Consulta MEI por CPF, como fazer?

Escrito na categoria "Direitos no emprego" por André M. Coelho.

Existem muitos motivos para pesquisar o nome do proprietário de uma empresa ou do principal tomador de decisões. Quando se fala de MEI, ainda por cima, é importante saber quem está por trás do CNPJ do MEI para análises de crédito e outros riscos envolvidos. Mas independentemente dos motivos, conseguir o nome por trás do negócio pode abrir muitas oportunidades se você for persistente. Se você deseja entrar em contato com o proprietário ou tomador de decisões de um MEI, mostraremos como fazer isso neste artigo, e não apenas pelo CPF.

Como fazer a consulta MEI por CPF?

A pesquisa do MEI pelo número de CPF pode ser feita pelo Portal do Empreendedor. No site, você precisa procurar a seção de “serviços”.

Após clicar na seção de serviços, clique em “Emita seu Comprovante de MEI” e “Comprovante de MEI”. Na página seguinte, é necessário preencher o CPF e data de nascimento do proprietário do CPF. Assim que forem preenchidos estes dados, digite os caracteres da imagem.

Após enviar os dados, o resultado com o MEI associado ao CPF será fornecido.

Esta pesquisa também é possível nas secretarias estaduais da Fazenda, bastando ir no site ou pesquisar por “CPF de MEI no estado X”, trocando X pelo nome do estado.

Como encontrar o proprietário de um negócio com uma ligação?

Às vezes, a solução é a opção mais óbvia e um nome pode estar à distância de um telefonema. Use uma lista telefônica local ou online e procure o nome e o número da empresa. Observe que você está fazendo uma chamada e provavelmente haverá um atendente. Faça o seu melhor para obter as informações de que precisa, como quem é o dono da empresa.

MEI com pesquisa pelo CPF

Encontre o MEI pelo CPF pesquisando com os passos certos. (Foto: Saipos)

Como encontrar o dono de uma empresa online?

Você pode ajudar em sua chamada telefônica usando um mecanismo de pesquisa para verificar se a empresa tem presença online. Vivemos em uma época em que a maioria das empresas possui sites, blogs e contas de mídias sociais. Procure as páginas “Sobre nós” e “Contato” para ver se há alguma informação sobre o proprietário da empresa. Verificar a página de depoimentos também pode dar uma dica sobre o nome do proprietário.

Faça uma pequena pesquisa nas redes sociais para encontrar o dono do CNPJ MEI

Se uma empresa tiver uma conta de mídia social, é provável que a use para interagir com seguidores e clientes. Você pode aproveitar o poder da mídia social e pesquisar no Facebook, LinkedIn e outros sites. Mecanismos de busca como o Google podem mostrar listagens completas com informações de contato, e-mail e até mesmo um mapa da empresa.

No Facebook, procure por avaliações que mencionem o nome do proprietário ou se ele respondeu a algum comentário. Você também pode usar as opções Linha do tempo e Pesquisa em gráfico se uma pesquisa padrão não levar a lugar nenhum. O LinkedIn oferece opções de pesquisa de nome de empresa em sua opção de pesquisa avançada.

Faça uma pesquisa de domínio WHOIS.

Se houver pouca ou nenhuma informação no site da empresa, você pode pesquisar um pouco mais a fundo e realizar uma pesquisa de domínio. É prática padrão que todos os domínios tenham um proprietário registrado. Os proprietários de empresas precisam fornecer seus detalhes de contato ao registrador de domínio. É fácil fazer uma pesquisa “quem é”. Basta digitar “whois” em qualquer mecanismo de busca e escolher um dos muitos serviços que aparecem.

Insira o nome de domínio da empresa que você deseja verificar para ver se há alguma informação de registro. Observe que alguns proprietários de domínio optam por permanecer privados e pagar a terceiros para mascarar suas informações. Por exemplo, se você vir que o proprietário do domínio é “Domínios por proxy”, então o proprietário pagou a mais para que o serviço permanecesse oculto.

Pesquisar bancos de dados estaduais de empresas registradas

Todos os estados exigem que as empresas se registrem para que possam operar. As informações de registro estão no banco de dados de empresas registradas do estado. Todas as regiões podem fornecer algumas informações sobre qualquer entidade registrada, desde que você esteja no banco de dados correto. Observe que nem todos os estados incluirão o nome do proprietário da empresa.

Vale a pena verificar novamente

Quando você tem o nome exato do proprietário da empresa que deseja entrar em contato, vale a pena ter mais informações. Essa tática soa verdadeira se você planeja fazer uma parceria comercial. Pesquise os registros públicos ou de falência em busca de qualquer informação que possa adicionar ao seu arquivo.

Não seria a jogada mais inteligente fazer parceria com alguém que está enfrentando um litígio ou à beira da falência. Esperamos que este artigo tenha esclarecido como você pode encontrar proprietários de empresas ou tomadores de decisão.

Boa sorte com sua pesquisa!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário