Oceanografia é o estudo do oceano e de todas as suas complexas relações com o planeta. Isso inclui o estudo do clima, correntes oceânicas e vida marinha, além de todos os outros tópicos associados ao oceano. O papel desses profissionais tem crescido muito nos últimos anos, com a maior preocupação com a natureza e seus diferentes biomas.

O que faz um oceanógrafo?

Um oceanógrafo é um tipo especial de cientista que estuda o oceano. Os oceanos são um ambiente amplo e, portanto, a ciência da oceanografia deve ser igualmente grande. Os oceanógrafos estudam todos os aspectos diferentes do oceano, como a química da água do oceano, a geologia associada ao oceano, os movimentos físicos da água do oceano ou até a vida que chama o oceano de lar.

Como os humanos passaram a povoar a maioria dos cantos do globo, nosso impacto nos oceanos está enfatizando sua capacidade de continuar operando normalmente. Oceanos saudáveis ​​são de importância crucial para manter um planeta saudável. Os oceanógrafos são alguns dos pesquisadores climáticos mais importantes na luta para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, superpopulação e pesca excessiva.

Independentemente de qual campo um oceanógrafo seleciona como seus estudos primários, ele ainda precisará compreender os outros aspectos da oceanografia. Muitas descobertas feitas no campo da oceanografia são o produto de esforços multidisciplinares e abrangentes envolvendo oceanógrafos de todos os ramos da ciência.

Os biólogos marinhos são oceanógrafos que estudam os ecossistemas marinhos e seus habitantes. Isso pode envolver trabalhar com animais de pesquisa ou fazer viagens ao oceano para realizar diferentes experiências, coletar dados ou rastrear os animais.

Oceanógrafos físicos estão mais preocupados em estudar os movimentos dos oceanos, nas ondas e correntes e marés que movimentam a própria água.

Oceanógrafos químicos monitoram a composição química da água do oceano para entender melhor como eles moldam o planeta. Eles podem estudar a poluição ou ajudar a encontrar recursos naturais no fundo do mar.

Os oceanógrafos geológicos concentram-se em estudar o fundo do oceano. Eles podem estudar a atividade vulcânica submarina e sua relação com o movimento de placas tectônicas ou as profundas trincheiras oceânicas que mergulham vários quilômetros no fundo do mar.

Definição de oceanografia

Um oceanógrafo buscará conhecimentos sobre a química e biologia dos oceanos, e nossa relação e impacto com esse ambiente. (Foto: National Geographic Society)

Onde trabalhar na profissão da oceanografia?

Os oceanos cobrem quase 70% da Terra, compreendendo a maioria da biosfera do planeta. O trabalho de campo é fundamental para a linha de trabalho de um oceanógrafo, o que significa que os oceanógrafos geralmente se encontram trabalhando no oceano ou em áreas que contatam o oceano. Como o oceano afeta o clima global e a saúde geral do nosso planeta, os oceanógrafos podem encontrar-se investigando o impacto do oceano em lugares distantes do oceano. Os cientistas do oceano geralmente precisam viajar bastante, realizando tarefas físicas e encontrando organismos ou cenários arriscados que testam todas as suas habilidades.

As tarefas diárias dos oceanógrafos podem variar muito, no entanto, todas as atividades que realizam estão relacionadas à sua principal tarefa: pesquisa. Os oceanógrafos gastam muito tempo realizando pesquisas, o que significa ler muitas páginas de estudos, realizar experimentos, coletar dados e depois escrever sobre seus resultados e compartilhar suas descobertas com o mundo. Muito deste trabalho é realizado em laboratório, mas, para estudar o oceano, o pesquisador deve passar algum tempo na água ou perto dela.

Alguns oceanógrafos aprendem a mergulhar, outros passam o tempo em um barco ou em um submersível para coletar dados. Muitos oceanógrafos trabalham em instituições em todo o mundo, onde passam muito tempo dando palestras ou ensinando sobre o oceano. Obviamente, muitas das instituições oceanográficas mais conceituadas estão localizadas perto da costa. Eles transmitem seus conhecimentos a novos estudantes cientistas que estão treinando para se tornarem os oceanógrafos de amanhã.

Qual é o salário médio para um oceanógrafo?

