Um meteorologista é um cientista especializado que se concentra em algum aspecto da atmosfera e que usa princípios científicos para observar, entender e ser capaz de explicar ou prever como a atmosfera da Terra afeta a terra e todos os que nela habitam. Entender a carreira dos profissionais dessa área pode te ajudar a decidir se é onde você deve atuar.

O que faz a meteorologia?

Existem várias áreas especializadas de estudo nas quais o meteorologista pode estar envolvido:

Meteorologistas / Climatologistas: observar dados e padrões climáticos de longo prazo de centenas a milhões de anos atrás para ajudar a prever tendências climáticas futuras

Meteorologista atmosférico: estudar os movimentos e as características físicas da atmosfera e como eles podem ou afetam o meio ambiente. Eles também aplicam suas pesquisas à silvicultura, agricultura, tendências do aquecimento global e controle da poluição do ar.

Meteorologistas operacionais: estudar a direção do vento, velocidade do vento, temperatura, umidade e pressão do ar

Meteorologistas forenses: investigar pedidos de companhias de seguros e pesquisar o clima atual ou o clima passado para um tribunal

Meteorologistas de radiodifusão:  interpretar e relatar o clima e as condições meteorológicas da televisão e do rádio

Consultoria em meteorologia: são contratados por grandes empresas para consultoria

Meteorologistas sinópticos: desenvolver novos instrumentos e ferramentas com computadores e métodos matemáticos, a fim de prever o clima de maneira mais atualizada

Meteorologistas físicos: estudar as propriedades físicas e químicas da atmosfera e a transmissão de sons, luz e ondas de rádio pelo ar

Meteorologistas ambientais: estudar e relatar maneiras de reduzir a poluição do ar e contribuir para o estudo do aquecimento global e da destruição do ozônio

Meteorologistas de pesquisa: normalmente trabalha para diferentes agências governamentais, militares, instituições independentes ou a um serviço nacional de meteorologia

Meteorologistas arquivistas: pesquisar e relatar sobre tempestades do passado

Meteorologistas como Professores: compartilhar seus conhecimentos como educadores no ensino médio ou superior

Devo fazer o curso de meteorologia?

Os meteorologistas têm personalidades distintas. Eles tendem a ser indivíduos investigativos, o que significa que são intelectuais, introspectivos e inquisitivos. Eles são curiosos, metódicos, racionais, analíticos e lógicos. Alguns deles também são empreendedores, o que significa que são aventureiros, ambiciosos, assertivos, extrovertidos, enérgicos, entusiasmados, confiantes e otimistas.

Como é o local de trabalho de um meteorologista?

O tempo está em toda parte, e meteorologistas podem ser encontrados em todo o mundo realizando diversos trabalhos. Os cinco principais locais onde os meteorologistas trabalham são para estações de TV / Rádio, empresas de consultoria, instalações educacionais, militares e órgãos governamentais relacionados com o monitoramento dos oceanos e dos climas das diferentes regiões do país..

Passos para fazer uma faculdade de meteorologia

O caminho para se tornar um meteorologista começa com um interesse pela ciência; clima e clima; e a atmosfera. Continua com a escolha de cursos técnico que apoie esse interesse. E culmina com o ensino universitário que abre as portas para opções de carreira e a possibilidade de fazer diversos concursos na área.

Estudo de meteorologia

O meteorologista estuda o clima e todos os fatores que são afetados por ele e o afetam. (Foto: Wall Street Journal)

Como trabalham os meteorologistas?

Os meteorologistas tendem a ser pessoas predominantemente investigativas. Esta descoberta não é inesperada. Esses profissionais estão freqüentemente, se não sempre, no modo investigativo, pois preveem o tempo, examinam as tendências climáticas, estudam a atmosfera e examinam seus efeitos no meio ambiente.

Os meteorologistas trabalham com um modelo de investigação em duas etapas. Primeiro, eles identificam o estado inicial da atmosfera, ou seja, a temperatura, pressão, força e direção do vento e a concentração de umidade em uma área específica. Eles continuamente fazem observações usando sensores, satélites, radar, aeronaves e balões no nível do solo.

Depois de conhecerem o estado inicial em todas as altitudes, eles fazem cálculos usando equações da física relacionadas ao atrito, forças atmosféricas, termodinâmica, radiação e a força de rotação da Terra.

Quanto tempo leva para se tornar um meteorologista?

Quanto tempo leva para se tornar um meteorologista depende do tipo de trabalho que você deseja. Existem empregos disponíveis para aqueles com apenas um diploma técnico, mas a maioria dos cargos de alto nível exige pelo menos um diploma de curso superior, com os cargos de pesquisa exigindo um mestrado ou doutorado.

Devo me tornar um meteorologista?

Os meteorologistas precisam de uma base de conhecimento muito profunda sobre o funcionamento do mundo físico, de modo que uma curiosidade inata e um desejo de aprender são obrigatórios. Dependendo de sua especialidade, os meteorologistas podem ter que trabalhar noites e fins de semana e ter prazos rígidos para cumprir. Fortes habilidades de comunicação verbal e escrita são essenciais, pois os meteorologistas geralmente precisam comunicar informações complicadas de maneiras simples para não-meteorologistas.

Especializações diferentes requerem habilidades e treinamento diferentes. Um meteorologista da TV, por exemplo, precisaria de jornalismo ou educação para a mídia, enquanto isso seria desnecessário para alguém em uma posição de pesquisa. Existem muitas especializações diferentes em meteorologia; portanto, se você aprecia a natureza do trabalho, é provável que exista uma especialização que funcione bem com sua personalidade.

Todos os meteorologistas usam tecnologia sofisticada diariamente. Dependendo da sua especialização, isso pode significar o lançamento de balões climáticos, a modelagem do clima em um computador ou até o desenvolvimento de um novo software. De qualquer forma, você deve estar confiante e, idealmente, gostar de trabalhar em um computador se pretende ser meteorologista.

Aqui estão algumas perguntas que você pode se perguntar se está considerando uma carreira em meteorologia:

Estou curioso sobre o mundo ao meu redor e por que é assim?

Gostaria de trabalhar em um campo da ciência que tem muitas aplicações importantes nos assuntos humanos, como alertar outras pessoas sobre condições meteorológicas perigosas ou investigar as forças atmosféricas que moldam nosso tempo e clima?

Sou desafiado pela ideia de aplicar princípios científicos básicos para entender o comportamento da atmosfera?

Estou intrigado com o conceito de usar a matemática como linguagem para descrever as coisas que acontecem no mundo ao meu redor?

Eu gosto de cursos de ciências e matemática?

Gostaria de trabalhar com supercomputadores, satélites e outras ferramentas sofisticadas de pesquisa?

Quanto ganha um meteorologista?

Existem muitas variáveis ​​envolvidas no pagamento de um meteorologista. Os mercados são um fator importante, pois quanto maior o tamanho da área que a estação de televisão cobre, mais telespectadores uma estação pode ter. Um número maior de espectadores permitirá que uma estação cobrar mais pela publicidade e, em seguida, poderá oferecer salários mais altos para os meteorologistas. A experiência também desempenha um papel. Um meteorologista que acabou de sair da universidade não receberá o mesmo salário que um meteorologista com dez anos de experiência, mesmo que o trabalho seja o mesmo.

Quando um meteorologista obtiver alguns anos de experiência, eles terão oportunidades de subir de posição ou de mercado. É quando o salário de um meteorologista começa a aumentar. No entanto, o número de vagas pagantes mais altas é muito menor do que o número de vagas pagantes mais baixas, já que todo mundo as quer.

Quais os passos para se tornar um bom meteorologista?

Os passos abaixo contribuem para melhores possibilidades na carreira como meteorologista.

