Os pedreiros constroem paredes, chaminés, cercas e outras estruturas, assim como pisos e telhados. Na maioria das vezes, eles usam tijolos para construir seus projetos, mas também podem usar blocos de concreto, cimento, azulejos, ou painéis pré-fabricados. O produto final de um pedreiro deve estar nivelado horizontalmente e ter 90º nos cantos.

Alcançar essa precisão exige que os pedreiros possuam certas qualificações.

Resistência e força física no trabalho de pedreiro

Trabalhar como pedreiro pode ser cansativo. Os pedreiros levantam, puxam ou empurram materiais pesados ​​o dia todo, exigindo força no tronco e nas extremidades. O processo real de aplicação de argamassa, colocação dos tijolos e espátula do excesso de argamassa é altamente repetitivo e pode causar fadiga muscular nos braços. Os pedreiros muitas vezes devem se agachar ou curvar-se por longos períodos, bem como permanecer em pé, alcançar e subir. Dependendo do projeto, um pedreiro pode ser exposto a alturas extremas ou áreas de trabalho apertadas. Seu trabalho normalmente é realizado fora, portanto, eles devem ser capazes de suportar temperaturas quentes e frias.

Conhecimento em construção para o pedreiro na obra

Os pedreiros devem ter uma sólida compreensão de materiais, ferramentas e processos gerais de construção. A capacidade de ler projetos ou planos é normalmente necessária. Os pedreiros devem saber como usar ferramentas manuais, como níveis e prumos, e pequenas ferramentas elétricas, como serras e brocas. Para alguns trabalhos, os pedreiros devem usar marretas, macacos hidráulicos, elevadores e misturadores. A capacidade de ler com precisão os dispositivos de medição, incluindo as fitas métricas, é fundamental.

Trabalho de pedreiro

Um pedreiro trabalha com tijolos, argamassa e pisos para construir o bruto em um projeto de construção. (Foto: Canberra Diamond Blade Suppliers)

Habilidade matemática do pedreiro

Habilidades matemáticas básicas são vitais para os pedreiros. Eles geralmente são necessários para calcular o número de tijolos e argamassa necessários para um trabalho. Durante a fase inicial do trabalho, eles devem estabelecer diretrizes fazendo medições precisas. Os pedreiros devem poder calcular ângulos para determinar como os percursos horizontal e vertical devem ser alinhados. Álgebra básica, geometria e trigonometria são cursos de matemática desejáveis ​​para pedreiros.

Educação e treinamento para pedreiros

Embora alguns pedreiros aprendam o ofício por meio de treinamento no trabalho, a maioria ingressa em aprendizados formais para se tornar pedreiros. Os aprendizes passam o tempo na sala de aula e no trabalho, ganhando um salário pelo seu trabalho. Os requisitos exatos para admissão em um programa de aprendizagem variam, dependendo da associação ou sindicato que oferece o programa.

Como regra, no entanto, os aprendizes precisam ter um diploma do ensino médio ou equivalente e ter pelo menos 18 anos de idade. Eles também devem ser fisicamente capazes de desempenhar as funções de um pedreiro. O curso técnico de edificações é geralmente o caminho seguido para quem quer começar a trabalhar como pedreiro.

O que o pedreiro faz?

Sim, você adivinhou: como pedreiro, você trabalha com tijolos de argila, blocos de concreto e outros tipos de materiais de construção em argamassa. Muitos pedreiros também trabalham com azulejos de diversos tipos, e ainda podem conhecer um pouco do trabalho em elétrica e hidráulica.

Usando esses materiais (e suas excelentes habilidades em construção de tijolos), o pedreiro construirá e reparará construções de folheado e tijolo completo, partições, arcos e outras estruturas.

No entanto, se você pensa que tudo o que um pedreiro faz é colocar tijolo após tijolo – pense novamente! Há mais em ser um pedreiro do que aparenta. De fato, um único projeto de alvenaria requer uma variedade de habilidades.

Esses incluem:

  • Ler e trabalhar com planos e especificações
  • Fundações e impermeabilização com materiais resistentes à umidade
  • Espalhar camadas de argamassa para servir de base e aglutinante para tijolos em linhas, desenhos ou formas; e espalhar argamassa entre as articulações
  • Reparação e manutenção de tijolos de barro, blocos de cimento / tijolos e estruturas relacionadas
  • Operação de máquinas de corte de tijolos
  • Montagem de andaimes (sujeito a requisitos de licença em alguns estados).

Como pedreiro, ele pode trabalhar em alturas e geralmente trabalha ao ar livre. Ocasionalmente, este profissional pode ter contato com o público e, na maioria das vezes, estará trabalhando como parte de uma equipe.

Um pedreiro poderia ser contratado por subcontratantes de alvenaria e empresas de construção civil; ou ele pode decidir ser o próprio chefe e se tornar um comerciante independente.

Qualquer que seja sua forma de emprego, existem algumas coisas embutidas que ajudam a tornar alguém um bom pedreiro.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)