Curso de gestão pública: o que é e o que faz?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

Um programa de gestão pública fornece aos alunos o conhecimento para analisar, interpretar e implementar adequadamente várias estratégias para um estilo de gerenciamento mais produtivo e centrado nas pessoas.

Se você deseja buscar um diploma em gestão pública, deve ter o potencial de resolver problemas difíceis, trabalhar bem com uma grande equipe de outros profissionais e exercer habilidades analíticas apropriadas para situações que precisam de resposta rápida.

A gestão pública é relevante para os campos envolvidos na criação de políticas – como o setor público, bem como grupos e empresas sem fins lucrativos que trabalham diretamente em domínio público.

Leia também

O que é gestão pública?

A gestão pública é um assunto que compreende o conceito de aplicação organizacional de políticas públicas. Os programas educacionais que ensinam essa disciplina de serviço público incluem tópicos relevantes para servir grupos especiais na sociedade.

Falar em público, comunicação e política são alguns dos assuntos mais importantes deste programa, bem como pesquisas sobre os diferentes setores do governo e dos negócios. A Gestão Pública procura fornecer aos alunos o conhecimento da estrutura das organizações e dos métodos usados ​​para gerenciar grandes equipes nessas organizações.

Dependendo da concentração ou campo, as técnicas e regulamentos provavelmente variam. Um diploma de gestão pública fornece mais do que apenas conhecimento geral sobre como as empresas operam e os esquemas das organizações no governo ou no nível local.

O que você pode fazer com um curso de gestão pública?

A obtenção de um diploma em gestão pública pode potencialmente fornecer uma ampla gama de opções no campo profissional. Se você estiver interessado em trabalhar em carreiras que pertencem às políticas públicas, cargos do governo ou carreiras estaduais/locais, a gestão pública pode ser para você.

A maioria dos graduados está interessada em buscar posições de liderança nos negócios ou com organizações interessadas em se conectar com o público por diferentes razões, ou está buscando evoluir nos cargos públicos nos quais já estão.

Independentemente da categoria em que você se encaixe, há uma infinidade de opções diferentes após a graduação. O conhecimento de políticas públicas e especialidades administrativas é um recurso valioso que pode ser aplicado em muitos campos diferentes – oferecendo a opção de seguir uma carreira em muitas áreas diferentes.

É útil pesquisar a posição que você espera obter para determinar quais habilidades são necessárias e que programa de graduação seria mais adequado. Abaixo, damos um resumo dos trabalhos para a carreira em gestão pública.

Gestão pública para graduação

Um curso de gestão pública pode ser um ótimo caminho para uma carreira pública. (Imagem: divulgação)

1. Trabalho no setor público

As carreiras que trabalham com o governo podem ter uma ampla aplicação em muitas áreas diferentes. Se você estiver buscando este programa de graduação para estender seu potencial em campos relacionados ao governo, poderá estar mais qualificado para posições de liderança que trabalham para melhorar as relações do governo com o público ou em cargos de gestão para agências governamentais.

O governo por si só inclui muitos profissionais diferentes que são treinados para fornecer serviços ao público que são do seu interesse, independentemente da área. Realmente não existe um campo melhor para os graduados com o setor público em mente.

As agências governamentais trabalham duro para pesquisar, desenvolver e manter políticas públicas de uma maneira que promova mudanças positivas em toda a sociedade. Os titulares de graduação podem encontrar carreiras trabalhando como coordenadores de orçamento, especialistas em desenvolvimento de leis/regulamentos, comunicações ou outras posições de liderança em relação ao interesse público.

O currículo na maioria dos programas de gestão pública está centrado no conhecimento em direito, comunicação e comportamento – que são elementos importantes encontrados no setor governamental.

Mas vale lembrar: muito dos cargos públicos podem exigir fazer e passar em um concurso antes de começar.

2. Trabalhando nos níveis estadual e local

Em menor escala, os especialistas em gestão pública trabalham para prestar assistência a grandes grupos do setor estadual e local. Os prefeitos, representantes da lei estadual e outros profissionais administrativos nesse campo são fontes de insight líder para a pesquisa, desenvolvimento e aplicação de ordenanças da cidade e até leis estaduais.

A Gestão Pública prepara profissionais nessas posições para criar com precisão políticas úteis ao público e as comunicam com eficiência a cidadãos de todos os tipos. Dependendo da concentração escolhida, os graduados podem encontrar carreiras trabalhando em setores específicos em nível local ou em cargos de gerenciamento em vários departamentos diferentes.

