Tipos de pós graduação: como escolher?

Em Comportamento profissional por André M. Coelho

No Brasil, os graus de pós-graduação podem também ser chamados de especialização, dependendo da complexidade da pós graduação que o estudante está fazendo.. Os cursos de pós-graduação são categorizados como: Stricto sensu (sentido estrito) ou Lato sensu (amplo sentido). Vamos explicar os diferentes tipos e seus propósitos.

Tipos de pós graduação Stricto sensu (senso estrito) e para quem são

A qualificação Stricto Sensu engloba o Mestrado, Mestrado Profissional e o Doutorado.

1. Mestrado

O mestrado leva de 1 a 2 anos e compreende de mínimo de 30 horas de crédito. Os alunos são obrigados a completar um certo número mínimo de classes e enviar uma tese de mestrado junto com a defesa oral do mesmo no final do programa, a fim de receber o grau. O curso de estudo enfatiza a teoria e a pesquisa e o conhecimento de uma língua estrangeira é necessária.

2. Mestrado profissional

Este programa de graduação concentra-se nos requisitos dos profissionais e visa ampliar ainda mais suas habilidades e conhecimentos profissionais, principalmente em disciplina de tecnologia. Os MBAs geralmente se encontram nessa categoria.

3. Doutorado

Esta graduação dura por 3-4 anos de estudo de tempo integral após o programa de mestrado. Neste programa de graduação, os alunos são obrigados a completar mais cursos de pós-graduação avançados, passar um exame de qualificação de doutorado, ocupar uma pesquisa original dentro de um assunto e submetê-lo. Você também precisa apresentar uma defesa oral de sua dissertação. Os programas de doutorado geralmente incluem pelo menos 30 horas de crédito e os candidatos são obrigados a mostrar sua competência em até duas línguas estrangeiras.

4. Pós-doutorado

Esta é uma especialização ou um estágio acadêmico para melhorar o nível de excelência em uma determinada área. Isso é feito depois de completar o doutorado se o pesquisador quiser melhorar ainda mais seus estudos em um campo específico.

Para todas as pós-graduações stricto sensu há algum nível de processo seletivo. Geralmente há uma prova, entrevistas, e a seleção do seu projeto.

Estes cursos são voltados para indivíduos que desejam seguir o caminho acadêmico, querem produzir ciência e pesquisas, e dar aulas para o ensino superior.

Tipos de especialização

Há vários tipos de especialização para sua graduação, e os diferentes tipos poderão atender à diferentes carreiras. (Imagem: Potosi)

Pós-graduação lato sensu (amplo sentido)

O Lato sensu também é conhecido como cursos de especialização e os cursos geralmente não são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC).

São cursos de pós-graduação de estudo que são fornecidos em campos vocacionais ou profissionais e levam ao título de especialista (Especializacão), ou alternativamente, um certificado de pós-graduação “Lato sensu” em nível de especialização. Esses programas geralmente duram de 1 a 2 anos.

São cursos em que o processo de entrada geralmente não envolve uma prova ou entrevistas, e é apenas necessária a assinatura de um contrato e o pagamento de mensalidades.

É o caminho para quem quer se aprofundar em um tópico, seja para se aperfeiçoar profissionalmente, receber um aumento, ou apenas aprender.

Onde fazer uma pós-graduação?

O Brasil tem um sistema de ensino superior diversificado, com um número relativamente pequeno de universidades de pesquisa pública e muitas instituições privadas. Como resultado de reformas governamentais, as universidades públicas tendem a oferecer a educação de melhor qualidade no Brasil.

Há centenas de universidades públicas no Brasil e milhares instituições privadas de ensino superior.

Instituições públicas no Brasil caem em várias categorias:

Todas as universidades têm siglas (em português) e aquelas que começam com a UF são as universidades federais. As que começam por UE são estaduais.

As Universidades Brasileiras dominam o rankings na América Latina, sendo o país com maior quantidade de universidades em rankings da América do Sul.

Quero fazer uma pós-graduação, e agora?

Se você é tentado a estudar uma pós graduação no Brasil, você pode começar a estudar diferentes programas para encontrar os que melhor se encaixam nas suas necessidades e desejos.

Como uma das economias emergentes da BRICS (e a maior economia da América Latina), o Brasil oferece possibilidades de emprego em muitos setores, de petróleo e agricultura até o setor de serviços e finanças.

Você já conhecia os diferentes tipos de pós-graduações? Quais? Compartilhe conosco nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário