Mesmo com a aparência completa e arrojada dominando as páginas de todas as publicações de moda nos últimos anos, mesmo um visual mais natural simplesmente não funciona sem a modelagem e a manutenção adequadas de sobrancelhas. Mas como fazer para se tornar uma profissional de sobrancelhas?

O que é ser designer de sobrancelhas?

A modelagem de sobrancelha é uma técnica de beleza importante que pode transformar todo o rosto do seu cliente. Dependendo do formato do rosto, algumas mulheres preferem sobrancelhas levemente anguladas, um arco alto, uma sobrancelha reta, uma sobrancelha fortemente angulada, uma sobrancelha arredondada ou curvada.

Com a depilação, você pode remover rapidamente pelos perdidos e manter as sobrancelhas em forma por até duas semanas. Com o uso de linhas é menos doloroso e também remove os pelos por até duas semanas. Se o seu cliente está apenas procurando limpar rapidamente os pelos, você pode removê-los.

Mulheres que tem sobrancelhas escassas ou algumas falhas podem recorrer à tatuagem de sobrancelhas, também chamada de micropigmentação, através de uma designer de sobrancelhas para obter os melhores resultados.

Através do currículo estético padrão, você terá uma sólida compreensão das técnicas tradicionais de modelagem, como depilação e pinça. Se você quiser aprender técnicas mais avançadas, como enfiar roscas, encontrará escolas de cosmetologia e salões especializados oferecendo cursos complementares avançados.

Seja qual for o método que seu cliente preferir, tornar-se um estilista de modelagem de sobrancelhas é tão fácil quanto conhecer as formas e técnicas de modelagem de sobrancelhas populares.

Como personalizar estilos de sobrancelha para diferentes formas de rosto?

Uma das considerações mais importantes na modelagem de sobrancelha é o formato do rosto do seu cliente. O formato das sobrancelhas pode ajudar o rosto do seu cliente a parecer mais fino, fazer os olhos parecerem maiores e fornecer uma aparência mais limpa e confiante.

Formato da face quadrada: uma sobrancelha levemente arredondada complementa uma face quadrada. Uma sobrancelha levemente arredondada traz equilíbrio para uma face mais quadrada e angular.

Formato do rosto redondo: um formato de rosto redondo precisa de alguns ângulos para o equilíbrio. Com uma face redonda, você pode obter um equilíbrio mais oblongo com sobrancelhas altamente arqueadas.

Formato do rosto comprido: o formato do rosto comprido é lisonjeado por uma sobrancelha estendida. Sobrancelhas curtas aparecem ainda mais curtas em um rosto comprido.

Formato do rosto do coração: um formato de rosto do coração combina bem com uma sobrancelha mais fina. A sobrancelha mais fina ajuda a suavizar um queixo angular e faz a testa parecer maior.

Formato oval do rosto: uma sobrancelha levemente arqueada é preferida para o formato oval do rosto. Como o rosto já está definido, as sobrancelhas não precisam de um arco forte para complementar a estrutura facial.

Designer de sobrancelhas

Aprenda como se tornar uma profissional de sobrancelhas para fazer os designs perfeitos para suas clientes. (Foto: wiseGEEK)

Depilação de sobrancelha

Para depilar as sobrancelhas de seu cliente, comece cortando-as com uma pequena tesoura para diminuir os pelos rebeldes. Em seguida, você aplicará um creme anestesiante embaixo das sobrancelhas do seu cliente, se forem sensíveis à cera. Você precisará deixar o creme anestesiante por alguns minutos para ativar e dessensibilizar a área.

Em seguida, limpe a área das sobrancelhas usando um limpador pré-cera em um cotonete. Você precisará limpar as sobrancelhas e a parte inferior das sobrancelhas, onde a cera será aplicada.

Você usará um aplicador de cera de madeira para mergulhar na cera, que é liquefeita em um pequeno aquecedor de cera. Com o aplicador, você alisa a cera por cima de cada sobrancelha. Em seguida, aplique uma tira de papel de cera pré-cortada em uma sobrancelha de cada vez, pressione-a firmemente e retire-a rapidamente. Você pode sentir desconforto, mas pode minimizar isso pressionando firmemente a área por alguns momentos depois de retirar a cera.

Em seguida, você repetirá esse processo sob as duas sobrancelhas e entre as sobrancelhas. Mesmo após a depilação, pode haver alguns cabelos perdidos que precisam ser removidos. Você precisará removê-los com uma pinça.

Em seguida, você aplicará uma solução à base de aloe em torno das sobrancelhas para combater a vermelhidão e a dor.

Como a depilação remove os pêlos da raiz, a depilação pode durar até duas semanas antes que seu cliente precise tê-la feita novamente.

Pinçar sobrancelhas

Alguns clientes podem optar por tirar as sobrancelhas se tiverem uma pele sensível que não tolera bem a cera.

Você simplesmente usa uma pinça para remover pelos indesejados. Você também pode tratar a pele com um creme anestésico antes de começar a pinçar e aplicar uma solução à base de aloe depois para tratar vermelhidão e formigamento.

Usar linha para depilar sobrancelha

Depilar as sobrancelhas com linhas é um método comprovado de modelagem que existe há séculos e é especialmente popular no Brasil. Isso pode ser feito em 15 minutos ou menos e é menos doloroso do que depilar ou pinçar.

Tudo o que você precisa para esse método é um carretel de linha. Primeiro você o amarra em um círculo e depois torce o círculo várias vezes até que a linha crie uma forma de ampulheta.

Você posiciona a forma da ampulheta acima do cabelo que precisa remover e abre rapidamente uma mão enquanto fecha a outra em um movimento de tesoura, o que puxa o cabelo. Você repetirá isso para cada cabelo, movendo-se rapidamente pela testa.

Usar a linha nas sobrancelhas é uma técnica mais difícil do que depilar ou pinçar, e você precisará ser treinado especialmente na arte. A maioria dos programas esteticistas não cobrirá isso em seu currículo padrão; portanto, você deve procurar instruções ou certificação em enfileiramento de sobrancelhas para oferecer seus serviços com confiança aos seus clientes.

Tintura de sobrancelha ou micropigmentação

A aparência de “sobrancelha arrojada” é elegante e muitos clientes procuram os serviços para ter as sobrancelhas pintadas ou micropigmentadas. Alguns clientes podem precisar que suas sobrancelhas sejam pintadas para combinar com uma nova cor de cabelo, para preencher manchas irregulares ou apenas para obter uma aparência mais escura e mais intensa.

Você precisará limpar as sobrancelhas do seu cliente para remover qualquer maquiagem residual. Você pode limpá-las com removedor de maquiagem e um cotonete. Em seguida, você aplicará uma fina camada de vaselina nas sobrancelhas do seu cliente para impedir que a cor manche a pele ao redor das sobrancelhas.

Agora misture o pó colorido com o creme revelador e misture bem. Você usará um pincel para pentear a cor pela sobrancelha e garantir que ele cubra todos os cabelos.

Você vai pintar uma sobrancelha de cada vez. Geralmente, leva cerca de um minuto para a cor processar. Depois de esperar o suficiente, você pode remover a cor com um cotonete molhado.

Você repetirá todo o processo na segunda sobrancelha e certifique-se de deixar a cor exatamente pelo mesmo período de tempo que fez na primeira sobrancelha. Caso contrário, seu cliente poderá acabar com uma tonalidade diferente em cada sobrancelha.

Se o seu cliente desejar que a cor fique mais escura, deixe as sobrancelhas secarem e repita o processo, ou aplique limpador e toner nas sobrancelhas se a cor estiver muito escura.

O tingimento das sobrancelhas geralmente precisa ser repetido a cada dois meses para refrescar a cor.

Para a tatuagem de sobrancelhas, ainda será necessário aprender a desenhar as sobrancelhas corretamente para obter os melhores resultados estéticos. Treinamento, prática, e muita técnica serão necessários.

Cursos avançados de certificação e treinamento em cuidados com as sobrancelhas

Na maioria dos casos, você não precisará de uma licença oferecer serviços de modelagem de sobrancelha a seus clientes. Existem métodos de cuidados com as sobrancelhas que você pode aprender através de um programa de cosmetologia ou de um programa específico de modelagem de sobrancelhas:

  • Depilação de sobrancelha
  • Tintura de sobrancelha
  • Pinçar sobrancelhas
  • Depilar sobrancelha com pinça
  • Micropigmentação de sobrancelha

Você não precisará ter uma certificação especial além da sua licença de cosmetologista para fornecer cuidados com as sobrancelhas, mas se quiser executar técnicas mais especializadas, poderá seguir um treinamento avançado através de um curso dedicado em uma escola de estética ou diretamente de um mestre esteticista para ter confiança em suas habilidades.

Os cursos avançados também podem ajudá-lo a aprimorar a arte, se já faz algum tempo desde que você a abordou em suas aulas de cuidados com a pele, além de oferecer exposição aos mais recentes produtos e técnicas.

Muitos salões oferecem cursos de certificação curtos para enfiar e depilar sobrancelhas. Você pode até ter aulas online sobre modelagem de sobrancelha. Isso pode ser uma boa atualização, com o benefício adicional de abordar técnicas mais especializadas e considerações de segurança não incluídas no seu programa de treinamento inicial.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)