A remuneração média para geocientistas como oceanógrafos varia de acordo com muitos fatores. O pagamento para geocientistas varia de acordo com o setor de emprego, com os funcionários do setor de extração de petróleo e gás aproveitando ao máximo, seguidos pelos funcionários do governo federal e pelos serviços de engenharia.

Trabalhos após a graduação em oceanografia

Os trabalhos de oceanografia concentram-se na ciência da análise dos oceanos: seus parâmetros geográficos e marinhos, o movimento e a composição de suas águas, componentes biológicos e o gerenciamento de seus recursos. Os trabalhos variam significativamente, mas todos os oceanógrafos devem estar familiarizados com a execução das tarefas na lista abaixo:

  • Desenvolver programas observacionais, incluindo medição, preparação e mobilização, bem como a coleta de observações de campo
  • Medir correntes, ondas, marés e outros movimentos de fluidos
  • Usar dados de satélite para coleta de dados, como temperatura do mar, correntes, altura e padronização das ondas e velocidade do vento
  • Usar instrumentos de computador e dispositivos de amostragem para analisar as populações e atividades de organismos marinhos de todos os tamanhos
  • Medir as concentrações de temperatura, sal e gás
  • Preparar relatórios que incluam metodologia técnica e resultados de análise
  • Auxiliar no projeto, especificação, construção e documentação do sistema de instrumentação oceanográfica
  • Envolver-se em marketing e comunicação com partes interessadas externas
  • Realizar missões de campo nacionais e internacionais
  • Projetar projetos completos com restrições de orçamento e cronograma

Os oceanógrafos de nível sênior geralmente têm a oportunidade de trabalhar em um líder de equipe ou capacidade gerencial. Seu conjunto de habilidades expandido geralmente contém tarefas adicionais, como as abaixo:

  • Usar modelos preditivos de computador para descrever vários fatores oceânicos que podem responder às mudanças climáticas
  • Preparar relatórios técnicos; publicar resultados de pesquisa e apresentar pesquisas em seminários, conferências e palestras para as partes interessadas nacionais e internacionais
  • Consultar os formuladores de políticas sobre desenvolvimentos relevantes em oceanografia
  • Promover um ambiente de trabalho positivo e seguro para colegas e técnicos
  • Elaborar e gerenciar cronogramas e cronogramas orçamentários
  • Navegar por procedimentos federais e internacionais, regulamentos e melhores práticas
  • Apoiar e liderar projetos de aquisição e análise de dados oceanográficos
  • Desenvolver e verificar modelos de computador para auxiliar na análise de processos
  • Auxiliar e coordenar os esforços da proposta para garantir financiamento
  • Supervisionar técnicos e outros funcionários de acordo com as metas do projeto
  • Envolver-se em arquivamento e documentação de dados e amostras de programas

Qual é a demanda de emprego para os oceanógrafos?

O mercado de trabalho para geocientistas, ou qualquer cientista que estuda a Terra, deve continuar crescendo de forma mais rápida que o crescimento médio de empregos em todas as outras indústrias. As empresas de recursos naturais da indústria de petróleo ou gás provavelmente fornecerão uma fonte confiável de emprego para geocientistas, incluindo oceanógrafos. Os institutos de pesquisa e governo que trabalham para fornecer proteção ambiental e gestão da água também contribuirão para o aumento da demanda por oceanógrafos.

Um oceanógrafo pode encontrar trabalho em todo o planeta, seja com grandes governos ou instituições acadêmicas ou para uma corporação. Mesmo que os oceanógrafos estejam baseados em um país, eles podem viajar para novos locais para várias tarefas no trabalho.

Quais são alguns requisitos de graduação em oceanografia?

Os oceanógrafos geralmente recebem formação em biologia, física, química e geologia, mas geralmente concentram suas pesquisas em um campo ou outro. Existem algumas escolas que oferecem graduação em biologia marinha, no entanto, a maioria dos oceanógrafos ainda estuda antes de procurar trabalho. Há cursos de graduação e de especialização em oceanografia.

Normalmente, há estágios e cargos de nível assistente disponíveis para aqueles que possuem apenas graduação. Para obter uma posição mais proeminente como oceanógrafo, os estudantes geralmente adquirem um nível de mestrado ou doutorado antes de se tornarem cientistas do oceano.

No entanto, o período de graduação permite que o aluno adquira experiência em todas as bases de química, biologia e física que lhes permitam desenvolver seus estudos com tópicos mais avançados em oceanografia.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)