Tem um desejo por doce que não pode ser satisfeito? Então talvez você queira se tornar um confeiteiro. Se você tem talento para cozinhar, é criativo e também tem bons olhos para os detalhes, pode ser o próximo chefe mestre em confeitaria.

Enquanto trabalhar como confeiteiro parece um trabalho divertido, cheio de barras de chocolate e ursinhos de goma, o trabalho é realmente muito detalhado e especializado.

O que faz um confeiteiro?

Quando você se torna confeiteiro, sua profissão é confeiteiro e químico. Ser capaz de reunir doces que têm um sabor incrível e pode ser mais difícil do que parece. Muitas vezes, o segredo do sucesso de um confeiteiro está nos pequenos detalhes. O confeiteiro será aquele que prepara, decora, e adapta os doces para seus clientes.

Como ser um chef confeiteiro?

Não existe realmente um caminho educacional definido para se tornar um confeiteiro. Alguns que trabalham neste campo são autodidatas, onde suas doces ambições começaram em suas cozinhas domésticas. Eles aprenderam como amadores e gradualmente se tornaram bons o suficiente para trabalhar como confeiteiros profissionais.

Existem muitos livros e sites dedicados à arte de confeitar. Se você está no ensino médio, ou talvez apenas quer ter uma ideia melhor desse papel, é um bom lugar para começar. Com o tempo, você vai melhorar.

Muitos que seguem esse caminho passam a vender suas criações para restaurantes e cafés independentes, ou simplesmente abrem suas próprias empresas.

A maneira alternativa de se tornar confeiteiro é frequentar a escola de culinária, inscrevendo-se em um programa para se tornar um confeiteiro. Haverá muitos cursos baseados em produtos de confeitaria. As habilidades que você aprende como chef o auxiliarão em sua carreira como confeiteiro. Existem algumas escolas que ainda têm um programa de graduação especializado em confeitaria.

A terceira opção para se tornar um confeiteiro é concluir um aprendizado. Estudar com um confeiteiro experiente é uma ótima maneira de aprender seu ofício. Essas posições são muito poucas e distantes, uma vez que não existem muitos confeiteiros praticantes por aí.

Descrição de cargo de confeiteiro

Um confeiteiro cria doces, como doces, chocolate e outras guloseimas semelhantes. Alguns confeiteiros podem trabalhar em um café ou restaurante, preparando doces gourmet, enquanto outros podem estar trabalhando em sua própria butique. Alguns trabalham no desenvolvimento de produtos, trabalhando com grandes empresas para criar a próxima nova barra de chocolate.

Aqui estão algumas das tarefas que um confeiteiro pode concluir em um dia:

  • Chegar com novos pratos de sobremesa
  • Criar novas idéias para doces
  • Desenvolver produtos
  • Testar novas idéias de doces
  • Preparar doces e balas
  • Limpeza
Aprendendo confeitaria

Aprenda a ser um confeiteiro de sucesso para ganhar seu dinheiro e crescer na carreira. (Foto: YouWorkForThem)

Salário de confeiteiro e plano de carreira

Se você decidiu se tornar um confeiteiro, pode ter muito trabalho pela frente. Você precisa ser realmente apaixonado pelo seu trabalho, porque não existem muitas oportunidades para trabalhar como confeiteiro.

No entanto, como em qualquer trabalho procurado, se você estiver disposto a trabalhar duro e percorrer uma distância extra, poderá trabalhar nesse campo.

Esteja preparado para dedicar algumas horas a salários baixos nos primeiros anos.

Você pode trabalhar em uma loja de doces ou até mesmo para uma grande empresa de confeitaria em uma função básica.

Depois de trabalhar alguns anos e provar suas habilidades, você provavelmente terá a oportunidade de se mudar para uma posição mais cobiçada, com maiores responsabilidades e maior potencial de ganhos.

O salário vai variar muito de região para região, e depende muito. A chave do sucesso como confeiteiro é identificar o tipo de função que você deseja alcançar e, em seguida, obter uma posição de nível de entrada no tipo de negócio em que essa função se enquadra.

Algumas funções semelhantes a um confeiteiro em que você pode estar interessado incluem:

  • Chef de padaria
  • Fornecedor
  • Chefe de cozinha
  • Chef de confeitaria
  • Sous Chef

O caminho para se tornar um confeiteiro é definitivamente desafiador, não tanto pela natureza do trabalho, mas pela falta de oportunidades disponíveis.

No entanto, se você estiver disposto a fazer o trabalho duro e o esforço, poderá ter sucesso nessa ocupação.

Se você gosta de doces e guloseimas e quer ver as pessoas gostando de suas criações, definitivamente deveria se tornar um confeiteiro.

O que acha da carreira de confeiteiro? Deixem nos comentários suas perguntas e dúvidas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)