Um representante de vendas é alguém que mostra e vende um produto ou serviços para empresas, organizações e agências governamentais, em vez de vender diretamente aos consumidores. Os representantes de vendas são críticos para os fabricantes e atacadistas, pois são eles que promovem e comercializam a mercadoria para eles.

Há uma variedade de empregos disponíveis para os representantes de vendas, pois o que estão vendendo pode variar entre refrigerantes, doces ou equipamentos de escritório a suprimentos farmacêuticos. Cada produto requer uma excelente compreensão, e espera-se que os representantes de vendas participem de conferências e feiras para acompanhar os produtos e as necessidades dos clientes.

O que faz um representante de vendas?

Um representante de vendas vende produtos, bens e serviços de varejo para os clientes. Eles trabalham com os clientes para descobrir o que desejam, criar soluções e garantir um processo de vendas tranquilo. Eles também trabalharão para encontrar novos leads de vendas por meio de ligações, diretórios comerciais, referências de clientes ou visitantes novos ou existentes. Os representantes de vendas podem estar sob pressão considerável para atender às cotas de vendas, e sua renda pode depender diretamente do desempenho do trabalho.

Funções do representante de vendas

Um representante de vendas irá fazer sua parte para tentar vender produtos ou serviços para seus clientes. (Foto: Independent Sales Rep Agreement)

Como ser um representante de vendas?

É importante ter algumas habilidades e conhecimentos para se tornar um representante de vendas.

Habilidades de atendimento ao cliente: Os representantes de vendas precisam poder falar de maneira amigável com os clientes e potenciais clientes, ouvindo o que precisam e ajudando a comunicar opções que possam ser benéficas para eles e sua situação.

Habilidades de comunicação: Os representantes de vendas precisam descrever para os clientes os diferentes recursos de um produto, responder a quaisquer perguntas que possam ter e comunicar por que ter o produto seria benéfico para eles.

Flexibilidade: o representante de vendas pode ter que trabalhar longas horas, noites ou fins de semana, portanto, ser flexível com o cronograma é a chave para ter sucesso nessa carreira.

Persistência: o representante de vendas não realiza todas as vendas e, às vezes, um cliente pode ser rude ou desrespeitoso. Ser capaz de se recuperar, ter uma atitude positiva e seguir em frente é importante nesse tipo de trabalho.

Um representante de vendas definitivamente requer amplo conhecimento do produto ou do serviço do que quer que esteja vendendo e é mais bem-sucedido quando há habilidade em conversar com pessoas e experiência em várias táticas de vendas. Em algumas empresas, os representantes de vendas são obrigados a aprender táticas específicas de vendas e até treinam os funcionários da maneira que desejam que seus produtos sejam vendidos.

Você é adequado para ser um representante de vendas?

Os representantes de vendas têm personalidades distintas. Eles tendem a ser indivíduos empreendedores, o que significa que são aventureiros, ambiciosos, assertivos, extrovertidos, enérgicos, entusiasmados, confiantes e otimistas. Eles são dominantes, persuasivos e motivacionais. Alguns deles também são convencionais, o que significa que são conscientes e conservadores.

O trabalho de um representante de vendas pode ser altamente variável. Espera-se que muitas pessoas viajem, pelo menos localmente, e às vezes nacional ou internacionalmente.

O primeiro passo para escolher uma carreira é garantir que você esteja realmente disposto a se comprometer a seguir a carreira. Você não quer perder seu tempo fazendo algo que não quer. Um teste ou exame vocacional pode te ajudar a tomar uma decisão mais consciente.

Como se tornar um representante de vendas

Indivíduos que planejam vender produtos técnicos ou científicos geralmente precisam de um diploma de bacharel, geralmente em um campo relevante para os produtos que vendem. Um diploma do ensino médio é satisfatório para muitos cargos de representante de vendas não técnicos. Para melhorar sua capacidade de venda, um aspirante a representante de vendas pode fazer cursos de economia, comunicação, marketing ou administração.

A maioria das empresas possui programas de treinamento para novos representantes de vendas que podem durar até um ano. Os indivíduos aprenderão toda a linha de produtos ou serviços oferecidos por seu empregador, bem como a base de clientes da empresa. Durante o treinamento no local de trabalho, o estagiário pode entrar em contato com um representante de vendas experiente e gradualmente assumir mais responsabilidades e, eventualmente, adquirir seu próprio território ou clientes.

O que acham dessa carreira? Já trabalha ou quer trabalhar na área?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)