Faça as aulas certas no ensino médio

Faça o maior número possível de cursos de ciências e matemática enquanto estiver no ensino médio. Os cursos de inglês e ciência da computação também serão úteis, assim como o curso técnico em meteorologia.

Obtenha um diploma de bacharel

A maioria dos meteorologistas é formada em meteorologia (sem surpresa) ou em ciências atmosféricas. É possível se especializar em algo relevante, como matemática ou outra ciência, se você planeja se formar mais tarde em meteorologia. Dependendo do que você planeja se especializar, você deve ter algumas aulas voltadas para a área em que deseja trabalhar. Isso pode significar coisas como jornalismo, química ou ciência da computação.

Se você já sabe onde gostaria de trabalhar neste momento, faça uma pesquisa sobre os requisitos desse local. O governo, por exemplo, tem requisitos rígidos quando se trata de quais cursos você deve fazer.

Decida se você precisa de um diploma de pós-graduação

Embora existam vagas de meteorologista disponíveis para aqueles com apenas um diploma de bacharel, a maioria das posições de alto nível exigirá pelo menos um mestrado ou especialização. Você precisará de um doutorado se quiser fazer pesquisas de qualidade.

Obtenha um estágio

Não importa em que estágio da escola você esteja, conseguir um estágio será útil para encontrar um emprego mais tarde. Isso proporcionará uma valiosa experiência de trabalho e a chance de fazer conexões que podem levar a um emprego no futuro. Ele também permitirá que você veja como é o dia-a-dia de um meteorologista e dê uma boa ideia de em que área da meteorologia você pode se especializar.

Decida uma Especialização ou Local de Trabalho

Provavelmente, é aconselhável pensar um pouco sobre qual especialização você gostaria de seguir e onde gostaria de trabalhar, pois essas duas decisões afetarão suas escolhas na faculdade. Os meteorologistas são capazes de trabalhar em vários lugares. O maior empregador de meteorologistas é o governo. Você também pode trabalhar em outros lugares, como estações de TV, empresas privadas ou até mesmo trabalhar com o sistema jurídico como meteorologista forense.

Esteja preparado para receber treinamento adicional

Alguns empregadores exigem que você faça algum treinamento adicional quando o contratar. Os cargos no governo de nível básico geralmente o colocam em vários cargos de estagiário, para que você possa treinar em diferentes áreas antes de ser designado para uma tarefa específica.

Como se tornar um meteorologista: um resumo

Quem planeja uma carreira em meteorologia deve fazer o maior número possível de cursos de matemática e informática no ensino médio.

Os meteorologistas precisam possuir pelo menos um diploma de bacharel em meteorologia ou ciências atmosféricas, que inclui cursos de biologia, cálculo, química, física e ciência da computação. Um diploma em física, química ou geociência pode ser adequado para determinadas posições. No entanto, matemática e ciências são apenas uma parte da história. As habilidades de comunicação e composição da escrita são igualmente importantes em alguns papéis de meteorologista / cientista atmosférico.

Uma vez que os alunos selecionem um programa de graduação que atenda às diretrizes federais , eles deverão consultar um consultor do departamento de meteorologia e criar um plano que os direcione e mantenha em andamento pelos próximos quatro anos. O consultor pode ajudar na seleção de cursos e fornecer informações sobre possíveis oportunidades de estágio em emissoras de televisão e rádio, empresas de energia, empresas de consultoria e agências governamentais. Há muitas instituições, como o INMET, que fornecem recursos valiosos para aspirantes a meteorologistas.

Se a pesquisa e o ensino forem realizados, será necessário ir além de um diploma de bacharel, obtendo um mestrado ou doutorado. Para indivíduos interessados ​​estritamente em pesquisa, um diploma de bacharel em física, matemática ou química, seguido de um mestrado ou doutorado em meteorologia, pode ser a melhor trilha a seguir.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)