3. Trabalhando no setor privado

A aplicação comercial deste programa de graduação está relacionada a empresas que trabalham em relação ao público ou em parceria com as agências governamentais que trabalham com o público. As empresas que prestam serviços diretamente ao público podem usar os graduados da gestão pública para ajudar a determinar os métodos de gerenciamento adequados para a equipe, maneiras eficazes de se comunicar com a equipe e o público e ajudar a empresa a cumprir certos regulamentos sobre produção e fabricação. Algumas carreiras em negócios incluem executivos-chefe, especialistas em marketing ou profissões de recursos humanos e desenvolvimento.

O que esperar do curso de gestão pública?

Os programas de graduação em gestão pública têm a tarefa de fornecer um currículo com tudo incluído que toca em tópicos de diferentes extremidades do espectro público. As aulas que você pode fazer durante este programa podem variar, mas geralmente incluem cursos de gerenciamento, histórico de políticas e métodos de desenvolvimento e cursos que pertencem às leis e regulamentos presentes nas organizações públicas. É provável que o trabalho do curso em gestão pública inclua vários assuntos relevantes para as posições de liderança com o público.

Se você está se inscrevendo em um programa de graduação em Gestão Pública, provavelmente está se perguntando quais aulas estará tendo e para que estar preparado ao longo do caminho.

Alguns dos conteúdos que você poderá encontrar incluem:

1. Gestão pública e processo político

Este curso generalizado apresenta aos alunos os dilemas que podem surgir enquanto trabalham na gestão pública. Gerenciamento, responsabilidade, orçamentos e desenvolvimento de políticas são apenas alguns dos tópicos que os alunos pesquisam e aprendem a gerenciar efetivamente. A conclusão deste curso normalmente permite que os alunos participem de cursos mais complexos que têm um foco específico nas práticas de gerenciamento, políticas e planejamento financeiro.

2. Gestão de pessoas

A gestão de pessoas é um curso que ensina os alunos a gerenciar uma grande equipe de funcionários, desde os aspectos básicos do treinamento e promoção até a disciplina e os benefícios. O desenvolvimento do serviço público também é discutido ao longo deste curso em profundidade.

3. Liderança administrativa

As qualidades, comportamento e reação de liderança são estudados durante toda a duração deste curso. A importância de entender as teorias psicológicas e comportamentais dos negócios é instruída, além de entender o básico da liderança.

4. Ética do serviço público

Os alunos que fazem este curso podem esperar explorar diferentes dilemas morais que podem surgir no local de trabalho. Usando o controle ético, os alunos aprenderão a reconhecer e responder a dilemas éticos de maneira apropriada, conservando a paz dentro de uma organização.

5. Lei Administrativa

Este curso apresenta aos alunos os aspectos judiciais do controle em relação aos serviços administrativos. Os alunos darão uma olhada em diferentes órgãos públicos, a fim de ver procedimentos e métodos comuns que permitem o serviço cumpridor da lei.

Cursos e mestrado em gestão pública

Os alunos interessados ​​em cursar seu diploma on-line podem ser céticos quanto à qualidade ou consistência dos programas de graduação on -line. Em um ponto e tempo, os programas de graduação on -line eram inéditos na sociedade, tornando um período de ajuste necessário para que as pessoas se acostumem a eles. A integração de programas de graduação on -line confiáveis ​​e o processo de acreditação permitiram que mais pessoas investissem sua confiança nesses programas, para que tenham a oportunidade de provar seu valor.

Nos últimos anos, as instituições educacionais trabalharam duro para estabelecer sua confiabilidade no campo da educação, com a maioria da obtenção de credenciamento igual às faculdades que são de natureza tradicional. Os programas de graduação em gestão pública podem ser encontrados em grandes números online.

A lista abaixo fornece algumas das opções mais populares para os alunos em cada nível de graduação.

1. Bacharelado em Gestão Pública

Os programas de bacharelado que se concentram na gestão pública foram projetados para ensinar as habilidades dos alunos que podem permitir que eles busquem carreiras de gerenciamento em muitos campos em agências de negócios, governo e sem fins lucrativos. Através desses programas, você pode potencialmente obter uma melhor compreensão das políticas públicas e como elas são criadas e implementadas em diferentes agências. Habilidades de comunicação, habilidades organizacionais e conhecimento de leis e regulamentos são frequentemente ensinados dentro desses programas, fornecendo conhecimento vital para profissionais de liderança emergentes.

Você também pode usar a teoria e a prática para analisar e corrigir situações hipotéticas que podem surgir no espaço de trabalho, além de identificar aspectos políticos ou legais dos negócios e analisá-los criticamente. A maioria dos programas de bacharelado nessa disciplina usa estudos em ambientes históricos e tendências atuais para ajudar os alunos a entender como a gestão pública mudou ao longo dos anos e na direção que ela segue no futuro. Pode ser concluído em 4 anos em um curso de período integral.

2. Mestrado em Gestão Pública

Os programas de mestrado em gestão pública, frequentemente chamados de programa MPA, permitem que os alunos analisem mais profundamente as políticas públicas, a gestão e os outros elementos importantes da gestão necessários para fornecer amplo gerenciamento em diferentes organizações.

Usando revisões independentes de estudo e literatura, os alunos têm a oportunidade de usar os princípios de gestão em situações simuladas ou mesmo através do trabalho de campo em determinadas universidades.

A maioria dos programas de mestrado também se concentra em escrever tarefas e pesquisas como principal meios para obter conhecimento nesse assunto.

Nesse nível, os alunos podem escolher uma especialidade para focar seus estudos, como saúde pública, desenvolvimento comunitário ou assuntos públicos. Dependendo da concentração que um aluno escolher, o trabalho do curso pode ser dramaticamente diferente entre os programas. Um aluno matriculado neste programa no status de tempo integral pode concluí-lo em 2 anos, em média.

Tipos de especialização em gestão pública

A gestão pública abrange muitos elementos diferentes do campo político, campos de negócios e quaisquer outras organizações que sejam influenciadas ou trabalham com o público. Com isso em mente, faz sentido que existem inúmeras concentrações disponíveis para os alunos interessados ​​nesse curso. Se você tem interesse no campo da assistência médica, existem diferentes concentrações que podem ajudá-lo a obter uma melhor compreensão das funções administrativas e legais presentes nos cuidados de saúde.

Também estão disponíveis concentrações de governo local e gerenciamento da cidade, o que pode potencialmente prepará-lo para carreiras de gestão pública em planejamento, comunicação e gerenciamento no nível local e estadual. Concentrações governamentais e sem fins lucrativos são excelentes escolhas se você planeja seguir carreiras que trabalham com políticos, com agências governamentais ou reguladoras ou em uma agência sem fins lucrativos.

1. Planejamento urbano

O planejamento urbano abrange a importância do escrutínio durante o processo de planejamento urbano e regional. Os alunos que escolherem essa concentração serão ensinados a analisar vários aspectos que podem afetar o processo de planejamento urbano. Fatores sociais, influência política e socioeconomia requerem análise e consideração durante esse processo.

2. Assuntos públicos

Uma concentração nos assuntos públicos é uma especialização apropriada que se encaixa bem no que está incluído em um programa de graduação em gestão pública. Os programas de assuntos públicos ensinam aos alunos a gerenciar questões relativas à saúde pública, efeito público no meio ambiente, direito, políticas públicas e negócios. Os alunos que escolhem esta opção podem estar preparados para carreiras de liderança no nível sem fins lucrativos ou governamentais.

3. Políticas públicas

A especialização em políticas públicas prepara os alunos para lidar com uma variedade de questões relacionadas a políticas no nível local, estadual e governamental. Seja a questão em escassez de alimentos, pureza da água ou previdência social, os graduados dessa especialidade devem ter as habilidades necessárias para aplicar seus conhecimentos a uma solução útil. Comunicação, falar em público e são algumas das habilidades que os alunos devem ter ou obter ao longo do programa.

4. Administração de saúde

Especialistas em Administração de Saúde podem trabalhar em campos médicos especializados ou supervisionar as operações de hospitais ocupados no país. Esses líderes podem assumir uma grande responsabilidade em suas posições, incluindo aqueles que estão preocupados com o gerenciamento financeiro, o treinamento dos funcionários e o atendimento ao paciente.

Quanto ganha um profissional de gestão pública?

Os estudantes de gestão pública geralmente se perguntam como a obtenção de um grau de nível superior pode afetar sua capacidade de ganhar. Voltar à escola por 2 a 4 anos pode incluir muitos custos de oportunidade que fazem com que os alunos questionem seu investimento.

Depois de revisar algumas das diferentes carreiras disponíveis por nível de graduação, nossa equipe aprendeu que pode valer o esforço extra para se envolver em programas de graduação mais altos antes de entrar no campo. Ter um grau mais alto emparelhado com a experiência pode ser o melhor cenário, uma vez que muitas das posições de salários mais altos exigem um grau de alto nível e de 2 a 3 anos de experiência profissional em campos de gestão pública.

O salário médio fica entre 3 e 4 salários mínimos, dependendo do tamanho da empresa, sua experiência, e região do Brasil onde você mora. O salário pode chegar a 7 salários mínimos com o tempo, especializações, e experiência.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário