia, portanto, por que escolher a universidade e o curso certos é importante e é incrivelmente importante visitar os dias abertos da universidade para ter uma ideia do instituto.

Os alunos tendem a se concentrar em um projeto / área de pesquisa ou trabalho de conclusão de curso durante seu último ano.

Que habilidades aprenderei como jornalista?

Estudar nessa área oferece aos candidatos a chance de adquirir habilidades em comunicação, redação, gramática, investigação e habilidades sociais ao trabalhar com outras pessoas e entrevistar fontes. Os indivíduos aprenderão a trabalhar em direção a um prazo e a organizar seu tempo com eficiência, o que será útil mais tarde na vida.

O jornalismo é ideal para aqueles que querem ficar na frente da câmera ou para quem escreve grandes manchetes, ou mesmo para quem abre grandes casos abertos, como o escândalo de hackers na Inglaterra há alguns anos. O jornalismo é perfeito para quem quer buscar a verdade e dar ao povo.

No entanto, mesmo esses jornalistas procuram, para dizer a verdade e expor mentiras, deve-se notar que os jornalistas ainda precisam estudar e trabalhar dentro da regulamentação, ética e leis – que em alguns casos podem mudar o aspecto do jornalismo.

O que acontece depois de me formar em jornalismo?

Alguns estudantes entram em estágios, ganhando experiência de trabalho para adicionar seu currículo (Saiba mais – Redigindo um currículo de estudante) ou completando uma qualificação de pós-graduação para especializar sua formação, ou até mesmo procurar emprego através da garantia de um emprego ou da escolha de um programa de pós-graduação.

O jornalismo é uma área difícil de encontrar trabalho após a graduação, pois muitas empresas, jornais e empresas de notícias desejam candidatos com experiência, criatividade e um monte de idéias.

Um diploma de jornalismo vai me ajudar a conseguir um emprego?

As técnicas, regras e regulamentos ajudarão você a encontrar um emprego, pois mostra que os indivíduos não são apenas dedicados ao trabalho, mas adquiriram experiência.

Os graduados podem se encontrar escrevendo textos para sites, escrevendo conteúdo para jornais regionais, revistas on-line, revistas nacionais semanais ou em um programa de pós-graduação com uma grande corporação na esperança de obter experiência e networking efetivamente.

Os alunos podem estudar ainda mais depois de se formarem, com mestrado em jornalismo, jornalismo de difusão, jornalismo impresso, jornalismo online, jornalismo esportivo, jornalismo financeiro, jornalismo multimídia ou jornalismo e mídia.

As opções de pós-graduação oferecem aos estudantes a chance de se especializar apenas em uma área na qual desejam se tornar um especialista e auxiliar seu emprego posteriormente.

O que acham do curso? Vocês estudariam jornalismo?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)