Um luthier é um artesão que faz ou repara instrumentos de cordas, como violoncelos, violinos, guitarras, bandolins, e banjos. A palavra luthier vem da palavra francesa luth, que significa alaúde, e a arte de fabricar e reparar instrumentos é uma tradição secular. No Brasil, o trabalho do luthier é chamado de luteria.

Existem duas categorias quando se trata de fabricar ou reparar instrumentos de corda; instrumentos que são tocados com arco e os que são tocados com os dedos. Na maioria dos casos, um luthier se concentrará em fabricar ou reparar um instrumento específico que eles também sabem tocar. Um músico utilizará os serviços de um luthier para manter seu instrumento em excelentes condições de tocar.

O que é luteria e o que faz o luthier?

Alguém que é um luthier normalmente trabalha em um dos três lugares:

Fábrica

Os luthiers das fábricas usam máquinas com mais frequência do que as ferramentas manuais para criar instrumentos. Isso significa que eles são capazes de fabricar mais instrumentos mais rapidamente do que se os tivessem criado manualmente.

Oficina

Esse tipo de luthier não faz instrumentos, ele os repara. Ele lida apenas com instrumentos danificados ou gastos e os coloca de volta em condições de trabalho.

Trabalhadores por conta própria

Esse tipo de luthier é muito apaixonado por instrumentos e música, pois pode ser muito difícil ganhar muito dinheiro como luthier independente. Ter seus próprios negócios significa que eles podem ter a liberdade de criar instrumentos, consertá-los ou ambos.

Com o tempo, um instrumento muda e precisa ser ajustado. Tensão constante da corda, fatores ambientais e uso geral combinam-se para empurrar um instrumento para fora de sua forma ideal. Um luthier repara instrumentos de corda que passam por esse tipo de desgaste.

Os luthiers também reparam diferentes tipos de danos físicos, como amassados ​​ou fraturas, no corpo de um instrumento. Um luthier limpa, sela, remende e repinta a área danificada, de maneira que ela quase não se nota. Ele ou ela então garante que a madeira esteja protegida contra outros danos.

Se um instrumento não for utilizado por um longo período de tempo e puder usar um ajuste, um luthier é a pessoa que o colocará de volta à condição de tocar.

Trabalho do luthier

O luthier trabalha na confecção e reparo de instrumentos musicais. (Foto: YouTube)

Habilidades de um luthier

Algumas habilidades de um luthier podem incluir:

Conhecimento profundo do projeto e reparo de instrumentos

Carpintaria

Usinagem de madeira

Colagem de madeira

Pulverização de tinta

Habilidades de audição acústica

Acabamento (madeira lacada)

Boas habilidades interpessoais / de comunicação com os clientes

Boas habilidades organizacionais

Conhecimento de como administrar uma empresa

Boas habilidades administrativas

Habilidades de marketing

Como é o local de trabalho de um Luthier?

Enquanto alguns luthiers alugam oficinas ou trabalham em outra empresa, a maioria trabalha em oficinas em sua própria propriedade, como uma garagem convertida. Pode ser um ambiente empoeirado e cheio de produtos químicos, portanto, é muito importante ter uma ventilação adequada. É imperativo que o local de trabalho possa proteger todos os instrumentos dos elementos, pois uma atmosfera úmida ou úmida pode danificar a madeira delicada. Dependendo das necessidades do cliente e da quantidade de trabalho que um luthier deseja realizar, o horário de trabalho pode variar. Construir um instrumento a partir do zero pode levar meses, que envolve trabalhar em estreita colaboração com o cliente.

Como se tornar um Luthier?

Tradicionalmente, os luthiers aprendem por meio da aprendizagem, embora agora haja mais oportunidades para educação e treinamento. Trabalhar como aprendiz permite que alguém ganhe dinheiro enquanto ganha uma experiência valiosa no campo. Ele fornece acesso a luthiers altamente treinados que podem ter muitas conexões no setor. Embora os alunos não possam obter um diploma dessa maneira, o luthier pode emitir uma certificação.

Faculdades e escolas especializadas oferecem educação em manutenção, fabricação e reparo de instrumentos de corda. Habilidades valiosas para se tornar um luthier incluem madeira, oficina de metal e experiência em design.

Não há uma maneira única de se tornar um luthier, embora o amor pela música e pelos instrumentos seja uma grande parte do que impulsiona os luthiers mais bem-sucedidos. É preciso paciência e habilidades para resolver problemas para poder trabalhar com materiais específicos para que os luthiers possam criar e / ou consertar instrumentos. Para muitos luthiers, pode levar meses ou até anos para construir um instrumento.

O que acham da carreira de luthier? O que acham que um luthier precisa?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)