O sistema jurídico brasileiro, os vários tipos de entidades empresariais brasileiras, e algumas das etapas necessárias para iniciar um negócio no Brasil e alguns dos obstáculos que você pode enfrentar ao fazer negócios ou para a obtenção de certas documentações no nosso país. Nesse ponto, você pode se sentir um pouco confuso e sobrecarregado com todas as etapas necessárias, os inúmeros documentos que precisa arquivar e todos os bastidores necessários para as mais diversas finalidades.

De fato, todo o processo às vezes pode parecer desnecessariamente complicado e muito burocrático. No entanto, com planejamento adequado, orientação útil, uma dose saudável de paciência e suas habilidades interpessoais bem afiadas e prontas para implantação, fazer negócios no Brasil pode ser uma experiência gratificante, principalmente com o auxílio de um despachante.

O que é um despachante?

O despachante é basicamente um facilitador disponível para ajudá-lo a realizar as tarefas no Brasil. Se você procurar a palavra despachante em outros países, ele geralmente é definido como agente de expedição, ou agente de documentos. No entanto, esse termo é mais amplamente usado para se referir ao intermediário ou facilitador de transações comerciais de todos os tipos.

Quase nenhum documento oficial é obtido no Brasil sem esperar em longas filas. Um despachante conhece os funcionários da cidade, a multidão do tribunal, os políticos e os agentes aduaneiros. Ele conhece o sistema e como lubrificá-lo para fazer as coisas. O trabalho exige uma língua rápida, paciência e muita enrolação. Por uma pequena taxa, um despachante obterá autorizações, serviços bancários, correspondência, documentações e muito mais. Nenhum obstáculo burocrático é intimidador demais.

Um despachante aduaneiro, por exemplo o ajudará com importações, exportações e transporte envolvendo alfândegas. Alguns dos serviços de um despachante honesto podem parecer fraudulentos pelos padrões internacionais, mas aceitáveis ​​pelos padrões brasileiros. Os serviços de um despachante sem escrúpulos podem parecer fraudulentos mesmo para os padrões brasileiros.

Despachante documental

Um despachante documental ajudará a lidar com certas burocracias que podem atrapalhar o seu dia a dia. (Foto: Jd Immigration)

Como ser despachante documentalista?

Como você pode imaginar, os despachantes existem em todas as formas e tamanhos, e executam uma variedade de serviços, alguns completamente legais, outros talvez não tão legais e muitos deles em algum lugar no meio, dependendo da sua perspectiva e tolerância a tons de cinza. Mas, tendo decidido seguir o curso de se tornar um despachante, você precisará se sentir um pouco mais à vontade com tons de cinza e certa informalidade em termos de realização de tarefas. O uso de um despachante é recomendado até por órgãos do governo.

A formação de um despachante geralmente envolverá um curso de despachante, que é relativamente simples. O curso pode ser feito presencialmente, mas podem ter opções online. O melhor curso será aquele que pode ser feito em sua cidade ou em seu estado, já que estes cursos considerarão os entraves burocráticos específicos de sua região que precisam ser superados para se obter os documentos que precisam de despacho.

Além da formação com um curso para te dar habilidades jurídicas necessárias para o trabalho como despachante, é interessante também trabalhar o network com profissionais que você vai lidar para obter documentos. Isso inclui policiais civis, postos de atendimento, agentes do poder público, e mais. Eles poderão te ajudar a obter os atalhos necessários para obter documentações mais facilmente e de forma mais rápida.

O que esperar de trabalhar como despachante?

Muito do que o despachante faz é lubrificar o sistema para fazer as coisas para obtê-las com maior eficiência. Os despachantes se tornaram parte essencial do processo de execução e manobra das camadas da burocracia governamental no Brasil, assim como os corretores imobiliários se tornaram parte essencial da busca e do aluguel de um apartamento em algumas regiões.

Você pode não gostar, mas no final, muitos não tem escolha para obter certos documentos mais facilmente. Pode até existir uma escolha para as pessoas, mas é uma escolha entre fazer as coisas e lutar contra um sistema que existe desde que os portugueses desembarcaram no Brasil.

Com isso tudo em mente, você deve ter certeza de se tornar um serviço de despachante respeitável. É praticamente imperativo que você se aperfeiçoe sobre as legislações vigentes para cortar as camadas de burocracia necessárias para obter os documentos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)