A carteira de trabalho é o documento que todo trabalhador precisa ter em mãos para registro de seus contratos de trabalho, histórico de contratações e para garantir seus direitos trabalhistas. Pode ocorrer, em algum momento, de você ter sua carteira de trabalho perdida ou roubada, e ser necessário retirar uma segunda via. Como fazer para retirar a segunda via da carteira de trabalho então?

Como tirar segunda via da carteira de trabalho: quem pode tirar?

A segunda via da carteira de trabalho pode ser retirada pelo cidadão brasileiro que é maior de 14 anos de idade. Vale lembrar que você precisa, preferencialmente, estar também com o BO registrando a perda ou roubo da sua carteira de trabalho. Isso garante um nível de segurança, caso alguém tente roubar sua identidade com a carteira de trabalho antiga.

Como tirar segunda via da carteira de trabalho: quais os documentos necessários?

A documentação necessária para a segunda via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é a seguinte:

Documento oficial de identificação civil que contenha nome, foto, data, município e estado de nascimento; filiação; nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão. CNH não é aceita.

Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Comprovante de residência com CEP;

Certidão de Nascimento ou Casamento para comprovação obrigatória do estado civil;

Boletim de ocorrência policial; (em caso de perda, roubo, furto ou extravio).

Comprovante do número da CTPS anterior através de cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CNPJ da empresa, extrato to PIS/PASEP ou FGTS, requerimento de seguro desemprego, termo de rescisão do contrato de trabalho homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública, pelo Sindicato de classe, ou por um juiz de paz.

Os documentos devem ser originais, não cópias.

Segunda via da carteira

Veja como tirar a segunda via da carteira de trabalho para garantir seus direitos trabalhistas. (Foto: Prefeitura de Mesquita)

Onde tirar segunda via da carteira de trabalho?

Você pode fazer o agendamento pelo telefone 158 ou pela página do Ministério do Trabalho. Após o agendamento, você pode ir até um Poupa Tempo, Unidade de Atendimento Integrado (UAI), Posto de atendimento da Prefeitura, poste de atendimento do Ministério do Trabalho ou qualquer centro de atendimento que funcione como um intermediário para os serviços do Ministério do Trabalho.

Como recuperar as anotações da carteira de trabalho?

Para recuperar as anotações da carteira de trabalho, o melhor caminho é entrar em contato com as empresas com as quais você já teve uma relação de emprego para recuperar suas informações. As empresas podem refazer as anotações e assim, garantir que sua segunda via da carteira de trabalho tenha todas as informações necessárias de seu histórico profissional.

Se a empresa faliu ou fechou as portas, pode se procurar o contador da empresa à época para refazer as anotações na carteira. O funcionário pode também fazer uma consulta cadastral com o número do NIT em uma agência do INSS ou pelo site da Previdência para obter o histórico de vínculos empregatícios anteriores. Após essa consulta, imprima o histórico e fixe na contracapa da carteira de trabalho.

Por que ter a carteira de trabalho completa?

Depois de ter tirado a segunda via da carteira de trabalho, é extremamente importante registrar novamente todos os dados. Sua carteira de trabalho é como um currículo, comprovando também sua experiência profissional.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)